Canabis, recurso natural renovável – parte IV

Publicado por Felipe Arellano 31 de janeiro de 2024
Tetrahydrocannabinol

Tetrahydrocannabinol

Imagine se a ciência descobrisse substâncias químicas naturais nos tomates chamadas “fitotomatoides”. Então, ao investigar como essas moléculas interagem com o corpo humano, eles descobrem que existe um sistema biológico complexo com moléculas quase idênticas às dos tomates, naturalmente dentro do corpo humano, então a ciência decide chamá-lo de “sistema endotomatoide”. Com o passar dos anos, as pesquisas estão mostrando diferentes usos medicinais do tomate em uma variedade de doenças.

Bem, essa informação é completamente falsa, pois não existem “fitotomatoides” ou um “sistema endotomatoide”. Foi apenas um exercício mental para lhe dizer que foi exatamente isso que aconteceu com a canabis.

O professor Raphael Mechoulam isolou pela primeira vez a molécula de tetrahidrocanabinol (THC) em 1964 em seu laboratório na Universidade Hebraica de Jerusalém. O THC é conhecido por ser o principal ingrediente ativo da canabis e por ter os famosos efeitos psicoativos, bem como vários efeitos terapêuticos. Sessenta anos de pesquisa. Gradualmente, foram descobertos cada vez mais canabinoides, compostos presentes na planta da cannabis. Hoje, mais de 100 são conhecidos.

Em resumo, pode-se falar de fitocanabinoides para se referir às moléculas presentes na planta de cannabis, aos canabinoides sintéticos produzidos em laboratórios e aos endocanabinoides, naturalmente presentes no corpo de todos os seres humanos e de todos os mamíferos. Moléculas semelhantes à canabis são produzidas naturalmente no corpo de todos os mamíferos!

Há uma metáfora excelente em que os endocanabinoides são as chaves originais e os fitocanabinoides agiriam como cópias dessas chaves dentro de um sistema de fechaduras. Eles se encaixam perfeitamente naquelas fechaduras do sistema endocanabinoide. Isso pode modular a atividade do sistema, intensificando ou atenuando determinadas funções.

Por exemplo, na planta, identificaram o THC, mas todos nós temos naturalmente uma molécula análoga ao THC em nosso corpo. Ela foi denominada anandamida e etimologicamente contém a palavra sânscrita “ananda”, que significa alegria, felicidade, êxtase, contentamento, plenitude.

A principal função do sistema endocanabinoide é regular e manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio interno do organismo, modulando funções fisiológicas tão variadas como apetite, inflamação, memória, dor, sono, entre outras. São esses mecanismos de ação que explicam a ampla variedade de usos terapêuticos da canabis nos sistemas nervoso autônomo e central, circulatório, respiratório e digestivo.

O que a ciência, ou mais especificamente, a bioquímica , está nos dizendo? Por mais curiosa que seja essa informação, não deveríamos prestar um pouco mais de atenção ao “tomatinho”?

Uma coisa é certa. A flor de cannabis é um excelente remédio para muitas doenças. É o que diz a bioquímica. Mas quem se beneficia com a proibição e com o fato de não podermos plantá-la em nossos quintais? É verdade que, como qualquer remédio, ele deve ser usado com cautela, dosagem adequada e vias de administração, mas a toxicidade da canabis é bastante baixa. Não há uma única morte clínica na história da medicina atribuída à overdose de canabis. O mesmo não pode ser dito sobre a aspirina ou o paracetamol, por exemplo, que estão prontamente disponíveis nas farmácias. Devemos proibir a aspirina e o paracetamol?

Tampouco seria inteligente que todo mundo experimente canabis em qualquer idade, em qualquer ambiente ou em qualquer dose, só porque é natural. Como praticamente todas as coisas, a canabis pode ter efeitos colaterais indesejáveis. Por exemplo, um forte efeito psicoativo pode ser muito agradável para uma pessoa e um pesadelo para outra. Uma pessoa pode dormir profundamente com a canabis e outra ter dificuldade para adormecer.

Que me perdoem os amantes do café, mas alguns possíveis efeitos colaterais indesejáveis da cafeína, como insônia, ansiedade ou problemas gastrointestinais, são bem conhecidos. Também é sabido que o consumo prolongado de álcool pode causar danos em vários órgãos do corpo, incluindo o fígado, o coração, o sistema digestivo e o sistema nervoso. Então, vamos proibir o café e o álcool?

Pense numa indústria “X” que deseje vender medicamentos numa sociedade “Y” e ajudar as pessoas a melhorar sua qualidade de vida. Em princípio, isso parece muito nobre, mas a única maneira de gerar lucros anuais é se houver demanda suficiente de pessoas doentes para comprar esses remédios. Se a mesma sociedade tiver permissão para cultivar em casa uma planta “Z”, que ajuda a prevenir e tratar doenças, a tendência é reduzir o número de pessoas doentes nessa sociedade e a demanda por medicamentos vendidos nas farmácias diminuiria. Essa sociedade seria teoricamente mais saudável, mas os proprietários da indústria, que desejam lucrar vendendo medicamentos, não ficariam muito felizes. Vou ser bem direto: a indústria farmacêutica lucra com as doenças das pessoas, não com a saúde delas.

Na mesma lógica desse pensamento crítico, muitos ministérios da “saúde” no planeta deveriam, na minha opinião, ser chamados de ministérios da “doença”, porque não se concentram em promover a saúde das pessoas, mas em aliviar os sintomas das doenças. Um verdadeiro ministério da saúde deveria nutrir, prevenir doenças, agir como um motor da saúde, e não simplesmente se contentar em tratar doenças.

Por favor, não me entendam mal, estou ciente de que há áreas da medicina ocidental que são muito valiosas. Se alguém atirar em mim e uma bala ficar no meu braço, não vou tirá-la com uma agulha de acupuntura, por exemplo. Da mesma forma, obviamente há medicamentos que são muito valiosos na vida de milhões de pessoas.

A questão é que, para prevenir e tratar doenças, as sementes e flores de canabis são uma excelente ferramenta. Pelo menos é o que a ciência nos diz hoje em dia, mesmo que interesses obscuros estejam tentando nos fazer acreditar no contrário há décadas.

(Continua na parte V)

Canabis, recurso natural renovável – parte V

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!