Articles
Most read of the month
Benzedores, curandeiros, responsadores e advinhos – parte I
12 de April de 2025
. Benzedeiras, benzedores, curandeiros e curandeiras eram e ainda são encontrados em grande número em pequenas comunidades e na periferia das grandes cidades, e nesses espaços são muito valorizados e…
Citações de Carlos Castaneda – frases do mestre Don Juan Matus
18 de December de 2018
A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que um guerreiro toma tudo como desafio, enquanto um homem comum toma tudo como bênção ou como castigo. A…
A Lista de Harold Bloom
9 de January de 2025
Harold Bloom, ex-professor da Universidade de Yale, ensaísta e crítico literário de renome, escreveu O Cânone Ocidental. Faz tempo que chegou ao Brasil e já deve ter sido dissecado pelos…
II – Santa da Pedra, Romaria e Devoção Popular
20 de August de 2023
Da série Peregrinações Religiosas no Grande Sertão O Pequeno distrito de Santa da Pedra no município de São João do Pacuí, no Norte de Minas Gerais, a cada ano, se…
Aonde vamos?
24 de April de 2025
Ilustração: Benício Cunha Que esperar de nós, nós mesmos? Deus nos dê sua complacência Nos perdoe Se sequer damos água aos que têm sede E pão aos que têm fome…
Francisco: o Papa Peregrino dos pobres da Terra e dos porões da humanidade
26 de April de 2025
A História da Igreja, acaba de registrar no arquivo da eternidade a passagem por este mundo de dois Franciscos unidos pelos mesmos ideais, Francisco de Assis e Francisco de Roma!…
Frestas de solidariedade – parte IV A paixão de Efigênia
25 de October de 2012
Quando me lembro de Efigênia nas cansativas viagens de finais de semana, trazendo material para artesanato e levando peças prontas de artesanato para vender, como bolsas e sandálias, me pergunto…
Carlos Castaneda – frases de Don Juan Matus – Porta para o Infinito (Relatos de Poder) – parte I
14 de March de 2019
A autoconfiança do guerreiro não é a mesma que a do homem comum. Este busca a certeza aos olhos do espectador e chama a isso autoconfiança. O guerreiro busca a…
Milton Santos – frases – parte IV
31 de August de 2023
. Geografia O tempo somente é porque algo acontece, e onde algo acontece o tempo está. Os que ignoram as condições geográficas – montanhas e florestas – desfiladeiros perigosos, pântanos…
A guerra dos emboabas – parte I
14 de June de 2021
Em fins de 2020 entre tantos outros eventos comemorativos no Estado de Minas Gerais, foi realizado no Alto da Serra da Piedade, Zona Rural de Caeté, MG, no Santuário Basílica…
Abraço de Tamanduá
9 de October de 2015
Nos dias em que passa em seu sítio Estação, no município de Abaeté, Nelson, marido de minha sobrinha Cida, experimentando a vida de aposentado, caminha ligeiramente, entre 5 e 7…
O Circo da minha infância
31 de May de 2010
Meu primo irmão me provoca a falar dos circos da minha infância na nossa terra natal. Sinto uma intensa vontade ao trazer as mais belas imagens daquele tempo. Porém, não…
Frestas de solidariedade – parte 1 – Reencontro
1 de April de 2025
1973 e 1974 – Depoimento à Comissão Memória e Verdade Reencontrei Gilney Amorim Viana na abertura da Conferência Internacional Memória: America Latina em perspectiva internacional e comparada”, no dia 14…
Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!
11 de January de 2010
Depois de Rudyard Kipling com seu poema “Se”, foi o grande comandante Ernesto Che Guevara quem nos trouxe o ensinamento sobre manter a serenidade e a ternura sempre. A sabedoria…
Bem-me-quer, Mal-me-quer…
27 de September de 2013
Dia desses, em Pompéu, encontrei esta flor numa hortinha de fundo de quintal, derramando luz e poesia nos canteiros de verdura. O hortelão vai falando com entusiasmo do seu mundo, da sua vivência…
Carlos Castaneda – frases de Don Juan Matus – Sobre o Medo
10 de January de 2019
Um homem vai para o conhecimento como vai para a guerra: bem desperto, com respeito, com medo, e com uma segurança absoluta. Ir para o conhecimento ou para a guerra…
A Luz Santana
2 de September de 2016
Vivi na cidade de Pompéu até 1959, quando, com 17 anos, mudei-me para Belo Horizonte. Até aquele ano, durante as noites sem lua, eu que morava em uma ponta de…
Frestas de Solidariedade – parte II – Como tudo começou
7 de April de 2025
Era setembro ou outubro de 1973. Eu trabalhava no primeiro andar do prédio da antiga Estação Rodoviária, na Av. Rio Branco, onde funcionava a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar da…

Schedule
Videos
