Milton Santos – frases – parte V

Publicado por Editor 18 de setembro de 2023
miltonsantos foto 6

miltonsantos foto 6

Educação

A intuição precisa ser comandada pelo saber. Ela, só, não chega.

A clarividência é uma virtude que se adquire pela intuição, mas sobretudo pelo estudo e tentar ver a partir do presente o que se projeta no futuro.

educação feita mercadoria reproduz e amplia as desigualdades, sem extirpar as mazelas da ignorância. Educação apenas para a produção setorial, educação apenas profissional, educação apenas consumista, cria, afinal, gente deseducada para a vida.

Eu acredito que a gente deveria abandonar a linguagem da faculdade, o “facultês”, o “universitês” e, se possível, tentar representar a realidade, os fatos como um enredo.

O terrível é que, nesse mundo de hoje, aumenta o número de letrados e diminui o de intelectuais. Não é esse um dos dramas atuais da sociedade brasileira?

Educação no Brasil jamais será prioridade, pois a política brasileira sobrevive da ignorância do povo.

O intelectual existe para criar o desconforto, esse é o seu papel. E ele tem que ser forte o bastante, sozinho, para exercer esse papel. E não há nenhum país mais necessitado dos verdadeiros intelectuais que o Brasil.

Racismo

Os negros ainda sorriem, me preocupa o momento em que começarem a ranger os dentes.

No Brasil existe um tipo de apartheid: não é feio ser racista, é feio dizer que você é racista.

O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir. Aquilo que impera ainda nas salas de aula é o domínio colonial. O que construímos enquanto nação e as nossas produções enquanto indivíduos brasileiros ainda vivem à margem, principalmente dos autores negros.

Eu creio que é difícil ser negro e é difícil ser intelectual no Brasil. Essas duas coisas, juntas, dão o que dão, não é? É difícil ser negro porque, fora das situações de evidência, o cotidiano é muito pesado para os negros. É difícil ser intelectual porque não faz parte da cultura nacional ouvir tranquilamente uma palavra crítica.

A má índole associada à falta de educação, leva ao racismo, preconceito, e até à marginalidade.

A escravidão marcou o território, marcou os espíritos e marca ainda hoje as relações sociais deste país. Mas é ainda um modelo cívico subordinado à economia, uma das desgraças desse país.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!