100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Publicado por Nádia Campos 19 de fevereiro de 2022

100 anos

Na semana que completam os 100 anos da Semana Arte Moderna de 1922, acontecem em vários espaços culturais do país exposições, palestras, oficinas, lançamentos em torno do tema.

Confira todos os eventos virtuais e presenciais no seguinte sítio:

agendatarsila.com.br/programacao/

No dia 27 de janeiro de 1922, aconteceu um tremor de terra em São Paulo. Diz a lenda que seria um aviso do que estaria por vir no começo de fevereiro daquele ano: “A Semana de Arte Moderna”!

No Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o evento foi financiado pelo cafeicultor Paulo Prado e organizada por diversos artistas de diversos ramos como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Graça Aranha, Heitor Villa Lobos.

O público principal do evento foi a alta burguesia e a elite artística do país. Foi um evento polêmico que despertou muitas vaias, o que segundo alguns autores aconteceu de forma planejada com intuito de provocar, chamar atenção.

Este evento foi precedente de um movimento importantíssimo nas artes plásticas, na literatura, na música, na arquitetura e em diversas outras da cultura do nosso país. O idealismo que permeava os artistas era de uma ruptura com as formas estabelecidas e ampliar possibilidades dentro da arte. Algumas consequências bem relevantes deste movimento muito conhecidas foram: “O Manifesto Antropofágico” de Mário de Andrade, o “Movimento Pau Brasil”, a viagem de Mário de Andrade pelo Brasil, a nova sonoridade sinfônica trazida por Villa Lobos, as obras plásticas de Tarsila do Amaral.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!