João Bobo

Publicado por Antonio Carlos Santini 18 de outubro de 2016

joão bobo

Nas vilas do interior, havia um tipo humano bastante comum: um rapaz com certa deficiência intelectual ou mental, mas inofensivo, capaz de conviver sem problemas com a sociedade. Quase sempre era objeto de brincadeiras e zombarias – naquele tempo não se falava em bullying – nem sempre amistosas. Uma das gravações de Ivon Curi, o conhecido chansonnier dos anos 50, contava a história de um deles: o “João bobo”.

“João bobo, coitado, tolinho,
Falava sozinho, sempre a caminhar,
Mas quando passava a seu lado
A Rosa do Prado, parava o olhar.
Rosinha era moça bonita,
De seda ou de chita, chamava a atenção.
A todos seu amor vendia,
Mas nada queria com o pobre do João…”
E o refrão era iniciado com uma gargalhada:
“Ah! João bobo é gozado,
Quer casar com a Rosa do Prado…”

* * *

Em um de seus livros, Guimarães Rosa contou a história de outro “bobinho”, que morava em uma fazenda, convivendo tranquilamente com os ditos “normais”. Um dia, alguém comentou que o rapaz era bobo, mas não podia permanecer inútil. Alguma coisa ele devia fazer para merecer o angu que comia. Assim, resolveram que ele podia ir até o vilarejo para fazer pequenos mandados ou dar recados.

Na primeira vez, alguém o acompanhou para que aprendesse o caminho da fazenda à freguesia, dizendo ao pobre para observar os detalhes da estrada e, assim, ser capaz de repetir sozinho o trajeto.

Dias depois, mandaram o bobo – desta vez sem companhia – para alguma tarefa na cidade. O tempo passava e ele não voltava. Saíram a seu encalço e o acharam perdido em um atalho pouco utilizado. O bobo se desculpou, dizendo que o caminho tinha ficado muito diferente.

E se escusava: – No outro dia, havia um tatu atravessando a trilha; hoje ele não passou. Outro dia, um sabiá cantava num galho da sumaúma; hoje não vi passarinho nenhum. E assim por diante. O bobinho havia escolhido pontos de referência em permanente mudança, por isso perdeu-se no caminho.

* * *

Lembrei-me dos bobos de antigamente para falar dos bobos do século XXI. Muita gente escolhe como referenciais coisas absolutamente mutantes, efêmeras, instáveis. Pode ser a Bolsa de Valores, o dólar, um emprego qualquer ou um romance com uma top model. Escolhem coisas assim como o foco de sua existência e, em pouco tempo, veem desaparecer os seus referenciais, perdendo-se nos atalhos espinhosos da sociedade de produção e consumo.

Os princípios eternos, as relações duradouras, os valores duráveis nem passam por sua cabeça.E eles se acham espertos, sabidos, muito “normais”. Mas são bobos. Apenas bobos…

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!