Prefeito Márcio Lacerda, mantenha o FIT 2010!

Publicado por Sebastião Verly 29 de março de 2010

Prefeito Márcio Lacerda, mantenha o FIT 2010!

Há alguns meses a Prefeitura de Belo Horizonte, PBH, por meio da Fundação Municipal de Cultura e em conjunto com a Associação Pró-Cultura Palácio das Artes (APPA), abriu inscrições para o edital de seleção de espetáculos mineiros que participarão do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte – FIT 2010.

Até o dia 03 de fevereiro, os interessados levaram toda a documentação exigida no edital à sede da FMC (Rua Sapucaí, 571, Bairro Floresta), nos dias úteis, das 14h30 às 18h, atendendo ao Edital.

Foi nomeada a Comissão Julgadora, formada por seis membros, sendo três indicados pela Presidente da FMC, e os outros três indicados pelo Sinparc (Sindicato Mineiro de Produtores de Artes Cênicas), Sated-MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de Minas Gerais) e MTG/MG (Associação Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais).

A previsão é de que os espetáculos sejam vistos e avaliados pela Comissão segundo a qualidade do texto, roteiro ou material em que se baseia o espetáculo, a qualidade, diversidade e originalidade da encenação, a qualidade da interpretação do elenco, a adequação da utilização do espaço cênico, a qualidade dos demais componentes cênicos, como iluminação, sonoplastia, cenário, figurinos, adereços e objetos de cena e a sua relevância artístico-cultural.

Ao todo, seis peças devem ser selecionadas para se apresentarem no FIT 2010 e, até quatro peças, podem ser indicadas para ficarem como suplentes. A divulgação do resultado oficial estava prevista para ser divulgada no dia 07 de abril, no Diário Oficial do Município (DOM).

A previsão para a realização do 10ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte – FIT 2010 – é para o período de 05 a 15 de agosto de 2010. O FIT foi criado em 1994 para unir, em um grande evento, dois festivais de teatro que já aconteciam em BH, um de palco e outro de rua. Desde então, a cada dois anos, o festival amplia suas fronteiras para oferecer ao público cada vez mais atrações internacionais e nacionais de qualidade.

A Fundação Municipal de Cultura, FMC, anunciou, nessa quinta-feira, 18 de março, que a décima edição do Festival Internacional de Teatro (FIT), que seria realizada em 2010, foi transferida para o ano que vem. Segundo a presidente da Fundação Municipal de Cultura, o cancelamento foi motivado pela ocorrência das eleições e Copa do Mundo de Futebol neste ano.

Ora, a Copa termina em julho, e as eleições, que deverão ocorrer em outubro-novembro são eventos de natureza muito distinta. Lembramos que em 2006 o FIT ocorreu junto com esses dois eventos, e não houve nenhuma incompatibilidade.

Por tudo isso, acreditamos que o prefeito Márcio Lacerda terá o bom senso de atender ao clamor dos movimentos culturais de BH leve a FMC a rever sua posição e a retomar as atividades necessárias para a realização do FIT 2010, evento que passou a fazer parte da Identidade Cultural de nossa Capital.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!