Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Mahatma Gandhi – Frases

Publicado por Editor em Mahatma Gandhi
data: 04/01/2010

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido mundialmente como Mahatma (do sânscrito “grande alma”) Gandhi, nasceu em Nova Deli em 1869 onde viveu até 30 de janeiro de 1948. Foi o fundador do moderno estado indiano e defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.

Mahatma Gandhi

“A fé – um sexto sentido – transcende o intelecto sem contradizê-lo.”

“A fé é uma função do coração. Deve ser imposta pela razão. As duas coisas não são antagônicas, como pensam algumas pessoas. Quanto mais intensa a fé, mais profunda se torna a razão. Quando a fé se torna cega, inevitavelmente morre.”

“A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor.”

“Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.”

“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Onde está o motivo para as brigas?”

“Me considero hindu, muçulmano, cristão, judeu e budista.”

“Temamos a Deus e deixaremos de viver.”

“Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício.”

“A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.”

“A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos.”

“De olho por olho e dente por dente o mundo acabará cego e sem dentes.”

“O fraco nunca pode perdoar. Perdão é um atributo dos fortes.”

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Mahatma Gandhi

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
2 Comentários
  1. Sânia Maria Campos - BH

    Bom iniciar o ano com pensamentos deste Mestre. Acrescento como é ano eleitoral: aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.
    Sânia

  2. Naiara / Brasília

    Que a cultura de Paz, grande bandeira deste e de outros grandes mestres como Jesus, continue a crescer e governar nossos caminhos.

    “O que é de paz cresce por si” (J. Guimarães Rosa)

Deixe um comentário