Mahatma Gandhi – Frases – parte I

Publicado por Editor 25 de junho de 2025
imagem Ghandi

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido mundialmente como Mahatma (do sânscrito “grande alma”) Gandhi, nasceu em Nova Deli em 1869 onde viveu até 30 de janeiro de 1948. Foi o fundador do moderno estado indiano e defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.

Mahatma Gandhi

“A fé – um sexto sentido – transcende o intelecto sem contradizê-lo.”

“A fé é uma função do coração. Deve ser imposta pela razão. As duas coisas não são antagônicas, como pensam algumas pessoas. Quanto mais intensa a fé, mais profunda se torna a razão. Quando a fé se torna cega, inevitavelmente morre.”

“A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor.”

“Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.”

“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Onde está o motivo para as brigas?”

“Me considero hindu, muçulmano, cristão, judeu e budista.”

“Temamos a Deus e deixaremos de viver.”

“Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício.”

“A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.”

“A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos.”

“De olho por olho e dente por dente o mundo acabará cego e sem dentes.”

“O fraco nunca pode perdoar. Perdão é um atributo dos fortes.”

Comentários
  • Naiara / Brasília 5657 dias atrás

    Que a cultura de Paz, grande bandeira deste e de outros grandes mestres como Jesus, continue a crescer e governar nossos caminhos.

    “O que é de paz cresce por si” (J. Guimarães Rosa)

  • Sânia Maria Campos – BH 5658 dias atrás

    Bom iniciar o ano com pensamentos deste Mestre. Acrescento como é ano eleitoral: aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.
    Sânia

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!