Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Brasil sem fronteiras – parte IV

Publicado por Sebastião Verly em Crônicas Culturais
data: 03/12/2018

Brasil sem fronteiras – parte IV
Dolina dos Macacos, Parque Nacional do Peruaçu

Região Sudeste

Minas Gerais quanta história para ver: Belo Horizonte, que já foi Curral Del Rey, Outro Preto, Tiradentes, Sabará, Mariana, Diamantina, São João Del Rei. Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.

Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O estado possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor.

O Circuito Turístico das Águas integra 10 municípios, Caxambu, Cambuquira, Poços de Caldas, São Lourenço, Lambari, sendo São Lourenço e Caxambu cidades pólo. Em todos os destinos da região encontram-se águas e banhos medicinais, lagos, cachoeiras e a típica culinária mineira, além dos irresistíveis doces e produtos artesanais. Possuem uma infraestrutura adequada com hotéis e pousadas conceituados. Um lugar ideal para renovar as energias e interagir com a natureza e tudo que ela nos traz de bom. Paisagens incríveis!

Serra do Cipó, a 60 km de Belo Horizonte, tem um Parque Nacional com o mesmo nome com numerosas atrações. Cachoeiras, trilhas e rios cercados de vegetação concentram o principal da fauna e da flora de Minas.

Cachoeira do Tabuleiro, correndo sobre um grande paredão da serra do Espinhaço, em Minas Gerais, tem uma queda de água de mais de 270 metros. Esta bela queda, que é uma das maiores do país, faz parte do Parque Estadual da Serra do Intendente, que compõe a Serra ou Cordilheira do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro, no centro do Estado, declarada Reserva da Biosfera pela Unesco em 2005.

Gruta de Maquiné, localizada no município mineiro de Cordisburgo, foi descoberta em 1825. Conta com sete salões com galerias cobertas de formações geológicas e tem 650 metros de extensão.
Inhotim é visita obrigatória, considerado o segundo mais completo museu do Brasil. Com boa parte da mão humana, temos hoje o maior museu a céu aberto bem pertinho de Belo Horizonte, a capital dos Mineiros.

Serra da Canastra, cadeia montanhosa do centro-sul de Minas Gerais, está protegida dentro de um Parque Nacional de 715 km². A cerca de 300 km de Belo Horizonte, o parque tem belas paisagens, como a Casca Danta, na nascente do Rio São Francisco, entremeando vegetação de Mata Atlântica e Cerrado.

Na Região de Diamantina o Espinhaço Meridional, parque do Biri-biri, próximo da cidade, em uma antiga tecelagem abandonada, e o famoso Parque das Sempre-Vivas, com 1242 km2, no divisor de águas das bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha, abrange quatro municípios: Olhos-d’Água, Diamantina, Buenópolis e Bocaiúva.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu com 564 km2 é uma Unidade de conservação criada em 1999 que tem como principal objetivo proteger este valioso patrimônio geológico e arqueológico existente nesta região. Fica nos municípios de Itacarambi e Januária, próximo ao Rio São Francisco, com muitas grutas, estruturas geológicas belíssimas, repletas de pinturas rupestres, vegetação singular, própria de terrenos calcários.

Guarapari, A 50 quilômetros de Vitória capital do Espírito Santo, Guarapari é um balneário dos melhores do litoral do Espírito Santo. As praias de Guarapari têm muito agito e diversão e são o ponto de encontro de jovens que curtem sob o sol em suas areias. Outras cidades próximas completam o espaço para férias e veraneios.

O Rio de Janeiro é quase indescritível de tantas e tão belas ofertas turísticas. Dispensa apresentações.

Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, além de ser um dos principais cartões-postais do Brasil tem uma das melhores vistas panorâmicas sobre a Cidade Maravilhosa. Situado no bairro da Urca, na entrada da Baía de Guanabara, o morro culmina a uma altura de 396 metros, e oferece um visual estonteante de 360°.

Floresta da Tijuca, terceira maior área verde urbana do Brasil, com mais de 3800 hectares de densa vegetação, morros, trilhas e grutas

Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar como pano-de-fundo, a Baía de Guanabara é a segunda maior do Brasil, com cerca de 400 km². Cercada pelas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, a Baia representa desde sempre um espaço de atividade comercial e humana, ligada à história do país.

Angra dos Reis, Rio de Janeiro Com 365 ilhas de águas cristalinas é um dos mais belos pontos do litoral do Rio de Janeiro. Destino onde ricos e famosos passam suas férias e compram mansões em ilhas particulares, Angra tem um charme e uma beleza únicos.

Já que estamos no Rio de Janeiro que tal conhecer Conservatória a cidade da música?

Seguimos: Parati, Ubatuba e adjacências tem tudo de belo que a vista alcança.

Parque Ibirapuera, São Paulo Pulmão verde de São Paulo, os mais de 1 500 km² do Parque Ibirapuera criam um espaço de lazer para os paulistanos. Inaugurado em 1954, o Parque do Ibirapuera tem três lagos artificiais e alberga museus como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Oca, pavilhão que recebe eventos como a Bienal de Arte de São Paulo.

Theatro Municipal, São Paulo Inaugurado em 1911, é um dos principais cartões-postais da capital paulista, O teatro recebe hoje a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, além do Balé da Cidade e o Coral Paulistano, entre outros.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Crônicas Culturais

Sebastião Verly - Sociólogo, Cronista, residente em Belo Horizonte - MG.
Deixe um comentário