Kátya Teixeira em BH e Ouro Preto

Publicado por Editor 10 de dezembro de 2014

Katya

Circuito de Música Dércio Marques – Projeto Dandô

Belo Horizonte

11/12/2014, 5ª feira, 19h – R$15

Local: Suricato

Rua Souza Bastos, 175 – B. Floresta (próximo à av. Silviano Brandão)

Anfitriã: Helen Novaes, atriz – 31-9305-5970

———–

Ouro Preto

12/12/2014, 6ª feira, 20 h

Local: Parque Vale dos Contos –

Rua Padre Rolim (em frente à Rodoviária)

Inf: 31-3552-6321 – Entrada Franca

Anfitrião: Vicente Gomes – 31-8866-7016

O “Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” traz artistas que se projetam no panorama nacional com a Nova Música de Raiz brasileira e latinoamericana. Terá desta vez como convidada a grande cantadeira e pesquisadora Kátya Teixeira de São Paulo, que é também a idealizadora do projeto, que promove o intercâmbio de várias regiões e atende a um novo público.

Kátya Teixeira

Música de Veredas

Viagem e coragem. Assim pode ser resumido o trabalho desenvolvido pela artista. Cantora, compositora e multi-instrumentista, vinda de uma família de músicos, ela empreende sua viagem musical em perfeita sintonia com a energia telúrica.

Fortemente influenciada pelo folclore e pela música latina, seu trabalho faz uma síntese ecológica. Nesta busca, Kátya consegue um admirável encontro com a riqueza musical oculta ou esquecida.

Seguindo a trilha de uma proposta musical definida, que é a de pesquisar o Brasil como reflexo e mescla da cultura dos povos de todo o mundo, ela apresenta um repertório variado, harmonizando voz, violão e rabeca, acompanhada de violões e bandolim e percussão, obtendo assim timbres e nuances, num espetáculo de grande beleza.

Neste trabalho de garimpagem e alquimia musical, nota-se elementos de uma lírica compreensão do homem e da terra. Vez ou outra, as músicas nos remetem a literatura de Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos…

No show, temos a impressão de que se está de fato viajando, já que a sequência das músicas segue uma lógica de verdadeiro passeio pelos ritmos das diferentes regiões do país.

Esta curiosa jornada desperta a emoção não só pela beleza, mas também pela coragem de realizar um trabalho tão sério de resgate de raízes. Faz acreditar num país rico. Poucos se aventuram a enveredar tão profundamente na verdadeira MÚSICA BRASILEIRA – rica, complexa, surpreendente, digna e futurista.

Parceira de artistas como Dércio Marques, Doroty Marques, Tom Zé, Elza Soares, Zé Geraldo, Ednardo, Saulo Laranjeira, Cátia de França, Vidal França, João Bá, Miltinho Edilberto, Sérgio Ricardo, Belchior, Paulo César Pinheiro, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Daniela Lasalvia, Mazé Pinheiro, Gildes Bezerra e Paulinho Pedra Azul.

Composições

Alagoando – com Eliezer Teixeira

Anauê – com Vidal França

Brincando de roda – com Luis Carlos Bahia

Canto de rua – com Vidal França

Fonte motriz

Kararaô

Discografia

(2013) 2 Mares (c/ Luiz Salgado) – Independente – CD

(2012) Feito de Corda e Cantiga – Independente – CD

(2004) Lira do povo – Independente – CD

(1997) Katxerê – CPC-UMES – CD

————-

Sobre o espaço SURICATO, local da apresentação em BH:

SURICATO

A luta por uma sociedade sem manicômios possibilitou o tratamento em liberdade. Isso norteou a organização de um coletivo rumo à conquista do trabalho pleno de sentido e significado.

A partir da constatação de suas capacidades e do reconhecimento de suas limitações, os usuários do serviço de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte, constituíram em 2004, a Associação de Trabalho e Produção Solidária – Suricato. Os cursos de qualificação profissional oferecidos aos usuários pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, a partir de 1999, foram os balizadores para a elaboração do conceito, a definição do princípios e a forma de organização do empreendimento.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!