Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Aos que ficaram – 1ª Carta

Publicado por Verlim de Oliveira Campos em Crônicas Culturais
data: 12/08/2020

Aos que ficaram – 1ª Carta

Cheguei bem. Mando a primeira foto logo que acabei de atravessar as nuvens O lugar é uma beleza e eu tenho certeza, você vai gostar.

Mamãe e meu pai, aqui também é sô Gonte e Dona Chica, vieram me receber com um coral maravilhoso, ensaiado pelo Jairzinho, o padrinho do João Paulo. A nossa família cantou as músicas que eu gosto aquelas do Tião Carreiro e Pardinho, e começaram com o Cuitelinho. E o Jairzinho na sanfona está ainda melhor do que quando tocava aí na família da Dagmar. Dagmar é quem ensaia o coral. A grande homenagem a mim prestada foi o velho Dengo com seu violão mágico. Está melhor do que nos velhos tempos de Pompéu, fala isso pro Milton.

Pompéu fez uma ala especial. O Tonho do Doutor Osvaldo, o Apriginho e o Alfredinho estavam num lado e antes de me abraçarem tocaram várias músicas. O Rócio está excelente na bateria e o Baiano, lembra dele?, no pandeiro é o melhor aqui do céu. A festa continua e vai pela noite adentro. Aqui não tem relógio e muito menos normas. Deus é um cara gozador, adora brincadeira, faz piada de tudo. O que mais se vê por aqui é AMOR, sublime AMOR.

Verly, eu não esperava uma recepção tão calorosa. Está há quase duas horas a festança. Até a nossa mamãe voltou com a música que ela criou: “VANCÊ NUM SABE QUE A VIDA LÁ NA ROÇA E VIVER EM UMA CHOÇA C’OA MUIÉ QUE SE QUÉ BEM… NÓIS LÁ EM RIBA NUM SE LEMBRA DE TRISTEZA, VIVE TUDO NA POBREZA SASTIFETOS COM O QUE TEM…

O Carlinhos do Jair vestiu uma camisa do PT para me receber. Ele está muito esperançoso na união de Lula, Haddad, Manu, Boulos, Flávio Dino, Patrus Ananias, Benedita da Silva, Marcelo Freixo, Consola, Mara, sua colega de Fafich e Verly, sim, você vai fazer sua parte. Daqui vou dar a maior força para a esquerda. Conte comigo sempre!

Uma coisa que você vai gostar é o tanto de negros e negras que existe por aqui. De religiosos aqui vi poucos. Dom Helder Câmara reúne sempre com eles. Ele está esperando Dom Pedro Casaldáliga para formarem trio com Dom Paulo Evaristo Arns. São pouquíssimos os religiosos aqui, mas são diferenciados.

João Paulo vai gostar muito daqui. Música pra todo lado. O líder da Turma é a Eunice conhecida como Nina Simone e o Enio Morricone que acabou de chegar. Quem lhe envia um abraço é seu amigo Erasto Meniconi. A primeira coisa que ele lembrou foi do sorvete de limão com leite. A Myrna quando vier pra cá na certa vai ter muitas atividades. Também, na certa. a Virna vai poder fazer poesias. E por falar em Poesia, diga pra Rosemary que o aposento do Gilberto Mendonça Teles já está todo ornamentado com mapas de Goiás, Vista Alegre, Montevideo, Paris, Lisboa, Madri e dezenas de belas fotos do Rio de Janeiro cheias de ninfas e musas. Já me ofereci para declamar aquele poema que você me enviou há poucos dias: o ETERNO RETORNO! Aliás, a ALA DOS POETAS é a mais alegre e feliz: Drummond, Neruda, João Cabral, Ariano Suassuna, Paulo Leminslki, Ferreira Gulart, Cecília Meireles, Quintana, Shakespeare, Ezra Pound, Paulo Valery, Konstantino Kavafis, Charles Baudelaire, Walt Whitman, Vinicius de Morais, Manuel Bandeira, Florbela Espanca, Castro Alves, Fernando Pessoa e muita gente mais. Você vai gostar é de saber que na ALA DOS FILOSOFOS os líderes são Karl Marx e Nietzsche, uma turma da pesada. Dos escritores, liderada por Ítalo Calvino, Umberto Eco, Saramago, Oswald e Mário Andrade, Jorge Luis Borges, Raul Bopp, Fernando Sabino, Machado de Assis, Lima Barreto, Cora Coralina, só gente de primeira linha. Coincidência ou não parece que foram selecionados pelas suas obras. Gostei muito de encontrar o Carlitos, velho Chaplin.

Estou encantado com o apoio que a ROSEMARY está te dando. Você ganhou uma filha. A Binha e João Paulo tem lugar garantido aqui no Paraíso Celeste. BINHA, JOÃO PAULO E ROSEMARY estão te dando a vida que você pediu a Deus. Adoro te ver neste ESTADO DE GRAÇA.

Agradeça muito às pessoas que lhe deram força nesta minha passagem: comece pela Rosemary, João Paulo, Binha, Tayane, Vera, Cida, Renilda, Milton, Vladimir, Magda Regina, Dayse, Dimas, Enes, Levindo, Oneida, Adilceia, Olavo Romano, Doutor Xico Bastos, Manfredo, Dr. Luís Edmundo, João Mendes, Vladimir, Cláudia, Dr. José Maria, Wagner, O Dr. Xico Bastos, seu vizinho Adnaldo, Ângela, Lucélia, Soraya, Ana Coimbra, Padinha, Nelson, Waldo, a Flávia …. estou relendo os 3 livros dela. Por falar em livros, estou adorando na primeira vista a biblioteca daqui: dá de 100 a zero na do Congresso Americano. Tem todas as obras dos escritores desse mundo aí.

Liga pra Terezinha pelo telefone da Virna e dá notícias. Depois entro em contato com elas.

Manda meu abraço pra Paula, Marlene, Fernanda. Um abraço especial por meu filho mais amado, o Glaycus Ricardo, você sabia que ele tem esse segundo nome?, para o meu netinho lindo, Davi, para a minha nora Marilene tão boa, reforce meu abraço na Terezinha, o abraço de 54 anos e na Myrna e Geraldo, os meus mais sinceros agradecimentos. A Virna minha pretinha como bem lembrou a Terezinha transmita-lhe minha imensa força.

Me perdoe a pressa. Com mais calma e acomodado nos meus aposentos confortáveis mandarei mais notícias e lembro de mais gente daqui e daí. Abraço do Mano sem Hum Mano!

PS: Fiquei sabendo da missa de 7º dia, diga à Myrna que não precisava se preocupar, se as nuvens não estiverem muito carregadas e a internet estiver boa vou acompanhar.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Crônicas Culturais

Verlim de Oliveira Campos -
Comentário
  1. Antonio Angelo

    Verly, sE Deus quiser, e Ele há de querer, ainda teremos dezenas destas cartas!

Deixe um comentário