Pedras Preciosas – parte 2

Publicado por Sebastião Verly 13 de junho de 2018

Pedras Preciosas – parte 2
Há muitas pedras preciosas e valiosas além do diamante, esmeralda e o rubi por exemplo, Água Marinha, Turmalina, Jade, Opala, Safira, Turquesa e Ametista. Falaremos um pouco aqui das mais conhecidas.

Diamante
Uma das pedras mais cobiçadas do mundo, o Diamante é composto unicamente por carbono, e tem uma tonalidade incolor e, às vezes, é possível notar nuances amarelas, rosas, azuis e verdes.
Raramente são encontrados diamantes vermelhos e alaranjados. A dificuldade em extrair o mineral das profundezas da terra torna o Diamante uma das pedras preciosas mais valiosas. Sua dureza e resistência — um diamante só pode ser quebrado por outro, esse fato torna a pedra símbolo do amor que não pode ser destruído e, por isso é muito usada em anéis de noivado e alianças.

Rubi
O nome Rubi, do latim rubeus, significa vermelho, o que já indica a cor de uma das pedras preciosas mais valiosas, ao lado do Diamante e da Esmeralda. Assim como sua cor é forte, seu significado também é, o rubi aumenta a coragem, a iniciativa e o poder de liderança das pessoas que o utilizam.

Esmeralda
A Esmeralda é, na verdade, uma variação do berilo verde, cuja cor aparece por excesso de crômio. Na antiguidade, a gema era considerada sagrada e, por isso, era a pedra mais desejada por todos. Tem o poder de rejuvenescer quem a usa, bem como de oferecer amor, inteligência e capacidade de se expressar bem.

Água Marinha
Assim como a Esmeralda, a Água Marinha é uma variação do berilo, sua cor azul esverdeada está relacionada à presença do ferro. Era utilizada como amuleto da sorte pelos marinheiros que, na pedra, encontravam coragem para realizar as viagens pelos mares, muitas vezes, impetuosos. É a pedra que proporciona paz e alívio, além de ter o poder de curar várias doenças.

Turmalina
A Turmalina é uma pedra rica em cores. Podemos encontrá-la em tons de rosa, vermelho, amarelo, verde, preto, e até mesmo incolor ou com muitas cores de uma só vez, como se fosse o arco-íris. A mais famosa das Turmalinas é a de cor azul e, por isso, recebe um nome especial: Turmalina Paraíba. No campo da saúde, atribui-se à gema o poder de cura sobre as vias circulatórias e respiratórias. Já no espiritual, é considerada uma pedra de proteção, que afasta as energias ruins e, até mesmo, a magia negra.

Jade
Os tons de cor do Jade variam do verde-esbranquiçado ao verde-escuro. Pelos antigos, era considerada a pedra da sabedoria, e crê-se que seu poder de cura esteja relacionado ao coração, tanto no campo emocional quanto no físico.

Opala
Pode ser encontrada em diversas cores, que vão do branco ao cinza, passando pelo laranja e pelo azul, todas com um brilho inconfundível. A Opala pode ser considerada uma pedra capaz de captar e transmitir boas energias, seu poder de cura está associado à harmonização do corpo e da mente, oferecendo controle emocional, paz, amor, sabedoria e criatividade a quem a utiliza.

Safira
Além de ser uma pedra encontrada com várias tonalidades de azul, chegando até o violeta, também é possível ver safiras com tons rosados e alaranjados. É uma pedra que, acredita-se, traz equilíbrio e auxilia quem precisa de concentração para realizar atividades que envolvem a mente.

Turquesa
Com um azul único e bem diferenciado do das outras pedras azuladas, a turquesa inspirou uma variação na paleta de cores que é usada hoje em dia. Você certamente já ouviu alguém falar em azul-turquesa. Essa cor está relacionada à presença de cobre na gema, diz-se que proporciona bem-estar e era utilizada na antiguidade como amuleto.

Ametista
A Ametista é uma pedra de coloração violeta belíssima, que na verdade é uma variação do quartzo, e é relacionada ao autocontrole e à capacidade de se manter equilibrado.

Apatita
A Apatita pode ser bastante semelhante à Turmalina Paraíba. A distinção entre elas pode ser realizada usando instrumentos gemológicos básicos, pois, embora apresentem índices de refração próximos, o peso específico e espectro de absorção, se presente, são bastante diferentes. A Apatita é uma bela gema natural com menor valor de mercado, pois não tem as mesmas qualidades da Turmalina Paraíba, tome cuidado para não levar gato por lebre.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!