Medicina Popular e curandeirismo – parte III

Publicado por Sebastião Verly 7 de março de 2018

medicina popular III

A casadinha, uma latada de folhas que se tornou rara nos tempos atuais, fervida para banhar os olhos é eficaz na cura da conjuntivite.

A alfazema, integra a lista das principais plantas medicinais, já era usada na Antiguidade, quando era utilizada nos banhos gregos e romanos, já que suas flores possuem um aroma muito agradável e calmante. Serve para combate à falta de apetite a até o combate à insônia, para quem sofre de cistite e inflamação na bexiga e conjuntivite. Já as suas flores são utilizadas nos remédios para a bronquite, tosse, enxaqueca e queimaduras. A mistura de óleo de amêndoa com essência de alfazema ainda pode ser utilizada para massagear o corpo, proporcionando uma sensação relaxante que pode beneficiar o sono.

Chá de Alcaçuz há 3000 anos trata das doenças dos chineses. A infusão da raiz do alcaçuz podendo ser tomado quente ou em doses diárias frias em dosagens normais. O alcaçuz é uma planta cuja raiz adocicada, proporciona um chá com ação diurética, laxante, expectorante e calmante. Funciona como anti-inflamatório, acalma a dor e é um poderoso antialérgico. Indicado como chá para inflamações do ventre, inflamações de vias urinárias, calmante de dores e combate à cárie dentária.

O Alecrim é uma poderosa erva que mantém em sua constituição o poder de um chá fortíssimo contra hipertensão, antirreumático, diurético etc., e ainda, quando feito um caldo forte de suas flores e folhas torna-se um excelente antisséptico de pele e estimula o crescimento capilar. É indicado como chá para esgotamento cerebral, tênue depressão, distúrbios intestinais, dismenorreia, colecistite crônica e dores reumáticas. Raízes de erva cidreira socadas e três casas de “Maria Barreira”, tipo de um marimbondo. Depois de tudo fervido e coado, tomar o chá para asma.

Uma gota de azeite de mamona morno cura a dor de ouvido.

Para coqueluche mandava levantar a vaca de sua cama no pasto e deitar-se em seu lugar. Leite de égua também era recomendado para curar a coqueluche.

Existem outros produtos que não são plantas ou que se misturam a elas para formar alguns remédios populares, que podem ser associações de ervas a matérias de origem animal, ou apenas essas, ou ainda remédios que não têm origem nem animal nem vegetal e são muito difundidos nos meio rural. Banhas usadas como unguentos, tipo pomada da medicina popular, é a gordura de alguns bichos, como por exemplo, banha de jiboia, muito utilizada para combater o reumatismo, banha de capivara para coceira nos peitos, banha de canela de ema para surdez, banha de galinha para cicatrizar pequenas feridas e tumores, banha de jacu, ave, para tratamento da gripe e asma, banha de porco para desinflamar o nariz e, derretida na pinga, cura embriaguez, comprovado, banha de traíra, peixe, viu?, cura dor de ouvido.

Existem ainda outros tipos de remédios, que não são oriundos de animais: cordão umbilical, em alguns locais ele é guardado e usado para remédio, como chá é usado contra epilepsia.

Cinza do fogão de lenha é também bastante utilizada diluída na água para dor de barriga oriunda de gases. Remédio: riscado de cinza de fornalha, beber a água e passar a borra em cruz no umbigo. Na maioria dos locais o remédio sempre acompanha a reza.

E ainda, leite materno, usado como colírio. Pedra do bucho, formada no estômago dos ruminantes, é usada, entre outros, contra a lepra no Vale do Jequitinhonha, MG. Rapé, pó de fumo de rolo acrescentado a raízes ou sementes cheirosas é inalado para desobstruir as narinas em caso de resfriados.

O fumo é muito usado para limpar os dentes e para colocar no umbigo de recém-nascidos.

Atualmente, vivemos uma verdadeira epidemia de recomendações de chás e alimentos baseados mormente em folhas e frutos. Além de serem utilizadas como alimento, as plantas são empregadas na medicina popular para prevenir e curar doenças. Hoje é só entrar no Google para encontrar comidas e bebidas indicadas contra todo tipo de doenças. Até a maconha virou recomendação corrente.

O maracujá, fruto, é eficiente no tratamento de ansiedade, aroeira-do-sertão contra infecções ginecológicas, barbatimão, típico do cerrado, concentra substâncias de grande potencial cicatrizante também utilizado na contração vaginal. Boldo-do-chile, diferente do nosso, com textura aveludada, ajuda na digestão, a folha de amora está recomendada para o combate ao diabetes. Guaco: aclamadas por aliviar sintomas de bronquite, asma e tosse, as folhas de guaco têm efeito paliativo para casos agudos de doenças respiratórias. Erva-baleeira, óleo indicado para aliviar dores musculoesqueléticas e tendinites.

Acrescente raridades que você conhece. Agradeço de coração.

Comentários
  • Laercio 1640 dias atrás

    Eu usei unto quando adolescente para retirar espinhos de mexeriqueira da sola do pé
    Meu pai quando matava porco ele reservava
    uma porção para deixar caso precisa se em
    uma emergência. pegava um pedacinho e colocava
    no fogo esquentava e punha sobre o local
    afetado. Tem o lugar certo do porco para retirar o
    unto.
    não me lembro onde fica localizado o unto nas partes
    do suino.

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!