Lúcifer, a Reforma Protestante e a Teologia da Prosperidade – parte V

Publicado por Editor 28 de fevereiro de 2024

Prosperidade

(continuação da parte IV)
Teologia da prosperidade nos EUA – Responsabilidade Financeira

Muitas igrejas realizam seminários sobre responsabilidade financeira. Segundo Kate Bowler, acadêmica estudiosa da doutrina, tais seminários, apesar de conterem conselhos úteis, geralmente induzem à compra de bens de consumo caros, luxuosos e supérfluos. Hanna Rosin, do The Atlantic, argumenta que a doutrina contribuiu para a explosão da bolha imobiliária que causou a crise do final dos anos 2000 nos EUA. Segundo ela, a propriedade de imóveis era grandemente enfatizada nessas igrejas, a partir da expectativa da intervenção financeira divina que levou a aventuras insensatas.

Histórico – Avivamento e Cura pela Fé no pós-guerra

Os líderes do Movimento Pentecostal do início do século XX não adotavam a teologia da prosperidade. Essa doutrina começou a ganhar forma dentro do pentecostalismo no decorrer das décadas de 1940 e 1950, através dos ministérios de libertação e de evangelistas curadores. Combinando ensinamentos sobre a prosperidade com o avivamento ou revivalismo e a cura pela fé, tais evangelistas professaram as “leis da fé, ‘peça e será atendido’, e as leis da reciprocidade divina, ‘dê e lhe será dado de volta'”.

Uma figura proeminente da teologia da prosperidade neste período foi E. W. Kenyon, educado na Faculdade de Oratória de Emerson nos anos 1890, onde foi divulgado pelo Movimento Novo Pensamento, que difundiu os princípios básicos da doutrina como as intenções positivas e a cura pela fé.

Oral Roberts começou a professar a doutrina da prosperidade em 1947. Ele explicava as leis da fé como um “pacto abençoado” no qual Deus retornaria as doações “sete vezes”, prometendo aos doadores que eles receberiam de volta, de meios inesperados, o dinheiro que doaram a Ele. Roberts se oferecia a pagar qualquer doação que não levasse ao pagamento inesperado de quantia equivalente. Na década de 1970, Roberts descreveu seus ensinamentos sobre o pacto abençoado como a “doutrina da semente”: as doações são uma espécie de “semente” que crescem em valor e são devolvidas àquele que doa. Roberts começou a recrutar “parceiros” – doadores ricos que recebiam convites para conferências exclusivas e acesso ilimitado ao ministério em troca de divulgação de suas atividades.

Em 1953, o curador pela fé A. A. Allen publicou “The Secret to Scriptural Financial Success”, “O Segredo do Sucesso Financeiro nas Escrituras”, e promoveu mercadorias como panos de oração ungidos com “óleo milagroso” e outras. No final da década de 1950, Allen se focou cada vez mais na prosperidade. Ele ensinava que a fé pode miraculosamente resolver os problemas financeiros, afirmando que teve uma experiência miraculosa na qual Deus transformou notas de um dólar em notas de vinte dólares para que ele pudesse pagar suas dívidas. Allen ensinou a “palavra da fé” ou o poder de transformar a fala em algo material.

Na década de 1960, a prosperidade se tornou o foco principal dos healing revivals ou avivamento de cura. T. L. Osborn começou a enfatizar a doutrina e se tornou conhecido por exibir ostensivamente sua riqueza pessoal. Durante aquela década, Roberts e William Branham criticaram outros ministérios dessa doutrina, argumentando que suas táticas de arrecadação de fundos sufocavam os fiéis. Essas práticas eram motivadas à época principalmente pelos investimentos nas redes nacionais de rádio.

Segundo o teólogo Thiago Oliveira a Teologia da Prosperidade prega um Evangelho distorcido da doutrina dos apóstolos e se assemelha muito mais ao espírito competitivo de Lúcifer. Outro teólogo, A. W. Tozer diz: “O Diabo é melhor teólogo do que qualquer um de nós, mas continua sendo Diabo”, e o escritor inglês Roger L’estrange: “Aquele que serve a Deus por dinheiro servirá ao diabo por salário melhor.”

Televangelismo

Durante a década de 1960, os ministérios da doutrina descobriram o televangelismo e passaram a dominar a programação religiosa nos Estados Unidos. Oral Roberts abriu o caminho, desenvolvendo um programa semanal em formato de rede nacional que se tornou o programa religioso mais assistido no país. Já em 1968, o programa televisivo havia tomado o lugar das reuniões presenciais em sua igreja.

(continua na parte VI)

Lúcifer, a Reforma Protestante e a Teologia da Prosperidade – parte VI

Comentários
  • Antonio Evangelista 550 dias atrás

    Algumas citações bíblicas sobre o dinheiro:

    Melhor é o pouco do justo
    do que a riqueza de muitos ímpios;
    Salmos 37:16

    Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
    Deuteronômio 8:17-18

    De nada vale a riqueza no dia da ira divina,
    mas a retidão livra da morte.
    Provérbios 11:4

    Quem ama o dinheiro
    jamais terá o suficiente;
    quem ama as riquezas jamais ficará
    satisfeito com os seus rendimentos.
    Isso também não faz sentido.
    Eclesiastes 5:10

    Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
    Lucas 18:24

    Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse:
    “Nunca o deixarei,
    nunca o abandonarei”.
    Hebreus 13:5

    De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
    1 Timóteo 6:6-8

    Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
    1 Timóteo 6:9-10

    O dinheiro ganho com desonestidade
    diminuirá,
    mas quem o ajunta aos poucos
    terá cada vez mais.
    Provérbios 13:11

    Feliz é o homem
    que empresta com generosidade
    e que com honestidade conduz os seus negócios. O justo jamais será abalado;
    para sempre se lembrarão dele.
    Salmos 112:5-6

    O sono do trabalhador é ameno,
    quer coma pouco quer coma muito,
    mas a fartura de um homem rico
    não lhe dá tranquilidade para dormir.
    Eclesiastes 5:12

    É melhor ter pouco
    com o temor do Senhor
    do que grande riqueza com inquietação.
    Provérbios 15:16

    De que serve o dinheiro na mão do tolo,
    já que ele não quer obter sabedoria?
    Provérbios 17:16

    A sabedoria oferece proteção,
    como o faz o dinheiro,
    mas a vantagem do conhecimento é esta:
    a sabedoria preserva a vida
    de quem a possui.
    Eclesiastes 7:12

    Há um mal terrível que vi debaixo do sol:
    Riquezas acumuladas
    para infelicidade do seu possuidor. Se as riquezas dele se perdem
    num mau negócio,
    nada ficará para o filho
    que lhe nascer. O homem sai nu do ventre de sua mãe,
    e como vem, assim vai.
    De todo o trabalho em que se esforçou
    nada levará consigo.
    Eclesiastes 5:13-15

    O banquete é feito para divertir,
    e o vinho torna a vida alegre,
    mas isso tudo se paga com dinheiro.
    Eclesiastes 10:19

    “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
    Mateus 6:19-21

    “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus.
    Lucas 16:13-15

    Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.
    Marcos 12:41-44

    Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: “Deem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo”. Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus. Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele perdoe tal pensamento do seu coração, pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado”.
    Atos dos Apóstolos 8:18-23

    As mãos preguiçosas
    empobrecem o homem,
    porém as mãos diligentes
    lhe trazem riqueza.
    Provérbios 10:4

    Quem aumenta sua riqueza
    com juros exorbitantes
    ajunta para algum outro,
    que será bondoso com os pobres.
    Provérbios 28:8

    Cuidado!
    Que ninguém o seduza com riquezas;
    não se deixe desviar por suborno,
    por maior que este seja. Acaso a sua riqueza, ou mesmo
    todos os seus grandes esforços,
    dariam a você apoio
    e alívio da aflição?
    Jó 36:18-19

    As riquezas de um homem
    servem de resgate para a sua vida,
    mas o pobre nunca se sente ameaçado.
    Provérbios 13:8

    A boa reputação vale mais
    que grandes riquezas;
    desfrutar de boa estima
    vale mais que prata e ouro.
    Provérbios 22:1

    Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.
    1 Timóteo 6:17

  • Job Alves dos Santos 553 dias atrás

    Não se compra salvação. É ato pessoal. Desconfio de tudo que movimenta muito dinheiro.

  • Izaias 554 dias atrás

    Não sou muito de fazer doações para igreja ou tipo de religião, prefiro doar direto pra quem realmente necessita
    Assim vou mesmo pessoalmente e vejo a real situação de quem está precisando
    Posso estar errado mais gosto de fazer assim!!!!!!

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!