Guimarães Rosa – frases IV

Publicado por Editor 3 de novembro de 2022

joao-guimaraes-rosa.

Sabedoria

“Tudo o que já foi, é o começo do que vai vir, toda a hora a gente está num cômpito. Eu penso é assim, na paridade… Um sentir é o do sentente, mas outro é o do sentidor. O que eu quero, é na palma da minha mão.”

“Perguntei ao compadre meu Quelemém: — “Do que o valor dessas palavras tem dentro” — ele me respondeu — “não pode haver verdade maior…”

“-Riobaldo, a colheita é comum, mas o capinar é sozinho…”

“Pensar mal é fácil, porque esta vida é embrejada. A gente vive, eu acho, é mesmo para se desiludir e desmisturar.”

“Pão e pães é questão de opiniães.”

“Só aos poucos é que o escuro é claro.”

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”

-”Viver odiando uma pessoa é o mesmo que passar uma vida inteira dedicado a ela”.

“Rir antes da hora engasga.”

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

“Quem desconfia fica sábio”.

“Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só fazer outras maiores perguntas”.

“Preto é preto? branco é branco? Ou: quando é que a velhice começa, surgindo de dentro da mocidade?”

“Consegui o pensar direito: penso como um rio tanto anda: que as árvores das beiradas mal nem vejo… Quem me entende? O que eu queira. Os fatos passados obedecem à gente; os em vir, também. Só o poder do presente é que é furiável? Não. Esse obedece igual – e é o que é.”

“O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Diverjo de todo o mundo… Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre – o senhor solte em minha frente uma ideia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos. Amém!”

“O senhor sabe o que silêncio é? É a gente mesmo, demais.”

“Para o prazer e para ser feliz, é que é preciso a gente saber tudo, formar alma, na consciência; para penar, não se carece.”

“Obedecer é mais fácil do que entender”.

“Sou só um sertanejo, nessas altas ideias navego mal. Sou muito pobre coitado. Inveja minha pura é de uns conforme o senhor, com toda leitura e suma doutoração”.

“O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.”

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!