Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Mudança de classe

Publicado por Antonio Carlos Santini em Cotidiano, Devaneios
data: 21/04/2022

Mudança de classe
- O cidadão sabe por que foi intimado a esta corregedoria?
- Não faço a menor ideia…
- Bem, conforme as normas estatais, o senhor vai mudar de classe.
- Como assim?
- Vou explicar. Nós já vínhamos observando que o senhor anda gastando mais de 2 litros de água por dia, indo além da cota cidadã.
- É verdade. Com o calor, está difícil seguir as normas.
- E também está gastando mais de 10 kw/h mensais.
- Tem razão. Nosso estoque de velas acabou na semana passada…
- Pois é… Mas a sua situação se agravou ainda mais. Anteontem, às 8h da manhã, o senhor abriu a janela e aspirou profundamente. O seu aspirômetro passou dos limites permitidos a cada pessoa, 2mmHg. Está tudo registrado aqui na CCC – Central de Controle do cidadão.
- Perdão… era uma linda manhã… soprava uma brisa fresca…
- Lamento, cidadão, mas vamos ter de mudá-lo de classe. O senhor passa do nível de Consumidor “C” para o nível de consumidor “B”.
- Existe o consumidor “A”, que pode respirar à vontade?
- Existe, mas só para a classe dirigente…
- Então, não terei uma oportunidade?
- Não. Consumindo tanta água, energia e ar, o senhor está prejudicando a sociedade como um todo. Devia ser mais econômico.
- E quais são as consequências práticas?
- O cidadão pagava um salário-mínimo para beber água, acender duas lâmpadas e respirar. Agora, passa a pagar dois salários-mínimos. E se a situação se agravar, o Estado terá de transferi-lo para a zona rural, onde existe mais ar disponível, sobrevivem dois riachos e não há energia elétrica.
- Mas não foi isso que o Governo prometeu. Na campanha eleitoral, prometeram que teríamos liberdade para respirar fundo…
- De fato, eu também ouvi aquela promessa… Mas, com a guerra na Ucrânia, nós estamos no sufoco… Bom dia! E não esqueça a máscara contra gases!

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Cotidiano Devaneios

Antonio Carlos Santini - Licenciado em letras – Português e Francês. Professor de Artes e Ciências Humanas. Evangelizador, compositor, autor de vários livros de catequese e poesia/ Licenciado en letras - Portugués y Francés. Profesor de artes e ciencias humanas. Es evangelizador católico, compositor de músicas religiosas, autor de varios libros de catequesis y poesía. Residente em Belo Horizonte MG
Deixe um comentário