Centenas de projetos de mineração poderão ser suspensos nos EUA

Publicado por Editor 23 de abril de 2009

A Environment Protection Agency, EPA, ou Agencia de Proteção Ambiental dos EUA, poderá suspender centenas de projetos de mineração em topo de montanha com a finalidade de realizar novo estudo sobre seu impacto ambiental. A extração de topo de montanha tem sido amplamente criticada pelos ambientalistas daquele país por colocar em risco as nascentes de água no Vale dos Montes Apalaches.

Durante o Governo Bush, a EPA, especialmente através de seus pesquisadores, se negava a assinar as autorizações para esse tipo de exploração, argumentando que é área de nascente dos rios, e ademais existiam estudos anteriores suficientes para comprovar que tal extração colocou em perigo nascentes de água no Oeste de Virginia e Kentucky ao produzir milhares de toneladas de resíduos minerais. Com isto o Governo Bush decidiu que a EPA deixaria de ter a atribuição de supervisionar e aprovar tais operações, que foi na época transferida para o Corpo de Engenheiros do Exército

Com a chegada ao governo do presidente Obama, foi colocada à frente da EPA Lisa Jackson que colocou à disposição da justiça diversos estudos sobre esse tema. Os estudos contestam de fato a decisão tomada pelo Tribunal Federal de Apelações no governo passado, que transferiu tais atribuições ao Corpo de Engenheiros do Exército.

Os ambientalistas haviam apontado anteriormente falhas na decisão judicial e mostraram que esta violava a Lei de Água Potável. Em uma ação vinculada com a anterior, a EPA anunciou que também bloquearia todos os projetos que haviam obtido a aprovação do mencionado Corpo de Engenheiros. Isto poderá elevar à casa de milhares as operações de exploração mineral suspensas naquele país.

COMENTARIO de Inti-Chuteh
Os EUA se encontram mergulhados na pior crise econômica de sua historia, mas para eles não é a desculpa da perda de emprego que impedirá o fechamento de todos estes projetos de mineração, pois não titubeiam em priorizar a água como elemento essencial para a vida, pensando principalmente nas gerações futuras.

Fontes: EPA, Agencia de Proteção Ambiental dos EUA – http://www.epa.gov

Democracy Now Radio and TV – http://www.democracynow.org

Inti-Chuteh – http://www.intichuteh.org.ar/

Comentários
  • Francisco BH 5449 dias atrás

    È triste ver que o Lula vai na China vender minerios que os chineses estocam para concorrer com o Brasil no futuro. Será que não cai a ficha desses governantes que nós vamos ficar sem água no futuro?

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!