Español
Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Carlos Castaneda – frases de Don Juan Matus – Sobre a Clareza

Publicado por Editor em Castaneda e Don Juan
data: 28/04/2010

Carlos Castaneda – frases de Don Juan Matus – Sobre a Clareza
Vencido o Medo, ele adquire a Clareza, uma clareza de espírito que apaga o medo. Então o homem já conhece seus desejos, sabe como satisfazê-los. Pode antecipar os novos passos na aprendizagem, e uma clareza viva cerca tudo. O homem sente que nada se lhe oculta …

E assim ele encontra o seu segundo inimigo: a Clareza! Esta clareza de espírito, que é tão difícil de obter, elimina o medo, mas também cega. Obriga o homem a nunca duvidar de si. Dá-lhe segurança de que ele pode fazer o que bem entender, pois ele vê tudo claramente. E ele é corajoso porque é claro, e não pára diante de nada, porque é claro! Mas tudo isto é um engano, é como uma coisa incompleta. Se o homem sucumbir a este poder de faz-de-conta, sucumbiu a seu segundo inimigo e tateará com a aprendizagem. Vai precipitar-se quando deveria ser paciente, e vai ser paciente quando deveria precipitar-se. E tateará com a aprendizagem até acabar incapaz de aprender qualquer coisa.

Se um homem for derrotado assim, seu inimigo impediu-o de se tornar um homem de conhecimento. Em vez disto ele pode se tornar um guerreiro valente ou um palhaço. No entanto a Clareza, pela qual ele pagou tão caro, nunca mais se transformará em trevas ou medo. Será claro enquanto viver, mas não aprenderá nem desejará mais nada.

Para não ser vencido tem de fazer com a Clareza o que fez com o Medo: tem de desafiar sua clareza e usá-la só para ver, e esperar com paciência e medir com cuidado antes de dar novos passos. Deve pensar acima de tudo que sua clareza é quase um erro. E virá um momento em que ele compreenderá que sua clareza era apenas um ponto diante de sua vista. E assim ele terá vencido seu segundo inimigo e estará numa posição em que nada mais poderá prejudicá-lo. Isto não será um engano, não será um ponto de vista, será o verdadeiro poder.

Ele saberá a esta altura que o poder que vem buscando há tanto tempo é seu, por fim. Pode fazer tudo o que quiser com ele. Seu desejo é a ordem. Vê tudo o que está em volta. Mas também encontrou seu terceiro inimigo: o Poder!

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Castaneda e Don Juan

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
Deixe um comentário