Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Tá tranquilo, tá favorável!

Publicado por Rosely Fantoni em Transporte e Trânsito
data: 12/04/2016

Tá tranquilo, tá favorável!

Esta semana, ao sintonizar o rádio de meu carro para mais uma jornada em direção ao trabalho, me chamou a atenção o refrão, somente o refrão, da música cantada por Lucas Lucco e MC Bin Laden intitulada “Tá Tranquilo, Tá Favorável” que, por sinal, está fazendo o maior sucesso entre artistas e personalidades do futebol.

Como estava transitando, o referido refrão me fez lembrar uma pesquisa realizada com 3,5 mil motoristas americanos, recentemente publicada, que relata sobre a influência dos estímulos emocionais no funcionamento do cérebro e, consequentemente, no desempenho do motorista no trânsito.

Os estudos constataram que o ser humano, influenciado por sentimentos de raiva, tristeza ou algum tipo de estresse, fica muito mais vulnerável a cometer erros na direção de um veículo. Uma discussão em casa ou no trabalho antes de pegar no volante, ou estar passando por algum momento difícil como ter uma pessoa doente na família, estar preocupado com uma avaliação que terá que fazer na escola, já é motivo suficiente para alterar o estado emocional de uma pessoa.

Conforme pesquisadores, a possibilidade de ocorrer um acidente fica aumentada em aproximadamente 10 vezes numa situação em que o condutor está passando por forte emoção. Isto ocorre porque determinada região do cérebro, ao ser submetida à tensão, pode levar a pessoa a reações mais lentas, influenciando significativamente na condução do veículo. É como se o motorista estivesse dirigindo e lendo um livro ao mesmo tempo, ou seja, se comportando de forma distraída ao volante.

O estudo também reforçou alguns comportamentos do motorista capaz de aumentar, em média 200% as chances de se envolver em um acidente, como utilizar o celular, manusear o rádio e se alimentar enquanto dirige.

Fica a dica para você, ou para repassar e alertar pessoas do seu círculo de convivência: conduzir um veículo estressado ou com o estado emocional alterado pode provocar acidente! O bom mesmo é estar consciente de que dirigir tranquilo é bastante favorável para um trânsito seguro e sem acidentes.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Transporte e Trânsito

Rosely Fantoni - Mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Psicóloga, Especialista em Educação Ambiental, Psicologia de Trânsito e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Consultora e professora na área de Psicologia e Educação para o Trânsito. Coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER/MG.
Deixe um comentário