O Concerto “Vivaviola, Sessenta Cordas em Movimento”, que reúne os cantadores e compositores Bilora, Chico Lobo, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, encerra a temporada de 2010 com a apresentação do seu último espetáculo na Turnê Estrada Real na histórica cidade mineira de Congonhas.
O show será no dia 17 de dezembro, sexta – feira, às 20h00, no Cine Teatro Leon com apoio Cultural da Fumcult Fundação Municipal de Cultura. A entrada é franca e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro, até meia hora antes do início do show. O Cine Teatro Leon fica na Rua. Pe. Antônio Correa, s/n Centro – Congonhas.
A coordenação do projeto é do jornalista, poeta e compositor João Evangelista Rodrigues com produção de Nilce Gomes, da Picuá Produções, telefone 31-8721-7122.
O Concerto Vivaviola – Turnê Estrada Real – estreou, com sucesso, em julho deste ano no Festival de Inverno de São João del Rei. Em seguida se apresentou em Diamantina, Paraty e Ouro Preto.
Desde sua primeira apresentação no Teatro Alterosa, em 2008, esse grupo de violeiros de Minas vem conquistando os aplausos e o respeito do público, seja pela qualidade e autenticidade do repertório, seja pela integração e carinho que marcam a estrutura e a dinâmica do espetáculo.
CD Vivaviola
Um dos resultados concretos deste inédito encontro de violeiros é a produção do CD Vivaviola, que, além de apresentar o mesmo repertório do concerto consegue, de certa forma, reproduzir o clima de união e alegria que caracteriza as apresentações.
Do ponto de vista histórico e sócio-cultural, este disco está sintonizado com o efervescente movimento de valorização da autêntica música de viola caipira da cultura popular, que se desenvolve nas mais diversas regiões brasileiras, como festivais, shows e seminários. O aspecto coletivo, de autêntico mutirão, está presente em cada etapa de produção do CD. Os violeiros colaboraram e desempenharam, e bem, o papel de cantores, instrumentistas, diretores artísticos, dando opinião e discutindo cada detalhe do processo de gravação, da arte gráfica, fotografia e textos do encarte.
As 14 faixas do Cd seguem a mesma ordem do repertório do espetáculo Vivaviola que deu origem ao disco. As gravações foram feitas no estúdio Rio Abaixo, de Gustavo Guimarães. A arte gráfica tem assinatura de Joaci Ornelas e as fotografias e textos de apresentação de João Evangelista Rodrigues.
Após a apresentação, os violeiros irão autografar o CD Vivaviola, que será vendido ao preço de R$20,00.
Comentários