Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Publicado por Vanessa Duarte 24 de março de 2010

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Moradores do bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, se mobilizam há vários meses para conseguir a interdição do estabelecimento pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Os moradores se indignaram por vários motivos contra as atividades do depósito de gás localizado na Rua Conselheiro Lafaiete. Eles reclamam do barulho, principalmente durante a madrugada, com intensa movimentação de motos que aceleram fortemente e buzinam durante muito tempo para acordar o vigia. Além deste incômodo os funcionários são vistos fumando próximo aos botijões e até fazendo churrasco no local, o que é contra qualquer norma de segurança para estabelecimentos que lidam com produtos inflamáveis.

Os vizinhos fizeram diversas denúncias à Prefeitura de Belo Horizonte, principalmente porque o depósito foi instalado em um quarteirão densamente ocupado por prédios residenciais. Na última quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros, a partir de telefonemas de denúncias dos vizinhos, esteve no local e os funcionários foram flagrados fazendo churrasco na área interna do depósito.

Aurélia Maria, moradora do bairro, disse ao Portal Metro que o problema é antigo. “Desde 2008, quando abriram o depósito, os moradores tentam interditá-lo, mas nada havia sido feito. Todas as vezes que ligávamos para a prefeitura eles pedem para aguardar dizendo que iam resolver. Todos sabem que o depósito nunca teve alvará e que aqui não é um local apropriado para essa atividade”.

Outro morador da região denuncia mais irregularidades do depósito, “Até dezembro eles mantinham um monte de madeira seca próxima a área onde ficavam os botijões, e tivemos que ligar várias vezes para a SLU para conseguir que eles removessem a madeira”, relata Milton Tavares. Outra moradora também acusa os funcionários do depósito por maus tratos aos animais, citando o caso de uma cadela de guarda que foi levada à morte por maus tratos. A cadela não tinha abrigo e era deixada amarrada tomando chuva.

Sexta-feira (19) agentes da fiscalização da prefeitura foram ao estabelecimento e comprovaram as denúncias. O depósito foi interditado, mas segundo os vizinhos no dia seguinte as atividades continuaram normalmente.

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Irma de Moura, Assessora de Comunicação da Regional Leste da PBH confirmou que a fiscalização esteve no depósito na sexta-feira, dia 19/3 e, após receber outras denúncias, voltou ao estabelecimento na manhã desta segunda-feira, (22). Segundo Irma o local está interditado pela prefeitura e não pode exercer nenhuma atividade.

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

A reportagem do Portal Metro apurou que os botijões agora ficam dentro de camionetes na área de estacionamento externa ao depósito e que o número de telefone anunciado continua atendendo normalmente. As motos continuam fazendo as entregas, inclusive de madrugada, se abastecendo dos botijões armazenados nas camionetes. A partir de 22 horas a camionete com os botijões é guardada na área interditada, saindo logo no ínício da manhã, o que desrespeita a determinação da fiscalização municipal.

O cartaz de interdição colocado pela prefeitura foi arrancado pelos funcionários do depósito e em seu lugar foi colado outro com os dizeres: “Gás seguro aqui. Revenda Legal. Segurança e qualidade para você e sua família”. Segundo os moradores apenas a lacradura do portão com corrente e cadeado é que vai garantir a efetiva interdição do estabelecimento que consideram ilegal.

Hélio Pereira de Freitas, proprietário do depósito, disse que segue todas as normas de segurança regulamentadas pela ANVISA para comercialização de gás. Segundo ele, desde que o depósito foi interditado a venda foi suspensa e os botijões retirados do local, “Temos todos os documentos em dia e estamos providenciando o alvará de funcionamento junto à prefeitura”. Sobre as denúncias dos moradores de que os funcionários estariam fumando e fazendo churrasco próximo aos botijões, Hélio disse desconhecer o assunto.

Comentários
  • Livia 1547 dias atrás

    Eu moro ao lado de um deposito de gas. O proprietário é abusado, grosso e se acha o bonzao. Trabalham de domingo a domingo das 07 e muitas vezez passam das 22 h no local. Fazem barulho o dia todo batendo botijoes, aceleram moto, alguns funcionários fumam e já danificaram minha calçada e jardim batendo com o caminhão e não consertaram. Alem disso, fazem churrasquinhos e ficam fazendo gritarias até de madrugada. Meu muro e minha casa estão rachando porque entra e sai caminhões pesados o dia todo e quando jogam no chão treme tudo dentro da minha casa. É estressante e irritante.

    • Joaquim Novaes 1378 dias atrás

      Construa uma churrasqueira pegada no muro. E exija que fique distante 14 metros (Estude a Norma ABNT sobre isso). É sua casa, é seu direito. Se não tem paz, não dê paz a eles.

  • Evandro Souza 2702 dias atrás

    EU MORO DO LADO DE UM DEPÓSITO DE GÁS NA AVENIDA ÉRICO VERISSIMO, NO BAIRRO SANTA MONICA, O BARULHO QUE ESSA GENTE FAZ BATENDO BOTIJAO É UM INFERNO!!!

    NÃO ADIANTA RECLAMAR, O JEITO É MUDAR DE CASA, O PODER PUBLICO NÃO FUNCIONA – DEVERIA SER PROIBIDO FUNCIONAR DEPÓSITOS DE GÁS AO LADO DE CASAS, VOCES NÃO TEM IDÉIA DE COMO É MORAR DO LADO DE UM DEPÓSITO, SÓ SE FOR SURDO PARA AGUENTAR!!! É MOTOQUEIRO, É CAMINHÃO TODA HORA, É NÊGO BATENDO BOTIJAO UM EM CIMA DO OUTRO, VAI LÁ RECLAMAR QUE ELES AINDA RIEM DA SUA CARA.

    • Fernanda 1287 dias atrás

      Eu tenho idéia sim, pois sofri anos com isso e o poder público (Prefeitura, Corpo de Bombeiros…), fazem “vistas grossas”.
      Necessitei entrar com uma ação na justiça que se arrasta até hoje, mas me mudei antes, pois acabei ficando doente, devido ao barulho intenso e perturbações que o depósito provocava.
      Numa tentativa de me impor medo,o proprietário do comércio de gás, ateou fogo no local.
      Me perguntem o que aconteceu, mesmo eu e vizinhos tendo acionado o Corpo de Bombeiros?
      Simplesmente nada, nem o alvará foi cassado…
      Em denúncia à corregedorias de polícia do Estado de São Paulo, nada foi apurado, pois nem resposta obtivemos…
      Só no Brasil, para ter tamanha impunidade…

  • Roberto 4089 dias atrás

    voces querem uma entrega rapida mas não querem morar perto de um deposito, não entendo se analisarmos dentro da cidade, lugar nenhum esta adequado para ter um deposito, pois toda cidade ja esta cheia e você com seu deposito estará sempre perto de uma residencia, não concordo com um churrasco dentro de um ambiente inflamavel mas todo mundo tem direito a se enquadrar para poder trabalhar.

    • José 2702 dias atrás

      nos países desenvolvidos o gás é canalizado, igual água.

      É o contrário: eu é que não quero o depósito morando perto de mim – eles chegaram depois.

      Melhor demorar a entrega do que viver do lado de um depósito de gás- aliás eu nem compro deles, que vendem mais caro.

  • jairo 4316 dias atrás

    EU ACHO Q OS VIZINHOS NAO DEVERIA PEDIR PRA FECHAR , MAS SIM PRA SE REGULARIZAR PORQ A LEI NAO IMPEDE TER UM DEPOSITO DE GAS NO CENTRO DA CIDADE , NAO PODE PROXIMO A COLEGIO E HOSPITAL , MAS NAO É O CASO … PORQ ISSO BENEFICIA A POPULAÇAO VIZINHA E GERA EMPREGOS MUITOS PAIS DE FAMILIAS DEPENDEM DESSE DEPOSITO PRA TEREM SEU TRABALHO. ACREDITO Q A CONCORRENCIA Q DEVE ESTAR COLOCANDO ISSO NA CABEÇAS DESSAS PESSOAS PRA FECHAR OU ALGUEM Q DENUCIOU QUER COLOCAR UM DEPOSITO AI .

    • anajulia 4147 dias atrás

      JAIRO
      VC DEVE SER DONO DE UM DEPOSITO DE GAS.JA EXPERIMENTOU MORAR AO LADO DE UM?EU MORO E DIGO E UM INFERNO EM VIDA.BARULHO,CHEIRO DE GAS ,SEM CONTAR O PERIGO QUE CORREMOS.NINQUEM PERDE O EMPREGO POR FICAR LONGE.E QUEM FALOU QUE NAO E PROIBIDO NO CENTRO DA CIDADE UM DEPOSITO DE GAS?SO VC MESMO.

  • Flavio braga 4430 dias atrás

    O meu Problema aqui é o Barulho de Domingo a Domingo, não pára.Não sei mais oq fazer como denunciar esse deposito, eles jogam os butijões com tanta força no chão q treme tudo aki em casa.por favor me deem uma solução.

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!