Brinquedos e brincadeiras – parte IV

Publicado por Sebastião Verly 16 de dezembro de 2014

jogos

O Jogo de damas era bastante comum para os maiores quando eles próprios já serravam uma tábua de caixote e desenhava as casas em preto e branco. As pedras poderiam ser botões ou tampinhas de garrafas.

O jogo de botões, quando não tinha um tabuleiro próprio poderia ser marcado no cimento e jogava-se com onze botões de cada lado e de cores diferentes. E uma pequena bolinha colhida da árvore chamada de saboneteira.

O baralho também começava cedo. A Escopa, também conhecida como escopa de 15, tinha a finalidade deste jogo é fazer o maior número de vazas e escopas, a fim de se obter primeiro o número de pontos convencionados. A vaza se faz ao se atingir 15 pontos, por meio de uma combinação entre uma (apenas uma) carta da mão e uma ou várias cartas da mesa. Quando o jogador consegue somar os 15 pontos, recolhe todas as cartas utilizadas para a obtenção da vaza e coloca-as ao seu lado, viradas para baixo.

A escopa se faz quando a carta descartada, somada a todas as cartas da mesa, forma 15 pontos. Sempre que se obtém uma escopa, vira-se uma de suas cartas para cima, a fim de que, ao final, se possa identificar o número de escopas realizadas durante o jogo.

Burro é um jogo de cartas jogado com baralho, cujo principal objetivo é conseguir quatro cartas do mesmo número. O número ideal de jogadores é de 4 a 8. O objetivo do jogo é ficar com 4 cartas iguais na mão o mais rápido possível. Cada jogador recebe três cartas, o jogador à esquerda do distribuidor começa jogando na mesa a carta mais alta que tiver na mão, de qualquer naipe, por exemplo, um 8 de copas; o segundo jogador tem de jogar outra carta de copas no monte (é obrigado a assistir). Se tiver uma carta de copas, o jogo prossegue com o próximo jogador da mesma forma, se não, ele compra do bolo (baralho) até obter uma carta desse naipe. Ganha o direito a iniciar a próxima rodada o jogador que colocar a carta com o valor mais elevado na mesa.

O jogo Fedor consiste em dividir o baralho inteiro entre os jogadores, depois os jogadores casam as cartas em suas mãos com suas iguais (não importa o naipe) dama com dama, rei com rei, e joga os casais fora. Após isso tudo começa o jogo propriamente dito. O primeiro jogador deve puxar uma carta do jogador a sua esquerda e todos vão fazendo isso, vendo se suas cartas casam após a recepção da nova, até acabar as cartas na mão. O primeiro jogador que casar todas as suas cartas ganha o jogo e o jogador que sobrar está fedendo. Mas, para sobrar um jogador, deve ser retirada uma carta do baralho, antes de tudo, ou seja, a retirada dessa carta é a primeira coisa feita. Então o jogador que sobrar terá na mão a carta que coincide com a carta guardada.

Comentários
  • verly 3408 dias atrás

    Mais uma vez, o Portal contribui para gravar uma cultura que se mantém com resquícios apenas. Parabéns, editor.

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!