Barbeiros de antigamente e da atualidade, nostalgia e modernidade – parte II

Sansão lutando contra o Leão
(continuação da parte I): https://www.metro.org.br/sebastiao/barbeiros-de-antigamente-e-da-atualidade-nostalgia-e-modernidade-parte-i/
Atualmente não sei quantos barbeiros tem em Pompéu, hoje muitos cortam o cabelo em casa, em salões especializados, mas parece que o número de salões masculinos, femininos e unissex não parece ter reduzido.
A moda pode afetar muito a vida do barbeiro: de tempos em tempos os cabelos compridos se tornam não apenas um símbolo de rebeldia ou contracultura, mas pelo resgate histórico, evocam também um símbolo de masculinidade. Todos os grandes guerreiros da história tiveram madeixas longas, desde os gregos, que escreviam odes aos cabelos dos seus heróis, os nórdicos, os índios americanos, famosos pelas suas volumosas cabeleiras brilhantes, até os samurais japoneses. Mas talvez o principal símbolo da fora da cabeleira masculina está no personagem bíblico Sansão, cujo principal segredo de sua força descomunal estava em sua cabeleira, que quando foi cortada lhe tirou toda a força levando-o à derrota por seus inimigos filisteus.
Ter cabelo grande masculino requer paciência e adaptação a uma rotina de cuidados que os cabelos curtos não demandam. Afinal, para ter um cabelo grande e saudável, é necessário mais do que apenas evitar a tesoura por algumas semanas.
Esse cuidado especial envolve tanto o couro cabeludo quanto o comprimento dos fios, especialmente durante o crescimento, para garantir que eles se desenvolvam de maneira saudável, forte e volumosa.
Existem vários tipos de cortes de cabelo masculino, incluindo o undercut, o fade, o pompadour, o moicano, o corte em V, o mullet, o long bob, o Caesar, o surfista e o militar, entre outros.
Para o cabelo masculino cacheado grande, existem algumas dicas ainda mais específicas para manter os cachos. Embora o cabelo longo exija mais cuidados, as diversas possibilidades de cortes e penteados fazem com que a espera e o esforço valham a pena.
O cabelo black-power é um penteado afro que se caracteriza por fios volumosos, arredondados e sem definição. É usado por pessoas com cabelo crespo ou cacheado.
O cabelo rastafári masculino nada mais é do que o famoso dreadlock. Esse tipo de cabelo era usado pelos membros do movimento rastafári, surgido na década de 1930, na Jamaica e popularizado pelo cantor Bob Marley. Por isso muita gente conhece esse estilo de penteado pelo nome do movimento.
O rastafári é um estilo de cabelo que faz bastante sucesso, principalmente entre os homens negros. A originalidade que o visual oferece combinada com a história do penteado é o que acaba atraindo muitos deles.
Os desenhos no cabelo também são conhecidos como hair tattoo, é uma técnica de corte de cabelo em que os fios são modelados com a ajuda de máquina e navalha para assumir um efeito que se assemelha à uma tatuagem – apesar de não ser nada definitivo, e sim um corte de cabelo.
A barba por fazer é considerada um dos estilos mais atraentes pelas mulheres, de acordo com pesquisas. Outros estilos de barba que podem ser considerados atraentes incluem a barba viking, a barba linear e a barba completa e aparada.
Todos os barbeiros de Pompéu
Resumindo: Duca Barbeiro, Chico Belmonte, Geraldo Alegre, Geraldo da Carmem, Antônio Ventura, Quitinho, Ventura do Tõe Ventura ,Tião da Ducha ou Tião barbeiro, Pedrinho Pedreiro, Geraldinho das máquinas, João da Inês, Geraldo da Ibitira, João Barbeiro, irmão do Geraldo, Luiz nortista, Gonzaga nortista, Antônio Marciano, Geraldinho Silva, Márcio da Reta, Murillo (in memoriam), Leontino, …
Na década de 1950: havia o barbeiro João e seu irmão Geraldo, João barbeiro, Geraldo barbeiro e Ari barbeiro, depois eles separam e cada um montou sua barbearia.
João barbeiro teve 3 filhos, destes, dois viraram barbeiros, Elinho barbeiro (in memoriam), Luizinho barbeiro herança do pai, que ensinou o ofício também ao sobrinho José Antônio que tem sua barbearia nas casas populares… O Tião Barbeiro também é da família…
Hoje, Pompéu deve ter mais de 100 barbearias
Da família Silva, sobraram como barbeiros: Pedro genro do Geraldo, Max filho do Saraiva e neto de Geraldo barbeiro, Emílio filho do Geraldo barbeiro, Luizinho filho de João barbeiro, Jacaré filho de Geraldo barbeiro, José Antônio sobrinho de Geraldo e João; Daniel barbeiro, próximo ao supermercado ki Bocada, Bi barbeiro, próximo ao Pirão e Purê, Salão Dois Irmãos, Salão Pais e Filhos, Salão do Ernesto, Salão do Derson, Netos do Eroque Barbeiro, Geraldo tem dois filhos que são barbeiros, Emílio Barbeiro que é barbeiro de frente ao Chicão Supermercado e outro filho por apelido de Jacaré que é barbeiro em Brasília. E ainda teve um genro barbeiro também, mais conhecido como Saraiva barbeiro (in memoriam), que tem um filho, também barbeiro, por nome de Max e outro, genro, também por nome de Pedro Barbeiro que tem sua barbearia na praça Levi Campos.
A saúde capilar vai além da estética, ela está profundamente ligada à autoestima e ao bem-estar emocional de uma pessoa. Cabelos saudáveis e bem cuidados podem aumentar a autoconfiança e autoestima, enquanto problemas capilares, como a queda de cabelo, podem ter um impacto negativo significativo na autoimagem, não só para as mulheres, mas também para muitos homens.
Os cabelos são frequentemente considerados um símbolo de beleza e vitalidade. Desde a infância, somos expostos à ideia de que cabelos bonitos são sinônimo de saúde e atratividade. Essa percepção é reforçada por mídias sociais, publicidade e padrões culturais que promovem a imagem de cabelos volumosos e brilhantes como ideais de beleza.
Quando alguém enfrenta problemas capilares, como a alopecia ou o afinamento dos fios, isso pode levar a sentimentos de insegurança. A perda de cabelo pode fazer com que as pessoas se sintam menos atraentes, o que pode afetar suas interações sociais e profissionais. Estudos mostram que a insatisfação com a aparência, incluindo a saúde capilar, pode estar associada a níveis mais altos de ansiedade e depressão.
Os barbeiros têm um estoque de casos para preencher o tempo dos clientes. Sempre têm um caso para manter o cliente atento, falam de futebol, do tempo, da cidade, de política, pisando em ovos, é claro, e especialmente da vida dos outros, sobre o que sabem de tudo, principalmente os detalhes picantes.
São generalistas do folclore, da fofoca e do social.
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