Mestres da Viola – Viagem Musical pelo Rio São Francisco

Publicado por Editor 31 de maio de 2012

Foto de Andréa D’Amato, www.andreadamato.com.br

Segunda, 4 de Junho/2012 às 20:30h

Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa

Praça da Liberdade BH

Entrada Franca

Estarão presentes no lançamento os mestres: Seu Orisvaldo, Seu Domingos, Zé Preto, Seu Raimundo, Seu Nenzico e João Rodrigues.

A Viola e seus Mestres

De origem ibérica, a viola chegou ao Brasil através dos portugueses no período colonial; fixou-se então como instrumento que agregou valor à formação cultural do povo brasileiro.

Encontramos na viola raízes fortemente ligadas ao ambiente rural onde destacam-se formas lúdicas de socialização e desenvolvimento dos trabalhos rurais. Traduzida em musicalidade que perpassa e descreve experiências e vivências, imaginários e afetos.

Foi neste cenário que o Projeto Mestres da Viola buscou seus protagonistas – a intenção foi ouvir aqueles que detêm ciência de saberes e fazeres relativos à viola, seja pelo tocar, pelo conhecimento histórico, ou por construir o instrumento.

Considera-se também sua dedicação às expressões das culturas populares, as experiências de vida e seu reconhecimento nas comunidades. Muitos dentre estes são responsáveis pela perpetuação de  práticas coletivas religiosas, espirituais e místicas como as folias de reis, guardas e ternos de congada.

É importante ressaltar que este documentário ilustra de forma inicial uma proposta de mapeamento que tem como intenção instigar e descobrir, pelas Gerais e Brasis, tantos outros mestres mantenedores da cultura de viola. Decerto, há muitos mestres e mestras a serem ouvidos….

Sol Bueno – Coordenadora de pesquisa

Comentários
  • Gilma Maria Rios 4316 dias atrás

    Parabéns pelo projeto.Continuem com outros do mesmo naipe.

    Gilma

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!