Arnaldo Freitas e Viola Caipira no Projeto CANTO & VIOLA

Publicado por Editor 29 de abril de 2011

06 de maio – Sexta-feira – 20 horas
SESC LACES/JK – Rua Caetés, 603
Ingresso – 1 kg de alimento não perecível
Realização SESC MINAS
Parceria com os produtores Luiz Trópia & Tadeu Martins
Apoio – Programa Viola Brasil – TV Horizonte
Informações – 3272.0150 – 8893.7806 – 8474.2050

 “Arnaldo Freitas é um virtuose no instrumento e um compositor que aponta para rumos inusitados. O festival Voa Viola premiando o jovem Arnaldo, homenageia esta nova geração de instrumentistas que se encantam com o poder voador da viola. (Roberto Corrêa e Paulo Freire – curadores do festival Voa Viola)”

“Arnaldo Freitas: O violeiro que traz nas cordas de sua viola a alma do sertão” (Tony Gomide – apresentador da rádio Tupi – SãoPaulo – SP)

Arnaldo Freitas nasceu e cresceu no interior de São Paulo, ouvindo a tradicional música de raiz brasileira, surgindo assim o interesse pela viola caipira, que começou a aprender, como autoditada aos 13 anos de idade. Alguns anos mais tarde mudou-se para a capital paulista aprimorando-se tecnicamente no Centro Tom Jobim da Universidade Livre de Música, enquanto trabalhava como músico e arranjador.

Desde 2006, é o violeiro oficial do “regional” do Programa “Viola Minha Viola” da TV Cultura de São Paulo, apresentado por Inezita Barroso, a rainha do folclore, além de acompanhá-la em shows por todo Brasil.

Arnaldo Freitas ganhou, em Dezembro de 2010, o prêmio de Melhor Instrumentista de Viola no festival “Voa Viola”, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, escolhido por júri especializado em MPB e música instrumental, com aproximadamente 400 inscritos de todo Brasil.

Com pegada autêntica e versátil, consegue trazer em sua música a essência de sua vivência em meio à natureza, onde foi criado. Bebendo da fonte do que é ser violeiro, estradas, amores, rios e boiadas são fatores marcantes em sua música.

Prova disso, está em seu primeiro trabalho solo instrumental lançado em 2009, “Divisa das Águas”, onde regravou clássicos da nossa música de raiz e se destaca também como compositor de algumas faixas.

Em 2010, aos 30 anos de idade, Arnaldo Freitas é apontado como um dos maiores virtuoses do gênero na atualidade. Esteve recentemente em turnê por Portugal, levando nossa música ao velho continente. No final de 2010 fez três shows de muito sucesso na Alemanha, no festival “Filme conta música”, onde fazia show de viola caipira após as exibições do documentário “Violeiros do Brasil”, nas cidades de Dusseldorf, Berlim e Colônia.

No repertório do show “Divisa das Águas”, resultante do CD, estão presentes arranjos para sucessos de compositores como Tião Carreiro, Bambico, Teddy Vieira, José Fortuna, Goiá, Mário Zan, Ernesto Nazareth, entre outros, algumas obras autorais, além de releituras para clássicos de Bach, mostrando suas pontes com a música erudita, o choro e o flamenco.

Links:

http://arnaldofreitas.blogspot.com

www.myspace.com/arnaldofreitas


Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!