Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra no Inhotim

Publicado por Nádia Campos 7 de março de 2022

Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra no Inhotim

Nesta exposição, Inhotim sedia outro museu dentro de seu espaço e, em parceria com IPEAFRO, traz ao público o Museu de Arte Negra, projeto idealizado pelo Teatro Experimental do Negro sob a liderança de Abdias Nascimento no início dos anos 1950. Pensado para ser um ‘museu voltado para o futuro’, o MAN nasceu com o objetivo de “recolher e divulgar a obra de artistas negros, sem distinção de gênero, escola ou tendência estética, promovendo-se, assim, a documentação de sua criatividade, estimulando sua imaginação e invenção na ampla faixa de expressão plástica”. A iniciativa traduz o desejo de Abdias Nascimento de desafiar os conceitos vigentes sobre a arte moderna, revelando sua relação com a estética africana. Além disso, procura apoiar e promover a produção de artistas negros de todo o mundo e enfrentar o racismo em suas dimensões estética e institucional.

 Abdias Nascimento, 1914-2011, poeta, escritor, dramaturgo, curador, artista plástico, professor universitário, panafricanista e parlamentar, indicado oficialmente ao prêmio Nobel da Paz em 2010, teve uma longa trajetória trilhada no ativismo e na luta contra o racismo. Em 2021, ano que marca os dez anos da perda desse intelectual essencial para o pensamento brasileiro.

EVENTO: Presencial
Artes Visuais
DATA: 04/12/2021 a 10/04/2022
HORÁRIO: 09:30 às 16:30
FUNCIONAMENTO: De quinta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30
LOCAL: Instituto Inhotim- Rua B, 20 – Inhotim – Brumadinho – MG
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
VALORES: R$ 44, R$ 22 meia-entrada – entrada gratuita na última sexta-feira de cada mês, exceto feriados
SITE: www.inhotim.org.br
INGRESSOS: www.inhotim.org.br/visite/ingressos

Confira outros eventos virtuais e presenciais sobre a Semana de Arte moderna no seguinte sítio: agendatarsila.com.br/programacao/

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!