“Escola, Educação & Direitos Humanos” – mini-curso
Publicado por Editor em Direitos Humanos, Educação
data: 23/11/2018
A Fundação Educacional e Cultural Metropolitana, mantenedora do portal Metro está promovendo em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesse mês de novembro de 2018 o mini-curso “Escola, Educação & Direitos Humanos” em parceria com o Salão do Encontro do Artesanato Mineiro, entidade assistencial tradicional daquela cidade. Como o próprio nome diz o mini-curso foi voltado para educadores e servidores públicos da área de assistência social e direitos. Sua divulgação foi feita através de contatos diretos e das redes sociais.
Programação
1º Módulo – 4 horas – dia 13/11/2018
8:30h – Oficina para apresentação dos participantes e levantamento das questões-desafios enfrentados na sua prática educativa e na relação com as crianças e jovens com suas famílias.
10h – Palestra e Debate: O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a ação educativa na escola e nos projetos sociais – Profa Sânia Maria Campos PUC – Mestre em Educação pela UFMG
2º Módulo – 4 horas – dia 21/11/2018
8:30h – Palestra e Oficina – Mediação de Conflitos na Escola – Dra Francis Coutinho Rabelo – Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais
3º Módulo – 4h – dia 29/11/18
13:30h – Palestra e debate: Violência e o cotidiano da escola – profa Andreia Santos – PUC, doutora em Ciências Sociais pela UFMG
15:30h – Oficina de Encerramento: Dinâmicas para que os participantes possam articular as reflexões e conteúdos trabalhados com a sua prática profissional educativa.
Local: Salão do Encontro Betim – MG
Contribuição para lanche e material: R$ 20,00
Serão emitidos certificados para quem participar de 75% ou mais do curso.
Carga horária total: 12 horas
Estão participando professores e pedagogos de escolas públicas de Betim, estudantes de psicologia, serviço social e profissionais que atuam em projetos sociais de Organizações da Sociedade Civil (ONGs) e de prefeituras.
Segundo a coordenadora do mini-curso, profa. Sânia Maria Campos, “o curso propõe uma metodologia dialógica com troca de saberes e experiências entre os participantes, o primeiro módulo superou todas as expectativas”.
O curso foi iniciado com vinte e seis participantes vindos de escolas, projetos sociais, conselhos de direitos, assistência social e estudantes. Tivemos oito profissionais encaminhados pela Prefeitura de Juatuba e duas profissionais da Prefeitura de Sarzedo que atuam em convênio com a Petrobras.

Dra Francis Coutinho Rabelo:
“Participar, como convidada, do mini Curso “Escola, Educação e Direitos Humanos” para partilhar nosso aprendizado e vivencias, como Defensora pública e mediadora de conflitos nas escolas públicas, num grupo notadamente focado e interessado, em iniciativa louvável de seus organizadores, é gratidão dupla pela oportunidade de multiplicar a mediação, como forma de prevenir, minimizar e solucionar conflitos e possibilitar o incremento da Rede de parceria pela paz”.
A professora Tatiane Reis Barbosa que participou da Coordenação e Organização do mini-curso também comentou:
“Por vivenciar na prática cotidiana a realidade escolar, sei o quanto é importante formações deste nível. Os professores precisam cada vez mais estar preparados para enfrentar os desafios da escola”.