Tuas Cores, Primeiro Álbum Lançado do grupo Dons Maria

Publicado por Editor 3 de fevereiro de 2022

eventos

Chegou às plataformas digitais, o primeiro álbum da Dons Maria, ‘Tuas Cores’, no sábado (29), data em que foi comemorado o Dia da Visibilidade Trans no Brasil. Neste trabalho gravaram composições dos músicos Tine Taga, Guilherme Reche e João Vitor Junqueira.

As influências principais do grupo são desde a vanguarda como Elza Soares, Gal Costa, Luís Antônio, Rolando Faria, Milton Nascimento, Clara Nunes… e artistas mais novos na cena, como Liniker, Assucena Assucena, Raquel Virginia, O Terno, Tulipa, Linn da Quebrada…

O grupo mergulha em estilos diferentes, do mpb ao rock, pop, funk, samba, axé, dentre outros que fazem com que a mistura de tudo isso se transforme em linguagens abrangentes tornando suas canções únicas de cada membro da Dons Maria. Os instrumentos explorados nesse disco são a guitarra, violão, baixo elétrico, baixo acústico, trompete e todos os batuques e efeitos vem de maneira percussiva, onde usaram tambores, cowbell, triângulo, pandeiro.

A vocalista do grupo Tine Taga é travesti e através da sua obra e interpretações busca provocar a reflexões sobre tabus sociais, questões de gênero, o reconhecimento das pessoas travestis, transexuais e não binárias.

O grupo formado pelos músicos Breno Oliani (baixo), Danilo Abreu (percussão) e Guilherme Guerriero (bateria) e é produzido pela Agência Carvalho Cultural que realiza um trabalho de valorização da produção cultural sul mineira no cenário nacional. A obra foi financiada com recursos da Lei Aldir Blanc Estadual. Os arranjos têm muita qualidade e mostram a importância dos processos de descentralização da cultura no estado de Minas Gerais.

A vocalista Tine Taga respondeu algumas de nossas perguntas:

Como é o processo de composição do grupo?

Cada um do grupo tem um processo diferente, ainda não temos composições em conjunto, eu, por exemplo uso das minhas vivências para compor, e cada música me refiro a várias coisas, seja só te dor, amor, afeto, desejo ou “indesejos” rejeitados. Já escrevi na rua, no carro, no antigo trabalho que era em um cinema e as vezes em casa, tudo depende de como flui minha mente.

Qual é a mensagem que deseja transmitir com o álbum?

A propagação da liberdade de todos os seres, onde assim intitulamos nosso álbum de Tuas Cores para que todes se sintam livres para amar da sua maneira, com suas cores livres.

E eu, Tine, quero que chegue de alguma forma para além de um público geral, o público lgbtqiap+, e que eu possa inspirar essa população a fazerem o que gostam, independente do que elas gostam. Assim como eu tive mestras e mestres que me impulsionaram para chegar até aqui, lançando um álbum para todo Universo. TransUniversal.

Assinado pelo produtor musical Deivid Santos, ‘Tuas Cores’ têm produção executiva de Chiara Carvalho e direção de arte de Paulo Tothy e a capa tem uma pintura criada exclusivamente pelo artista visual poços-caldense Tibor.

Acompanhe mais detalhes do lançamento e do trabalho da Dons Maria nas redes sociais @dons_maria.

Links para ouvir:
https://www.youtube.com/watch?v=RnJnjgUBPWM
https://tratore.ffm.to/tuascores

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!