Horário de verão, leia isso presidenta

Publicado por Sebastião Verly 15 de outubro de 2014

escuro

Hoje, me senti surpreso ao saber pelo Facebook que, no dia 19 de outubro teremos o início do horário de verão 2014-2015. Estamos na primavera. Mas isso é outra conversa.

Essa medida apregoada como recurso para economizar energia elétrica, foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466.

Lembro-me bem, durante minha infância, nos anos 1950, quando as pessoas criticavam essa medida especialmente na minha pequena cidade que não possuía luz elétrica. Pompéu, minha cidade natal e onde vivi até 1960, teve luz elétrica durante um curto período com motor a óleo diesel que, ao fundir, deixou a cidade muitos anos sem energia elétrica. Naqueles tempos, as pessoas mais velhas chamavam esse horário de “horário do governo”, uma referência clara de que era uma imposição. Naquele tempo, e naquela cidade como tantas desprovidas de energia elétrica, era uma ironia adotar o horário de verão. Mas era preciso para manter horários coerentes com outras cidades. E não para economizar o que não tinham: energia elétrica.

Creio que em 1953, os decretos que criavam o horário de verão foram suspensos e até 1963, não houve o referido horário. Não me recordo de nenhuma manchete comentando o consumo a mais da energia elétrica no período.

Em 1963, o horário de verão que já havia começado atrasado, em 9 de dezembro, teve seu fim antecipado de 31 de março de 1964 para o dia primeiro de março de 1964.

Depois desse ano, creio que de 1968 a 1984 este horário não foi decretado.

Apurei na internet que desde 1985 o horário de verão é adotado ininterruptamente.

“O horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste. Desde 2008, o início é no terceiro domingo de outubro, e o final no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando este coincide com o Carnaval, sendo então o horário prorrogado em uma semana.”

Bom, para quem trabalha ou estuda pela manhã, é hora de se preparar para dormir uma hora mais cedo no domingo que vem. Vamos nos preparar para levantar uma hora mais cedo e voltar para casa, depois do horário de trabalho com sol alto e dia claro.

É tudo uma questão de planejamento. Organiza-se para chegar mais cedo em casa, mas lembrar sempre de dormir na hora acertada para manter o biorritmo em perfeito funcionamento.

Para muitos, a saída, ainda, com sol do trabalho pode ser motivo para, pelo menos nas sextas feiras, passar no bar para um chope sozinho ou com os amigos.

Este ano tem mais um complicador: a eleição do dia 26, se for mesmo decretado o horário de verão, terá que aguardar três horas para comunicar a boca de urna e começar a divulgar os resultados. O Acre e a região sudeste do Amazonas já têm uma diferença de 2 horas do horário de Brasília. Fernando de Noronha terá que aguardar 4 horas, já que conta uma hora a mais do que o horário de Brasília.

Se o horário de verão começar mesmo no próximo domingo 19, prepare-se para sair de casa, no domingo seguinte, dia 26, e saber que a votação terminará às 16 horas, que no horário de verão já será 17 horas. E não tem justificativa.

Bom, goste ou não, neste ano, mais do que nunca, as represas das hidrelétricas estão quase secas e a economia parece necessária, mas tenho um recado para a presidente Dilma, que já foi Ministra de Minas e Energia e é entendida do assunto. O calendário escolar começa na primeira segunda-feira de fevereiro, e nossas crianças e adolescentes que têm aulas às 7 da manhã são obrigados a sair de casa antes do nascer do sol, quando tudo está escuro, até a terceira segunda-feira daquele mês quando os relógios voltam ao horário normal. Essa situação varia conforme a latitude, e é uma constatação válida para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, exatamente onde o horário é implantado . Nesses tempos, em que a insegurança pública é o principal tema dos debates nas eleições presidenciais, é um sofrimento para os pais que têm filhos nessa situação, vê-los saindo no escuro nas últimas duas semanas de vigência do horário alterado. Eu pergunto, não seria possível antecipar o fim de sua vigência do terceiro para o primeiro domingo de fevereiro, para coincidir com o início das aulas? O recado está dado, aquele abraço.

Comentários
  • verly 3451 dias atrás

    BELO RECADO E BEM DADO.
    SUCESSO

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!