À Mestra, com carinho!

Publicado por Sebastião Verly 23 de outubro de 2017
a mestra, com carinho

a mestra, com carinho

foto: Lara Montenegro

Como sempre volto à minha Pompéu para fazer aqui uma homenagem a Dona Elza Afonso Tavares filha de família tradicional na cidade, que se despediu de nós no último dia 15/10/2017, por coincidência o dia dos professores. Não pude ir render-lhe minha última homenagem presencialmente, mas soube que seu velório foi animado com uma cantoria puxada pelas netas que contagiou a todos. Não podia ter sido melhor para uma professora de artes.

Recém-formada na Escola Normal de Abaeté, no período que coincidiu com o final da 2ª Guerra Mundial, ou seja, por volta de 1945, chegou em Pompéu para melhorar a escola. Logo depois do recreio, que durava mais ou menos 10 minutos, Dona Elza a linda professorinha, ali mesmo no galpão, ou no pátio, quando era brincadeira em rodas, assumia o ensino a todas as crianças.

Exercícios de respiração ensinando a soprar imaginárias velas, pequenas flexões, movimentos de braços e mãos. Quem não se lembra do “pirulito que bate, bate, pirulito que já bateu” e as batidas de mãos com o colega ou a colega da frente? Cantar músicas tradicionais, algumas trazidas para cada momento, encantavam a gente, mesmo em casa cantávamos com gosto. Cantigas de roda, músicas caipiras especialmente ensaiadas para as festas juninas.

Trouxe das ruas e de onde esteve as cantigas de roda que a partir daí passaram a fazer parte de todos os festejos na escola. E devem ser ainda hoje, creio. Ainda deve ter gente que se lembrará da primeira festa junina com a dança de quadrilha fora dos muros da escola. Nunca mais esqueci os ensaios com Dona Elza: “Iaiá pula a fogueira, ioiô não pulo não, iaiá pula a fogueira que eu te dou meu coração.” As palavras em francês eram habilmente supridas por expressões mais comuns para a realidade: “Olha a chuva”, “É mentira”, “Olha a cobra”, “Caminho da roça”, “De mãos dadas”!

Dona Elza trouxe para a Escola o gosto de frequentar as aulas. E, sempre me lembro de Dona Elza, que há poucos meses havia perdido a mãe, cantando a valsa dos patinadores que dizia “por que mamãe quer dançar com papai”, chorou e nos liberava para chorar quando nossos sentimentos demandavam choro.

As cenas foram há mais de 67 anos e ainda estão presentes na memória de quem as viveu. Na vida lá fora, Dona Elza contribuiu em grande parte para melhorias de costumes e para a manutenção da cultura local. Onde houvesse um evento social ou cultural lá estava Dona Elza com sua cultura avançada trazendo gosto e alegria para os acontecimentos e festejos comunitários.

Com pureza d’alma afirmo que, depois da morte de minha mãe foi a que mais senti. Ao ver sua foto no Facebook meu coração disparou e levei segundos para recuperar a capacidade e ver a realidade.

Passada a emoção da inesperada notícia, sonho que Dona Elza na eternidade brinque com o sentido do amor e espalhe a felicidade e onde estiver siga alegrando gente que está aqui como filho, filhas, netos, parentes afins, ex-alunos, pessoas conhecidas e pessoas amigas.

No meu coração e na minha memória ela continua viva para sempre.

E recebo e-mail do Verlim, meu irmão:

“Tem pessoas que cremos que deviam ser proibidas de morrer porque farão significativa falta. Este é o caso de dona Elza, para quem teve o privilégio de conviver com ela em quaisquer períodos de sua vida.

Lembro-me duas peças declamadas por ela: a primeira relacionada com a morte da mãe onde uma criança pede a Papai Noel que traga a mãe de presente, cujo nome era “O pedido do menino rico” e a outra era a que seque:

“Oração de um órfão de guerra na noite de Natal:

Papai Noel, você que não se atrasa
Na visita anual que faz à Terra,
Veja se faz voltar à minha casa
O meu papai que foi brigar na guerra.
Você que pode muito mais que a gente
E que tem uma força sem igual,
Bem que podia dar-me este presente
Na noite milagrosa do Natal.

Eu tenho um coração como uma brasa
Nesta hora triste em que rezar eu venho.
Todos têm o seu papai em casa,
Só eu, Papai Noel, é que não tenho.

Ele partiu numa noite estranha
Que da lembrança nunca mais me sai;
Disse que ia brigar lá na Alemanha
E desde então não vejo mais papai.

Ele escrevia sempre. Mamãe lia
Suas cartas baixinho, devagar…
“Eu voltarei em breve”, ele dizia
Que esta guerra está prestes a acabar.

Depois, passaram meses, muitos dias,
Notícia alguma de papai nos veio
E mamãe, na maior das agonias,
Esperava a passagem do correio.

Nada vinha. O silêncio era completo
E a razão até hoje eu não sei bem.
Mamãe passou a se vestir de preto
E nunca mais sorriu para ninguém.

Até que enfim com a última batalha
– Só de pensar o coração me dói –
O correio nos trouxe uma medalha
Com as cinco letras da palavra “HERÓI”.

Por que será Papai Noel? Arrasa-me…
Essa coisa que a alma me corrói
Se os tais heróis não voltam para casa
Será que vale a pena ser herói?

Papai Noel, meu santo e bom paizinho,
Me dê o presente e acabe com a revolta,
Eu sei que você vai dar um jeitinho
E me mandar o meu papai de volta.

E dormiu abraçado a um retrato,
Sonhando sonhos de venturas mil,
E encontrou de manhã no seu sapato
Uma enorme bandeira do BRASIL!”

Comentários
  • Sebastião Verly 2341 dias atrás

    Agradeço a publicação da minha homenagem tão espontânea para uma pessoa de alta significância em minha vida.

  • Lara Montenegro 2344 dias atrás

    Lara Montenegro em 15 de outubro 2017
    das partidas e despedidas
    hj voou minha 3a vó. tive sorte mesmo, 3 avós não é pra qualquer um. duas avós de sangue e uma “vódrasta”, a vovó Elza, que eu ganhei com o segundo casamento do meu pai, ainda pequena. essa vó que fugia a todos os padrões. era a antítese das duas outras quando o assunto era fé, duas devotas e ela ateia, desbocada e sem culpa nenhuma. era a melhor contadora de causos, recitava cordel e fazia a gente chorar de dar risada, pintava, costurava, desenhava, cantava… só cozinhar que realmente nao tinha jeito. ela chegava na cozinha, todo mundo corria…

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!