Brasília: seiscentos jovens de 47 países na CONFINT

Publicado por Naiara Campos 23 de junho de 2010

(As palavras com @ devem ser lidas nos dois gêneros, como é feito nas discussões da REJUMA- Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade)

Aconteceu em Luziânia-GO, no entorno de Brasília, entre 5 e 10 de junho de 2010 a I Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta, CONFINT. O evento final, que se realizou no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, reuniu seiscentos jovens entre 12 e 15 anos de 47 países foi a coroação de todo um processo que envolveu as escolas e comunidades de mais de 60 países em todos os continentes. Esses jovens eram delegad@s de seus países que foram eleitos por seus pares, primeiro em Conferências nas escolas e depois nos processos de Conferências Nacionais, de acordo com o primeiro princípio do processo que é “Jovem escolhe Jovem”. Vieram também jovens entre 18 e 29 anos representando cada país que foram facilitador@s de toda a metodologia tendo papéis de educador@s, respeitando o segundo princípio do processo que é: “Jovem educa Jovem”. O terceiro princípio é construído na relação com os adultos, sejam acompanhantes, professores ou participantes do processo, é: “Uma geração aprende com a outra”.

Parecia uma babel, tantas línguas misturadas, tantas culturas juntas, uma grande festa onde a comunicação criativa acontecia o tempo todo e @s adolescentes junt@s deram uma lição para o mundo de cultura de paz e de cidadania planetária. Ver a delegação dos Estados Unidos frente a frente com a delegação da Palestina ambas com suas bandeiras, não dá pra explicar… alguns segundos de tensão para a Palestina, que tocava feliz seu Derbak (tambor árabe) e esboçou uma retirada, mas a mediação dos brasileiros que estavam presentes tirando fotos e convidando a Palestina a continuar sua festa desfez qualquer embaraço e tod@s seguiram dançando e mostrando suas culturas. As crianças da Rússia e Georgia, dois países em dificuldades diplomáticas, ficaram juntas no mesmo quarto e se amaram, saíram muito amigas e dispostas a fazerem seus países conversarem mais.

Como tudo isso começou? Foi idéia de uma criança! Em 2003 a então ministra do Meio Ambiente Marina Silva levou para casa o projeto da I Conferência de Meio Ambiente e sua filha que queria a atenção da mãe foi querer saber o que a roubava, Marina explicou que se tratava de uma Conferência onde as pessoas teriam voz para interferir na políticas públicas e a filha falou: – E crianças como eu não poderão dar opinião? – Pronto! Estava criada a idéia e a então ministra, percebendo que as crianças e adolescentes tinham muito o que contribuir, assumiu a responsabilidade. Desde então o Brasil já fez três Conferências, envolvendo mais de 20 mil escolas. Durante a segunda Conferência Nacional brasileira, em 2006, observadores internacionais disseram: – O Brasil precisa compartilhar com o mundo essa experiência! Aí o governo brasileiro, através do Ministério da Educação, tratou de convidar todos os países com que mantém relações a participarem do processo. Durante a III Conferência Nacional, mais de 40 países mandaram representantes para vivenciar o processo e o Brasil exportou essa tecnologia educacional participativa que utiliza metodologias poderosas de compartilhamento de responsabilidades e ações, partindo das escolas e comunidades. Sim, tod@s nós temos responsabilidades que são proporcionais ao acesso à informações, e tod@s os seres humanos precisam assumir essas responsabilidades e colocá-las em prática agora, agindo. Por isso na CONFINT @s delegad@s escreveram a Carta das Responsabilidades e Ações, dizendo como vão cuidar do planeta. Tiveram vivências artísticas, e diversas oficinas de tecnologias sustentáveis como Sistemas Agroflorestais, sistemas de reuso da água, utilização da energia solar e muitas outras. Ninguém usava descartáveis no evento, tod@s tinham suas canecas e garrafinhas, o pessoal da limpeza até comentou: – “Engraçado, tanta gente e ninguém suja muito o local, dá até para limpar coisas que nunca sobra tempo.” – Com isso, deixavam tudo sempre limpo e até brilhando. Aliás, as pessoas da segurança, da cozinha, do posto médico… tod@s se envolveram muito, ficaram tristes quando as delegações começaram a ir embora e fizeram muitas amizades também.

Tudo isso aconteceu frente ao desafio civilizatório sem precedentes na história da humanidade, da sustentabilidade da vida, que está colocado agora, no presente. Diante disso fica o convite de formarmos uma rede de cuidados com o planeta, a nossa Mãe Terra, como nos disse Leonardo Boff, que se emocionou muito no encerramento da CONFINT. Essa rede está se formando na comunidade virtual de aprendizagem: www.vamoscuidardoplaneta.net, e tod@s podem participar! Participando desse projeto maravilhoso eu senti a verdadeira alegria de Ser Brasileira!!!

Mais notícias sobre o CONFINT:

http://inteligencia-de-mercado.blogspot.com/2010/06/confint.html

Comentários
  • Noeme Carvalho 4996 dias atrás

    Naiara querida,
    Estou muito orgulhosa de ser sua amiga e colega!
    Fiquei imaginando se parte de minha geração, anterior à sua, hoje no poder, tivesse não somente sonhado e lutado pela liberdade, mas vivenciado e construído um futuro pautado no absoluto respeito à vida, que se manifesta desde o átomo até o Universo.
    Somos irmãos, pais, mães e portanto, artífices da vida.
    Somos co-responsáveis pelas crianças africanas portadoras de HIV, pelos desterrados do Oriente, pelas plantas e bichos dizimados pelas queimadas e degradação da terra.
    Você e tantos outros jovens do nosso planeta estão fazendo o que não fizemos!
    Grata por mim, pelos filhos e netos, bisnetos da Terra.
    Com muito carinho e respeito,
    Noeme

  • Gentil Lucena / Brasília 5006 dias atrás

    Querida Naiara, belíssima sua matéria. Parabéns para você e para todos os que fizeram acontecer a CONFINT!. Bj, Gentil

  • Maria do Socorro Pereira Gonçalves 5006 dias atrás

    Naiara, seu texto me fez conectar com sonhos, sonhos possíveis, sonhos realizados. Saciou minha curiosidade com relação aos EUA e Palestina. Nos mostra (seu texto) como a coragem e o afeto são instrumentos desafiadores para o processo de mudança. Interpolar resistências colocando aqueles jovens para, num momento de descanso, compartilharem do mesmo teto é de fato encorajadora a decisão. Me orgulho também de ser brasileira.Parabéns Naiara. Abçs. Socorro.

  • Vânia Martins Rodreiguez – Betim 5027 dias atrás

    Naiara
    Boa noite!
    Excelente seu artigo, além de emocionante, é também propositivo.
    Bom saber que ainda existem pessoas como vc, que ainda acreditam que só a responsabilidade política ecológica pode salvar o nosso planeta.
    Após ler seu texto, eu também estou orgulhosa de ser brasileira.
    Mais uma vez, parabéns.
    Bj,
    Vânia

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!