Exposição de esculturas do modernista Alfredo Ceschiatti no Palácio da Liberdade

Publicado por Nádia Campos 22 de fevereiro de 2022

Exposição de esculturas do modernista Alfredo Ceschiatti no Palácio da Liberdade

Minas Gerais celebra o centenário da semana de 22 com a exposição do escultor modernista Alfredo Ceschiatti – Recortes Modernos, patrocinada pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerias, conta com obras que compreendem o período de 1942 a 1969. São 13 esculturas de Ceschiatti, em um recorte especial da obra deste que é um dos mais notáveis expoentes nomes do modernismo brasileiro e mundial.

Artista plástico e escultor brasileiro nascido em Belo Horizonte (1918), Alfredo Ceschiatti ficou mais conhecido como criador de obras para decoração de prédios projetados por Oscar Niemeyer, de quem foi constante colaborador. Antes de se consagrar à escultura, viajou pela Europa (1938), especialmente pela Itália, de onde traz muita referência da produção escultórica romana. Voltou ao Brasil e entrou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (1940). Três anos depois começou a ser premiado e ganhou diversas medalhas na divisão moderna do Salão Nacional de Belas Artes, inclusive o de uma viagem ao exterior (1945) pelo baixo-relevo do batistério da igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte.

Deu início a sua colaboração com Niemeyer, inclusive com várias encomendas para a construção de Brasília, como As Banhistas ou As Iaras, em bronze, no espelho d’água do Palácio da Alvorada; A Justiça, em granito, em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal; Os Anjos e Os Evangelistas, na catedral; e As Gêmeas, em bronze, na cobertura do Palácio do Itamaraty. Na Nova Cap, também ensinou escultura e desenho na Universidade de Brasília (1963-1965). No Rio de Janeiro, cidade onde morreu (1989), fez as figuras representativas para as forças armadas no monumento aos mortos da segunda guerra mundial.

EVENTO: Presencial

Artes Visuais

DATA: até 13/03/2022

HORÁRIO 10:00 às 15:00

LOCAL: Palácio da Liberdade – Praça da Liberdade – Belo Horizonte – MG

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

Gratuito

SITE  www.secult.mg.gov.br

INGRESSOS: disponíveis em www.sympla.com.br/appa

 

Confira outros eventos virtuais e presenciais sobre a Semana de Arte moderna no seguinte sítio:

https://agendatarsila.com.br/programacao/

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!