Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Publicado por Vanessa Duarte em Cidadania, Politicas Urbanas

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Moradores do bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, se mobilizam há vários meses para conseguir a interdição do estabelecimento pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Os moradores se indignaram por vários motivos contra as atividades do depósito de gás localizado na Rua Conselheiro Lafaiete. Eles reclamam do barulho, principalmente durante a madrugada, com intensa movimentação de motos que aceleram fortemente e buzinam durante muito tempo para acordar o vigia. Além deste incômodo os funcionários são vistos fumando próximo aos botijões e até fazendo churrasco no local, o que é contra qualquer norma de segurança para estabelecimentos que lidam com produtos inflamáveis.

Os vizinhos fizeram diversas denúncias à Prefeitura de Belo Horizonte, principalmente porque o depósito foi instalado em um quarteirão densamente ocupado por prédios residenciais. Na última quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros, a partir de telefonemas de denúncias dos vizinhos, esteve no local e os funcionários foram flagrados fazendo churrasco na área interna do depósito.

Aurélia Maria, moradora do bairro, disse ao Portal Metro que o problema é antigo. “Desde 2008, quando abriram o depósito, os moradores tentam interditá-lo, mas nada havia sido feito. Todas as vezes que ligávamos para a prefeitura eles pedem para aguardar dizendo que iam resolver. Todos sabem que o depósito nunca teve alvará e que aqui não é um local apropriado para essa atividade”.

Outro morador da região denuncia mais irregularidades do depósito, “Até dezembro eles mantinham um monte de madeira seca próxima a área onde ficavam os botijões, e tivemos que ligar várias vezes para a SLU para conseguir que eles removessem a madeira”, relata Milton Tavares. Outra moradora também acusa os funcionários do depósito por maus tratos aos animais, citando o caso de uma cadela de guarda que foi levada à morte por maus tratos. A cadela não tinha abrigo e era deixada amarrada tomando chuva.

Sexta-feira (19) agentes da fiscalização da prefeitura foram ao estabelecimento e comprovaram as denúncias. O depósito foi interditado, mas segundo os vizinhos no dia seguinte as atividades continuaram normalmente.

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Irma de Moura, Assessora de Comunicação da Regional Leste da PBH confirmou que a fiscalização esteve no depósito na sexta-feira, dia 19/3 e, após receber outras denúncias, voltou ao estabelecimento na manhã desta segunda-feira, (22). Segundo Irma o local está interditado pela prefeitura e não pode exercer nenhuma atividade.

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

A reportagem do Portal Metro apurou que os botijões agora ficam dentro de camionetes na área de estacionamento externa ao depósito e que o número de telefone anunciado continua atendendo normalmente. As motos continuam fazendo as entregas, inclusive de madrugada, se abastecendo dos botijões armazenados nas camionetes. A partir de 22 horas a camionete com os botijões é guardada na área interditada, saindo logo no ínício da manhã, o que desrespeita a determinação da fiscalização municipal.

O cartaz de interdição colocado pela prefeitura foi arrancado pelos funcionários do depósito e em seu lugar foi colado outro com os dizeres: “Gás seguro aqui. Revenda Legal. Segurança e qualidade para você e sua família”. Segundo os moradores apenas a lacradura do portão com corrente e cadeado é que vai garantir a efetiva interdição do estabelecimento que consideram ilegal.

Hélio Pereira de Freitas, proprietário do depósito, disse que segue todas as normas de segurança regulamentadas pela ANVISA para comercialização de gás. Segundo ele, desde que o depósito foi interditado a venda foi suspensa e os botijões retirados do local, “Temos todos os documentos em dia e estamos providenciando o alvará de funcionamento junto à prefeitura”. Sobre as denúncias dos moradores de que os funcionários estariam fumando e fazendo churrasco próximo aos botijões, Hélio disse desconhecer o assunto.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Cidadania Politicas Urbanas

Vanessa Duarte -
21 Comentários
  1. Felipe/Sagrada Família/BH

    Realmente há vários meses temos este problema, além de incômodo por ruídos durante a noite e madrugada, existe da nossa parte, grande preocupação ao saber que na nossa rua existe um estabelecimento que trabalha com uma grande quantidade de produto inflamável e tem um descuido enorme com a segurança do estabelecimento. Espero que a fiscalização continue pressionando e as atividades deste estabelecimento não sejam reestabelecidas.

    • REALMENTE E MUITA FALTA DE RESPEITO DEPOSITO DE GAS TERIA QUE FUNCIONAR DE 8 DA MANHA AS 8 DA NOITE MAIS NEM UM MINUTO AQUI NA MINHA CIDADE FUNCIONA E ASSIM PRINCIPALMENTE O MEU DEPOSITO DE GAS.

    • rene

      como denuncia

  2. Andréa/Santa Lúcia/BH

    Esperamos que o Poder Público, que tem o DEVER de proteger o cidadão, aja efetivamente.Quantas famílias na região estão em risco de explosões e acidentes? Que a fiscalização seja realizada com o objetivo de garantir a segurança da comunidade!

  3. Adma/Tijuca/Contagem

    Acho que nem precisaria de mobilização para a retirada deste depósito de gás, pois esta colocando em risco a vida de muitas pessoas, inclusive minha familia, espero que seja realmente fechado e que não esperem um desastre acontecer.

  4. Edna - Sagrada Família - BH

    Tudo isto que foi dito é verdade, o que me faz ficar indignada é que essas pessoas que se encontram no local são ousados, pois além de terem removido a faixa de interdição, continuam fazendo muito barulho à noite e principalmente de madrugada. Isso demonstra que não tem qualquer respeito por nós. Não está dando para aguentar ainda mais para nós pessoas que possuem sono leve e que necessitam acordar cedo para trabalhar no dia seguinte. Por favor… que seja dada uma solução o mais rápido possível.

  5. Jorge - Bairro Sagrada Família - BH

    Eu como vizinho também estou insatisfeito. Acontecem eventos incoerentes com o ambiente. O local é altamente inflamável,e por várias vezes, vimos acontecer churrasco e até soldas elétricas que são realizadas dentro deste mesmo ambiente quando é feita manutenção nos suportes de botijões que utilizam nas motos. Além é claro, do enorme barulho, total falta de respeito com os moradores. Solicito e acredito que as autoridades irão tomar providências urgentes, antes que algo mais sério aconteça.

  6. Marcos/Sagrada familia

    Pessoal não vamos desistir da luta, apesar da interdição, eles continuam com a venda, com barulhos, e com a motos com um cartaz fazendo propaganda da venda de gas no local.
    Nos como vizinhos não podemos cruzar os braços. A Utilbras tambem é responsavel por alugar um lote para um deposito de gas sem antes verificar as documentações necessárias.

  7. Aurelia/Sag.Familia

    Que paz esse local interditado, podemos ficar mais seguros sabendo que nao corremos o risco de explosão, pque eles não tinham absolutamente nenhuma segurança nem alvará de licença pelo que nos foi informado.

  8. Antonio - Ipojuca PE

    Na minha opinião acho que dentro do perímetro urbano não deria ser instalado deposito de Gás, para não expor o cidadão ao risco e não sofre consequencias futuras. Eu moro ao lado de um deposito que está provocando na minha casa rachaduras nas paredes e sem falar dos transtornos nas manhãs pois sempre acordo com o barulho causados pelo manuseio dos botijões. É irritante essa situação e não sei a quem recorrer.

    Antonio Santos

  9. Caro Marcos e moradores do Bairro Sagrada Família. Em resposta ao comentário acima, devo lhes informar que o papel da Utilbras é intermediar e admnistrar os imóveis (proprietário vs inquilino). Antes do inquilino alugar, sim é checado e verificado toda documentação que é necessária para a conclusão da locação. Infelizmente não cabe a Utilbrás interferir em problemas sociais que ocorrem ao decorrer da locação.Se existe um depósito de gás, e até hoje ele ainda está em funcionamento,é porque existe o AVAL da prefeitura. Caso os problemas persistem, não hesitem em chamar a policia.
    Qualquer dúvida ou informação favor entrarem em contato.

    Atenciosamente,
    Diarney Cruz

  10. Roberta

    Felizes são vcs q conseguiram interditar esse depósito pois o mesmo só mudou de endereço e continua pertubando os moradores agora no bairro Jaqueline na Região Norte

  11. Cristina

    Mudou nada, sempre esteve la, na R. Agenor de Paula EStrela, com os mesmos problemas relatados acima, talvez ate piores….

  12. Lucas

    Prezados colegas, com o intuito de amenizar os problemas que observei acima, informo que através de abaixo assinado distribuido junto ao Cartório de Imóveis e Registros endereçado para a Prefeitura Municipal com a assinatura dos vizinhos e demais moradores envolvido vocês poderão iniciar uma boa discussão junto a Prefeitura do Município. Segue abaixo modelo:

    ABAIXO ASSINADO

    Nos, moradores do bairro…………… abaixo assinados, de maneira inequívoca, endossamos e manifestamos a nossa contrariedade e oposição quanto a instatalação de uma revenda de G.L.P. (depósito de gás) na Avenida …………nº ….., bairro Vila Xavier, nesta cidade de Araraquara, Estado de São Paulo, por motivos de segurança e pelos mesmos serem vizinhos de casas e dois grandes condomínios de apartamentos. Pela expressão da verdade firmamos o presente.

    NOME R.G. ENDEREÇO ASSINATURA

  13. samara

    deixe o povo trabalhar cambada de mineiros idiotas isso nao tem nada haver porque sou uma revendedora em sao paulo .

  14. Acho correto os vizinhos reclamarem. Existem normas e regras para se trabalhar com esse produto, é perigoso e muitas vezes não tem toda a segurança devida, colocando em risco todos os que estão em volta, não é fácil obter documentação, mas não é impossível, sou mineiro e tenho depósito de Gás em SP. Concordo que não se pode trabalhar se não estiver dentro da legalidade.

  15. rafael

    Acho que o respeito com o próximo é essencial em qualquer circunstância. Nesse caso acho que o dono do deposito foi muito imprudente e faltou com respeito para com seus vizinhos. Agora tudo se resolve na conversa alguém tentou passar o problema ao proprietário ou já foram logo fazer reclamação na prefeitura? tem de haver um bom senso de ambas partes. por que eles estão trabalhando né?

  16. Flavio braga

    O meu Problema aqui é o Barulho de Domingo a Domingo, não pára.Não sei mais oq fazer como denunciar esse deposito, eles jogam os butijões com tanta força no chão q treme tudo aki em casa.por favor me deem uma solução.

  17. jairo

    EU ACHO Q OS VIZINHOS NAO DEVERIA PEDIR PRA FECHAR , MAS SIM PRA SE REGULARIZAR PORQ A LEI NAO IMPEDE TER UM DEPOSITO DE GAS NO CENTRO DA CIDADE , NAO PODE PROXIMO A COLEGIO E HOSPITAL , MAS NAO É O CASO … PORQ ISSO BENEFICIA A POPULAÇAO VIZINHA E GERA EMPREGOS MUITOS PAIS DE FAMILIAS DEPENDEM DESSE DEPOSITO PRA TEREM SEU TRABALHO. ACREDITO Q A CONCORRENCIA Q DEVE ESTAR COLOCANDO ISSO NA CABEÇAS DESSAS PESSOAS PRA FECHAR OU ALGUEM Q DENUCIOU QUER COLOCAR UM DEPOSITO AI .

    • JAIRO
      VC DEVE SER DONO DE UM DEPOSITO DE GAS.JA EXPERIMENTOU MORAR AO LADO DE UM?EU MORO E DIGO E UM INFERNO EM VIDA.BARULHO,CHEIRO DE GAS ,SEM CONTAR O PERIGO QUE CORREMOS.NINQUEM PERDE O EMPREGO POR FICAR LONGE.E QUEM FALOU QUE NAO E PROIBIDO NO CENTRO DA CIDADE UM DEPOSITO DE GAS?SO VC MESMO.

  18. Roberto

    voces querem uma entrega rapida mas não querem morar perto de um deposito, não entendo se analisarmos dentro da cidade, lugar nenhum esta adequado para ter um deposito, pois toda cidade ja esta cheia e você com seu deposito estará sempre perto de uma residencia, não concordo com um churrasco dentro de um ambiente inflamavel mas todo mundo tem direito a se enquadrar para poder trabalhar.

Deixe um comentário