Español
Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Entulho

Publicado por Sebastião Verly em Residuos Sólidos e Saneamento
data: 02/07/2009

image001
Usina de Reciclagem de Entulhos

Como participante do Grupo Gestor de Entulho da Superintendência da Limpeza Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, SLU/PBH, gostaria de tecer algumas considerações sobre essa importante questão para a cidade, para o meio ambiente e para os cidadãos, mesmo os mais simples, que estão sujeitos, de tempos em tempos, a fazer alguma reforma em suas habitações que geram entulho.

Primeiramente, entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício de construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.

O entulho de construção compõe-se, portanto, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.

O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a trituração em equipamentos apropriados.

Os resíduos encontrados predominantemente no entulho, que são recicláveis para a produção de agregados, pertencem a dois grupos:

Grupo I – compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto.

Grupo II – materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.

Existe um terceiro grupo de materiais cuja reciclagem ainda é extremamente onerosa.

Grupo III – materiais não-recicláveis: solo, gesso, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor. Desses materiais, alguns são passíveis de serem selecionados e encaminhados para outros usos. Assim, embalagens de papel e papelão, madeira e mesmo vidro e metal podem ser recolhidos para reutilização ou reciclagem.

Cerca de 40% dos resíduos coletados diariamente em Belo Horizonte é entulho da construção civil. O Programa de Reciclagem de Entulho objetiva promover a recuperação da qualidade do meio ambiente urbano e gerar material de construção reaproveitando o entulho. O material reciclado serve para aplicações na construção civil, em substituição à areia e brita ou na execução de sub-base de vias de trânsito.

O entulho muitas vezes é destinado de forma inadequada, seja pelos próprios geradores, seja por caçambeiros ou carroceiros ilegais. Anualmente a Prefeitura de Belo Horizonte gasta milhões de reais no recolhimento de restos de obras e reformas que são simplesmente jogados em ruas e terrenos baldios da cidade.

A resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, em vigor desde janeiro de 2003, estabelece que é responsabilidade do gerador de entulho dar a “destinação ambientalmente adequada aos resíduos da construção civil”. Neste caso, entenda-se por construção civil tanto a reforma que o cidadão comum faz em sua casa quanto nos prédios e edificações levantadas por grandes empresas. A mesma resolução diz que é responsabilidade dos órgãos municipais estabelecer diretrizes e procedimentos para que os geradores de entulho possam descartá-lo adequadamente.

Uma das iniciativas da Prefeitura de BH no sentido de obedecer à resolução do Conama é utilizar as 29 Unidades de Recebimentos de Pequenos Volumes – URPVs já em funcionamento. As URPVs, como mostra a foto, são locais em que o pequeno gerador de entulho pode depositar até 2 metros cúbicos de resíduos por dia. A partir daí o material é enviado para três usinas de reciclagem de entulhos situadas nos Bairros Bandeirantes (Pampulha), Estoril e Jardim Filadélfia (BR 040, sentido Sete Lagoas).

A idéia é implantar URPV em todas as áreas onde haja grande deposição de resíduos por pequenos geradores. A idéia é facilitar a vida do cidadão comum. Ele entrega o seu entulho no local e sabe que, a partir de então, não precisará mais de se preocupar com o destino que lhe é dado (descarte ou reciclagem).

Além disso, não apenas o entulho comum é recebido nessas áreas: restos de podas e “bagulhos” (sofás velhos, eletrodomésticos quebrados etc.) também são aceitos.

Empresas de recolhimento

É muito comum encontrar caçambas de entulho encostadas pelas ruas da cidade. Existem muitas empresas de recolhimento, mas a contratação de seus serviços exige certa cautela. Em primeiro lugar, é importante exigir do prestador de serviço comprovante de seu cadastro junto à Prefeitura. Se o volume de entulho for significativo é prudente a assinatura de um contrato que especifique as responsabilidades da empresa com relação ao local de destino.

É exigido das empresas de recolhimento, para cada viagem, a emissão de um documento chamado Controle de Transporte de Resíduos – CTR, emitido em três vias: uma para o contratante, uma para o contratado e outra para o local responsável pelo recebimento do entulho. O CTR garante que o material recolhido teve destinação adequada. O contratante tem o direito de exigir a via do documento que lhe é destinada para se resguardar de problemas futuros.

image002
URPV recebendo entulhos

image003
Disposição irregular de entulho

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Residuos Sólidos e Saneamento

Sebastião Verly - Sociólogo, Cronista, residente em Belo Horizonte - MG.
8 Comentários
  1. Elói Nardi - Apucarana - Paraná

    Parabens pela forma de demonstrar a simplicidade das soluções para problemas aparentemente complexos. É preciso difundir estas boas políticas. Aqui se trata de Política com P maiúsculo.

  2. Marcos Leonel - Pompéu - MG

    Excelente matéria e importante para o setor da construção civil para aproveitamento de parte para produção de agregados, precisamos de divulgar e atuar.

  3. Junior - Baddy Bassitt/SP

    Junior, de Baddy Bassitt – SP escreveu:
    eu estou querendo montar uma recicladora de entulhos aqui na minha cidade Bady Bassitt, interior São Paulo, mas queria saber a respeito da máquina de moer entulho se vocês sabem onde podemos adquiri-la.
    Estou esperando o contato muito obrigado
    Atenciosamente

  4. Sebastião Verly - autor

    Resposta do Autor:
    Prezado Júnior, a máquina para reciclagem de entulho é uma britadora comum, e pode ser adquirida em firmas que fornecem equipamentos para pedreiras. Quando aos ajustes operacionais seria bom se ele viesse a BH visitar uma das três Usinas de Reciclagem de entulho.
    Atenciosamente.
    Sebastião Verly

  5. jaqueline

    Olá, tenho uma dúvida
    Tenho uma empresa de locação de caçamba e essa seria uma solução para nossos problemas. Pois na minha cidade, não temos apoio da prefeitura, alias nem a propria possui um lugar para depositar entulhos.
    Só que queria saber, quais burocracias temos que enfrentar, tipo ambiental para obter uma maquina e trabalhar?
    Se puder me ajudar agradeço muito.
    Fico no aguardo.

  6. Sebastiao Verly

    Primeiramente, seria bom que você viesse a Belo Horizonte e conhecesse o funcionamento na prática. È fundamental conhecer a legislação pertinente, especialmente a Lei 12.305 e o Decreto 7.404 que regulamenta a política nacional de resíduos sólidos.
    Outra norma essencial para operacionalizar o tema é a Resolução 307 do Conama.
    Seria bom se eu soubesse qual é a cidade, pois é necessário ter Área de Triagem e Transbordo. Outro ponto que pode contar com a parceria da Prefeitura é o aproveitamento dos materiais reciclados. Pode servir para base de pavimentação como são usados em BH ou ainda um trabalho de inclusão social que é a fabricação de blocos e outros artefatos entregues a poppulações carentes. O ideal é um contato com o órgão responsável aqui em BH, a SLU em seu Departamento de Progamas Especiais, cuja responsável é a Arquiteta Aurora Pedersolli.
    Meu email na Prefeitura é verly@pbh.gov.br. Mande um email para lá que repasso à Chefe do Departamento citado. Um abraço.
    Verly

  7. Otavio Fredi

    Gostaria de obter mais informações sobre a maquina de moer entulho, e que se possivel passasse um numero de telefone para contatos sou do interior de São Paulo de Ribeirão Bonito. Fico no aguardo obrigado pela atenção .

  8. W7master Software

    Gostaria de apresentar nosso sistema de controle de empresa de locação de caçamba de entulho

    Agende sua apresentação online, e conheça mais sobre nosso produto.

    Produto pode ser personalizado para atender 100% suas necessidades.

    http://www.w7master.com.br

    Sistema sem mensalidade.

    Contato: (11) 432-9681 / (11) 97622-1053 Whatsapp

    Contato@w7master.com.br
    http://www.w7master.com.br

Deixe um comentário