Dia do amigo ou da amizade – parte 1

Publicado por Sebastião Verly 21 de julho de 2023

Dia do amigo ou da amizade – parte 1
“A amizade é uma alma com dois corpos” (lápide no túmulo do meu pai -1955).

Confúcio dizia: “Para conhecer os amigos é preciso passar pelo sucesso e pelo fracasso. No sucesso conhecemos a quantidade e no fracasso a qualidade”.

“Afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas”. Segundo o dicionário Aurélio, isso é que é amizade. Durante o curso de nossa vida, muitas pessoas vêm e vão, no entanto, só os amigos permanecem conosco até o fim, e mesmo que não estejam fisicamente presentes o tempo todo, a gente sabe que existem.

O Dia do Amigo foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Festejando a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de 4.000 cartas para diversos países e idiomas propondo instituir o Dia do Amigo.

Atualmente, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, quando as pessoas declaram sua amizade umas às outras e há quem se abrace e até dê presentes. Em 27 de abril de 2011, a ONU convidou todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

No Brasil, o dia do amigo é comemorado também em 18 de abril.

Tudo bem! Quanto mais dias tivermos para comemorar nossas amizades, melhor. O que realmente importa é lembrar bastante das nossas belas amizades, amigos e amigas de todos os tempos e épocas. São lembranças que nos trazem alegria e desejo de viver mais.

A letra da música do Roberto Carlos diz “Eu quero ter um milhão de amigos”, mas a experiência mostra que a amizade deve ser avaliada muito mais pela qualidade das pessoas amigas do que pela quantidade.

Amizade é sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas. É companheirismo, cumplicidade, lealdade, compreensão, altruísmo e muito mais.

Sentimos um contentamento incrível quando aquela pessoa que tanto gostamos, chega em nossa casa e age como se estivesse na dela: fuça a geladeira, bebe e come o que quiser que tenha ali dentro. E ainda brinca com gente quando não acha o que esperava: “Você tem que ter sempre, isso ou aquilo, para me oferecer!”. E solta uma boa risada… Demonstram intimidade, até para nos xingar amavelmente. E nos defende com unhas e dentes se alguém ousa fazer o mesmo.

A amizade é um dom supremo. Baseia-se no amor, na compreensão, na fraternidade, na sinceridade e na dedicação. Esse dom sublime faz um bem danado à vida. Tanto a mente, o corpo e o coração sentem-se alegres e felizes diante de pessoas amigas. A amizade é fundamental para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu.

Pessoas amigas dedicam-nos muito mais do que o tempo e atenção. Oferecem afeto, carinho, aliança e apoio sempre que necessário.

Toda amizade é um presente divino. A amizade em muitos casos surge assim de repente e ganha logo uma solidez impressionante. Outras levam tempo para consolidar e tornam-se tão boas quanto as demais. São amizades testadas pelo tempo e sabem que enfrentarão com solidez as tempestades.

A experiência nos ensina que o relacionamento de amizade permite a desculpa e o perdão e traz a aceitação de condutas e posturas que aprendemos a compreender. Aprendemos também que a construção da amizade tem de ser feita com o maior capricho e zelo. Pode levar tempo. O importante é que seja sólida, testada com os desafios da vida e sustentável haja o que houver.

As pessoas amigas são próprias de fases: de infância, da rua, da escola, do curso médio, dos cursos de inglês, da faculdade, da prática esportiva, de passeios, das viagens, da cantoria, do emprego, da dança, da capoeira, da academia …

Com pessoas amigas estudamos para provas e concursos, fizemos trabalhos escolares em comum.

Churrascos, feijoadas, vinhos e cervejas, chás e confraternizações sempre estimularam amizade e convivência.

Nossa memória traz de volta proezas, ações, aventuras que fizemos com pessoas amigas.

Compartilhamos confidências. E só guardávamos os segredos dos amores e namoros, mesmo assim havia bastante proximidade.

Veio a formatura e, de quebra, mais promessas de aproximação, união, em suma, confirmação da amizade para sempre.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!