Español
Tamanho da Letra: [A-] [A+]

MST promove Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras

Publicado por Nádia Campos em Cultura e Arte
data: 01/06/2009

fotos-joao-ba-e-pereira

O V Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras “Os Mestres e Mestras do Saber Popular” aconteceu nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo) de maio passados no Centro de Formação Sócio-Agrícola Dom Hélder Câmara em Ribeirão Preto – SP. Foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB).
Embaixo de uma figueira enorme se apresentaram mestres, tocadores, cantadores ligados à vida no campo e em defesa de um sonho de habitar e semear neste mundo com dignidade e paz!
Na abertura foi apresentado o poema de Mario Benedetti que deixou este mundo no dia 17 de maio passado, aos 88 anos, ainda com esperanças de um despertar. Lembrando-nos, perguntou “Por que Cantamos?”.

Estiveram no cenário aproximadamente 60 violeiros, assim como no público, gente de todas as idades. Foi também homenageado pelo movimento o menestrel trovador Dércio Marques, por anos de canto engajado e libertador de mentes e corações. Tocaram grandes violeiros como Pereira da Viola, Joacir Ornelas, Chico Moreira, Levi Ramiro, Luiz Salgado, Wilson Dias, Paulo Mourão, Gustavo Guimarães e outros muitos. A presença do mestre João Bá com seu canto cheio de beleza e de amor foi constante.

Fica a reflexão da importância da música nas manifestações pela transformação coletiva do ser humano.

image001

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Cultura e Arte

Nádia Campos - Cantora, compositora e arte-educadora.
2 Comentários
  1. Paulo Mourão Ilhéus - BA

    Ei Nádia, grato pela lembrança. Beijo grande, abraço irmão, Paulo Mourão

  2. Nadia Campos Belo horizonte

    Paulo, claro que tinha que lembrar de você!
    Por onde andas passarinho?
    Abraço de la hermana,
    Nádia Campos

Deixe um comentário