MST promove Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras

Publicado por Nádia Campos 1 de junho de 2009

fotos-joao-ba-e-pereira

O V Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras “Os Mestres e Mestras do Saber Popular” aconteceu nos dias 23 (sábado) e 24 (domingo) de maio passados no Centro de Formação Sócio-Agrícola Dom Hélder Câmara em Ribeirão Preto – SP. Foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Associação Nacional de Violeiros do Brasil (ANVB).
Embaixo de uma figueira enorme se apresentaram mestres, tocadores, cantadores ligados à vida no campo e em defesa de um sonho de habitar e semear neste mundo com dignidade e paz!
Na abertura foi apresentado o poema de Mario Benedetti que deixou este mundo no dia 17 de maio passado, aos 88 anos, ainda com esperanças de um despertar. Lembrando-nos, perguntou “Por que Cantamos?”.

Estiveram no cenário aproximadamente 60 violeiros, assim como no público, gente de todas as idades. Foi também homenageado pelo movimento o menestrel trovador Dércio Marques, por anos de canto engajado e libertador de mentes e corações. Tocaram grandes violeiros como Pereira da Viola, Joacir Ornelas, Chico Moreira, Levi Ramiro, Luiz Salgado, Wilson Dias, Paulo Mourão, Gustavo Guimarães e outros muitos. A presença do mestre João Bá com seu canto cheio de beleza e de amor foi constante.

Fica a reflexão da importância da música nas manifestações pela transformação coletiva do ser humano.

image001

Comentários
  • Nadia Campos Belo horizonte 5303 dias atrás

    Paulo, claro que tinha que lembrar de você!
    Por onde andas passarinho?
    Abraço de la hermana,
    Nádia Campos

  • Paulo Mourão Ilhéus – BA 5334 dias atrás

    Ei Nádia, grato pela lembrança. Beijo grande, abraço irmão, Paulo Mourão

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!