VivaViola – Canta Minas e Gerais

Publicado por Editor 21 de outubro de 2016
Foto: Nilce Gomes
Foto: Nilce Gomes

Joaci Ornelas, Pereira da Viola, Gustavo Guimarães, Wilson Dias e Bilora
Participações: Letícia Leal, Dito Rodrigues & Quincas da Viola
22/10/2016 – Sábado – 21h
Grande Teatro do Sesc Palladium
R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro
Belo Horizonte – MG
R$30/15
Na bilheteria e no site ingresso.com
Informações: 31 3270-8100

Estacionamento no canteiro central da Av Augusto de Lima após 20h

Os compositores mineiros – Fernando Brant, Milton Nascimento, Tavinho Moura, Murilo Antunes, Goiá, Belmonte, Celso Adolfo, Flávio Henrique, Chico Amaral, Tião Carreiro e Pardinho – que marcaram um capítulo especial da história da cultura brasileira, serão homenageados nas vozes e violas dos cantores e compositores Bilora, Joaci Ornelas, Gustavo Guimarães, Pereira da Viola e Wilson Dias no espetáculo “VivaViola – Canta Minas e Gerais” que acontecerá no dia 22 de outubro de 2016 às 21:00 no Grande Teatro do Sesc Palladium com participações especiais de Letícia Leal e Dito Rodrigues & Quincas da Viola. A banda será composta por Gladson Braga (percuteria), Pedro Gomes (baixo) e Wallace Gomes (violão).

VivaViola

O movimento VivaViola reúne cinco importantes e talentosos violeiros, cantadores e compositores de Minas: Bilora, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias. Há oito anos iniciavam, no Teatro Alterosa, um encontro de violeiros que viria se tornar um dos mais importantes movimentos de criação e difusão da música de violas em Minas e no Brasil.

Naquele momento, foi um encontro mais espontâneo e despretensioso, e contava com as participações do poeta, escritor e jornalista João Evangelista Rodrigues e do violeiro Chico Lobo. Nesse período de 2008 a 2014, foram muitas cantorias, participações, projetos e dois CDS lançados.

O primeiro projeto foi o VivaViola – 60 cordas em movimento – Turnê Estrada Real, uma série de shows no Circuito Cultural da Estrada Real em cidades históricas de Minas e Rio de Janeiro. Paralelamente aos shows, gravações e lançamentos dos CDs, foram desenvolvidas mais dez ações socioculturais em comunidades rurais ligadas aos violeiros. O intuito das ações que pretende ser permanente é fortalecer a cultura popular de cada comunidade envolvida, com foco principal na música, dança, religiosidade, culinária e meio ambiente.

O CD VivaViola – “Viva a Cantoria”, lançado em maio de 2014 em Belo Horizonte, foi o segundo disco depois do grande sucesso da trajetória do grupo e o lançamento do primeiro CD “VivaViola – Sessenta Cordas em Movimento” em 2010.

Símbolo do coletivo, do mutirão, o VivaViola procura desenvolver uma visão mais completa e contemporânea do universo da viola, além de refletir sobre os valores tradicionais. Apresenta o universo da viola em vista a sua importância e seu ressurgimento como expressão artístico cultural; revigora a existência de uma coletividade em permanente diálogo com o contemporâneo e a tradição, no âmbito da música mineira e brasileira.

A musicalidade do VivaViola é a soma de cada talento e criatividade individual dos violeiros integrantes. Cada um vem de uma região diferente de Minas, cada um tem sua história e um sotaque que lhes é peculiar, mas que se unificam em um elo comum a todos: a cultura popular e o gosto pela viola. No coletivo trazem uma diversidade de toques de viola, ritmos e uma riqueza poética a partir das vivências de cada um e sua relação com seu lugar de origem, seus sonhos, sentimentos e sua caminhada pelo mundo. Sentimento este muito bem descrito pelo jornalista e escritor Carlos Felipe: “Como viola atrai viola, num visgo que ninguém sabe explicar, eles se juntaram. Muitas vezes. Nas conversas de amigos, nos saraus de poesias, nos palcos da vida, nos fuzuês de chão batido, nas saudações dos santos e nos encantamentos guardados dentro da alma, só aflorando quando o coração já não aguenta mais. E foi assim neste emaranhado de emoções – em que as batidas da alma se misturam com as cordas da viola.”.

Instituto VivaViola

O Instituto VivaViola, fundado em 2014, entidade civil de caráter sociocultural, tem por finalidade desenvolver estudos, projetos, pesquisas programas e ações de preservação, fomento, registro e difusão da música de viola e da cultura popular, projetos, programa e ações para o desenvolvimento e aperfeiçoamento educacional integrado aos saberes e à cultura popular de tradição, projetos, programas e ações de preservação do meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade da economia solidária e geração de renda bem como defender os interesses dos violeiros e dos profissionais relacionados ao universo da viola, assim entendidas: viola caipira, viola fandangueira, viola de coxo, viola brasileira, viola nordestina, viola de arame, viola de 10 cordas.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!