Urbano Medeiros

Publicado por Editor 30 de dezembro de 2009

Urbano Medeiros

Urbano Medeiros é um saxofonista reconhecido internacionalmente. Radicado em Pará de Minas, Minas Gerais, com 56 anos, é casado, tem três filhos e um neto.

Nasceu numa família judaica em São João do Sabugi, na região do Seridó, Rio Grande do Norte. Aos sete anos de idade o garoto já tocava saxofone soprano na filarmônica de sua cidade. Seu principal impulsor na carreira musical foi o pai, Bill Medeiros, que o instruiu nas primeiras lições.

Neste tempo, Urbano já chamava a atenção do público por onde se apresentava, uma vez que executava melodias de um nível bastante difícil. Com tanto talento, ele recebeu apoio do acordeonista Sivuca, que o conheceu num concerto musical em sua cidade natal.

Ainda adolescente, com 17 anos, era regente da Filarmônica do Colégio Estadual de Caicó, quando foi nomeado pelo Ministério da Cultura como “o maestro mais jovem do Brasil”. Aos 18 anos era o primeiro saxofonista do Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, ainda em Caicó (RN), e depois em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, quase na divisa com a Colômbia, onde teve grande contato com os índios Ianomami. Suas profissões foram as mais diversas. Após ter morado muitos anos em São Paulo, pôde experimentar ser radialista, ator, arte-e   ducador e comunicador, além de apresentar-se como músico instrumentista erudito.

Já passou por quase 5.000 cidades do Brasil e do mundo divulgando a nossa cultura e tocando músicas com finalidades terapêuticas. Suas obras – vinte CDs, seis DVDs e dois livros – viajam por países como EUA, Canadá, Argentina, Itália, França, Suíça, Portugal, Lituânia, Ucrânia, Iraque, Afeganistão, Rússia, Egito, Israel, Líbano, Síria e outros.

Deixamos aqui um pouco da música de Urbano Medeiros, que, acompanhado de Marilene Clara, mineira de Itaúna, apresenta “Borboleta Pequenina”:

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!