Registro – Mario Benedetti (1920- 2009)

Publicado por Editor 28 de maio de 2009

image0011

Mario Benedetti foi um poeta e escritor uruguaio. Nasceu em Paso de los Toros Departamento de Tacuarembó em 1920 e faleceu em Montevidéu no último dia 17 de maio aos 88 anos. Por questões políticas, abandonou o Uruguai em 1973. Nos 12 anos de exílio morou na Argentina, Peru, Cuba e Espanha. Em janeiro de 2006, Benedetti se juntou a outros escritores e artistas engajados política e socialmente como Gabriel García Márquez, Ernesto Sábato, Thiago de Mello, Eduardo Galeano e Pablo Milanés em um ato pela soberania de Porto Rico. Escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos, ensaios e roteiros para cinema. Benedetti teve “uma vida que foi perseguindo a utopia e que, por isso mesmo, encontrou na poesia sua melhor expressão, ou pelo menos, a mais querida, a mais autêntica, e se forjou como a consciência poética de todo um continente”, explicou a biógrafa do escritor, Hortensia Campanella. É dele a frase: “La infancia es un privilegio de la vejez. No sé por qué la recuerdo actualmente con más claridad que nunca.”

Por que Cantamos

Comentários
  • Francisco BH 5418 dias atrás

    Gostaria de acrescentar mais duas frases de Mario Benedetti, que era considerado materialista, sobre a existência de Deus:
    “Yo no sé si Dios existe, pero si existe, sé que no le va a molestar mi duda.”
    “Aquele gol que Maradona fez nos ingleses com a ajuda da mão divina é, por agora, a única prova fiável da existência de Deus.”

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!