Katya Teixeira em BH

Publicado por Editor 9 de junho de 2015

fghf


Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques

Sábado – 13/06/2015 – 19 h – R$20

Espaço Cultural Oratório

Rua Álvares Maciel, 190 (esq c/Av. Brasil)

Santa Efigênia – BH

Informações: 31-9299-7460

O “Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” traz artistas que se projetam no panorama nacional com a Nova Música de Raiz brasileira e latinoamericana. Terá desta vez como convidada a grande cantadeira e pesquisadora Kátya Teixeira de São Paulo, que é também a idealizadora do projeto, que promove o intercâmbio de várias regiões e atende a um novo público. Anfitriã: Sol Bueno

Kátya Teixeira

Música de Veredas

Viagem e coragem. Assim pode ser resumido o trabalho desenvolvido pela artista. Cantora, compositora e multi-instrumentista, vinda de uma família de músicos, ela empreende sua viagem musical em perfeita sintonia com a energia telúrica.

Fortemente influenciada pelo folclore e pela música latina, seu trabalho faz uma síntese ecológica. Nesta busca, Kátya consegue um admirável encontro com a riqueza musical oculta ou esquecida.

Seguindo a trilha de uma proposta musical definida, que é a de pesquisar o Brasil como reflexo e mescla da cultura dos povos de todo o mundo, ela apresenta um repertório variado, harmonizando voz, violão e rabeca, acompanhada de violões e bandolim e percussão, obtendo assim timbres e nuances, num espetáculo de grande beleza.

Neste trabalho de garimpagem e alquimia musical, nota-se elementos de uma lírica compreensão do homem e da terra. Vez ou outra, as músicas nos remetem a literatura de Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos…

No show, temos a impressão de que se está de fato viajando, já que a sequência das músicas segue uma lógica de verdadeiro passeio pelos ritmos das diferentes regiões do país.

Esta curiosa jornada desperta a emoção não só pela beleza, mas também pela coragem de realizar um trabalho tão sério de resgate de raízes. Faz acreditar num país rico. Poucos se aventuram a enveredar tão profundamente na verdadeira MÚSICA BRASILEIRA – rica, complexa, surpreendente, digna e futurista.

Parceira de artistas como Dércio Marques, Doroty Marques, Tom Zé, Elza Soares, Zé Geraldo, Ednardo, Saulo Laranjeira, Cátia de França, Vidal França, João Bá, Miltinho Edilberto, Sérgio Ricardo, Belchior, Paulo César Pinheiro, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Daniela Lasalvia, Mazé Pinheiro, Gildes Bezerra e Paulinho Pedra Azul.


Composições

Alagoando – com Eliezer Teixeira

Anauê – com Vidal França

Brincando de roda – com Luis Carlos Bahia

Canto de rua – com Vidal França

Fonte motriz

Kararaô

Discografia

(2013) 2 Mares (c/ Luiz Salgado) – Independente – CD

(2012) Feito de Corda e Cantiga – Independente – CD

(2004) Lira do povo – Independente – CD

(1997) Katxerê – CPC-UMES – CD

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!