Joaci Ornelas no Jequitibar

Publicado por Editor 17 de maio de 2010
Joaci Ornelas
no Jequitibar – Quintas da Viola – 20 de maio, quinta-feira, 20 horas
Av. Assis Chateaubriand, 577 – Floresta
Belo Horizonte – Entrada: R$10,00
Informações: (31) 3271-6522, 9822-0907
Joaci Ornelas é cantador, compositor e instrumentista, natural de Salinas, na divisa dos vales dos rios Jequitinhonha e Pardo, capital mundial da cachaça.
Residente em Belo Horizonte desde 1980, estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes-BH. Estudou violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira. Autodidata em viola caipira (10 cordas), influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riachão, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas. A viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da música renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior de Minas ou em suas próprias composições. Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e cidades do interior de Minas Gerais.
É um dos fundadores do grupo VivaViola, movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais, que acaba de lançar o primeiro CD “VivaViola, sessenta cordas em movimento” no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães.
Gravou em 2006 o CD “Andejo”, que reúne mais de 15 anos de trabalho e pesquisa sobre a cultura popular no vales do São Francisco, Jequitinhonha e Pardo em Minas Gerais. São 16 faixas com músicas de sua autoria e em parceria com o poeta, escritor e jornalista João Evangelista Rodrigues, incluindo a gravação da música “Pau de Atiradeira” de autoria do cantador e compositor baiano Papalo Monteiro, e músicas de domínio público que trazem elementos importantes da cultura popular como: folia de reis, batuque, cantigas de roda, entre outros, mostrando a riqueza musical presente nessas tradições que muito contribuíram para sua formação musical, artística e humana. O CD conta ainda com as participações especiais de Dércio Marques, cantador e compositor de grande importância para uma geração de artistas da atualidade; John Rikcs, músico e instrumentista americano que se dedica à música brasileira; Heliane Ferreira, cantora mineira que também divulga a música nos Estados Unidos; Dona Augusta, uma “cantadeira” natural de São Julião, distrito de Teófilo Otoni-MG, que emprestou sua voz singular e sua cantiga de roda “Jardim de Flor”, imprimindo um espirito de beleza pura e singela ao disco. Traz também as participações do violeiro Chico Lobo, do músico Tatá Simpa, do flautista Bruno Pimenta e violoncelista Anderson Oliveira, dos percussionistas Carlinhos Ferreira, Eros Fresiq e da percussionista Ana Luisa Tomich, do violonista Dito Rodrigues, e das cantoras Ana Patrícia e Nádia Campos.
Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!