Joaci Ornelas – Dandô – Caldas MG

Publicado por Editor 11 de outubro de 2016

joaci caldas

12/10/2016, 4ª feira, 19 – 21h
R$20/10
Barracão das Artes, Caldas, MG
Rua Almirante Barroso, 96
Inf.: 35-99769-7060
facebook.com/dandocaldas

O Dandô Caldas recebe o trovador Joaci Ornelas. O Anfitrião é André Luis, músico, compositor, nordestino, residente em Caldas que nos traz lindas canções de raiz deste Brasil.

Joaci é violeiro, cantador de trovas, pesquisador da cultura popular e traz em sua música as belezas do sertão mineiro. É natural de Salinas, Vales do Jequitinhonha e Pardo – MG, residente em Belo Horizonte desde 1980. Estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes-BH. Aprendeu violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira. Autodidata em viola caipira, influenciado pelos violeiros Roberto Corrêa, Zé Coco do Riachão, Tião Carreiro e Renato Andrade, e por mestres e foliões do norte de Minas.

A viola está hoje ligada ao seu trabalho de forma essencial, seja traduzindo peças da música renascentista e barroca, executando modas, cantigas e batuques de violeiros do interior de Minas ou em suas próprias composições. Já se apresentou em diversos espaços culturais de Belo Horizonte e outras cidades em Minas Gerais, São Paulo, Brasília e Sul do Brasil.

É um dos fundadores do grupo Vivaviola juntamente com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola, Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães. Foi coordenador do I Seminário Nacional de Viola Caipira, realizado em 2008, pela Associação Nacional dos Violeiros do Brasil, ANVB, em Belo Horizonte e produziu os CDs “O congado em Bom Jesus de Matozinhos” com as guardas de Mocambeiro e do Cruzeiro, projeto realizado na cidade de Matozinhos-MG.

https://soundcloud.com/joaci-ornelas

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!