Giancarlo Borba (RS) em BH

Publicado por Editor 14 de dezembro de 2016

giancarlo borba bh

Dandô – Circuito de Música Dércio Marques apresenta
15/12/2016 – 5ª feira – 19:30 – 22h – R$20/10
Memorial Minas Gerais Vale do Rio Doce
Pça da Liberdade – Belo Horizonte – MG
Anfitrião: Sérgio Pererê

Giancarlo Borba é músico e compositor multi-instrumentista, arteducador e criador do Pampeano Disco Sonoro, primeiro instrumento musical da família do handpan fabricado no Brasil, foto acima. Lançou seu primeiro CD “Milongador” em 2013, obra que recebeu três indicações na categoria MPB ao I Prêmio Brasil Sul de Música e foi indicado como Revelação ao Prêmio Açorianos de Música, o mais importante do Rio Grande do Sul.

Seu trabalho musical reflete suas pesquisas no campo das Culturas Populares apresentando ritmos regionais do Sul, que recebem uma roupagem moderna e com arranjos que tem referências na música erudita, no Folclore Gaúcho, Uruguaio, Argentino e Música Popular Brasileira. Apresenta ainda aliado ao violão e à viola, sons de vários objetos e instrumentos alternativos feitos com diversos materiais, incluindo o handpan, ou disco sonoro, instrumento que o próprio artista fabrica e é referência no país.

Nascido na cidade de Herval, interior do Rio Grande do Sul, passou a maior parte de sua infância no interior do município na localidade conhecida como Vila Basílio onde levava uma vida simples morando numa velha Estação de Trem. Autodidata, aprendeu violão e começou a acompanhar grupos de bailes de campanha (alguns onde nem luz elétrica existia). Em casa cresceu escutando velhos discos de vinil de Música Popular Brasileira e Regionais Gaúchas. Em 1996 começou a compor em parceria com Osmar Hences, educador popular com grande conhecimento musical e poético. Essa parceria amadureceu e trouxe para suas canções retratos críticos das coisas simples da vida do gaúcho a pé, aparecendo centralmente aqueles que vivem do lado de fora das cercas dos grandes latifúndios, das minorias de poder.

Procurando o aprimoramento musical, em 1999 Giancarlo ingressou no curso de Licenciatura em música da Universidade Federal de Pelotas, onde desenvolveu vários trabalhos, incluindo oficinas visavam à construção de instrumentos a partir de materiais alternativos e luteria. Ainda em 99 formou o grupo “Fuzarca” que junto com Giancarlo construíam seus próprios instrumentos a partir de sucata, e participou de vários projetos, como o 277 da Prefeitura Municipal de Pelotas no Teatro Sete de Abril, show esse que teve bastante êxito resultando na gravação do programa “Palcos da Vida” da TVE-RS no mesmo Teatro Sete de Abril, além de vários programas de rádio e televisão em Pelotas e região. No decorrer dos anos fez várias apresentações com o grupo e também solo de voz e violão e também participou de vários Festivais. Em 2012 participou do show e gravação do DVD “Tributo a Basílio”, homenagem a Basílio Conceição gravado em Arroio Grande RS.

Em 2014 Giancarlo foi convidado e passou a integrar o conselho gestor do Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, uma rede sustentável de Música Independente que já está em mais de 50 cidades do Brasil, Chile, Argentina, Portugal e Galícia e que foi reconhecido através do Prêmio Brasil Brasil Criativo pelo Ministério da Cultura.

O trabalho dedicado a construção de instrumentos alternativos também culminou na pesquisa e criação do Pampeano Disco Sonoro, primeiro handpan do Brasil, instrumento musical que chama atenção pelo formato e sonoridade sendo atualmente uma referência no país. Além de fabricar artesanalmente o artista toca o instrumento, que vem aprimorando a cada nova criação.

Giancarlo também atua como arteducador popular da ABRA – Rede Brasileira de Arteducadores e vem ministrando vários cursos de criatividade e transformação através das artes e oficinas de Eco-instrumentos (instrumentos feitos com sucata) com Professores e crianças.

No momento o artista está gravando seu segundo CD “Por onde vamos”, onde apresenta parcerias com diversos compositores que refletem temas atuais, como tensões políticas, desigualdades sociais degradação do meio ambiente e as relações humanas. Também dirige e grava o Documentário “A Viola No Rio Grande do Sul – Mestres Populares” sobre a Viola Brasileira no Sul do país pesquisando e entrevistando mestres populares escondidos nas áreas rurais do estado.

https://www.youtube.com/watch?v=FH74fIunOew

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!