Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Publicado por Vanessa Duarte 24 de março de 2010

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Moradores do bairro Sagrada Família, em Belo Horizonte, se mobilizam há vários meses para conseguir a interdição do estabelecimento pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Os moradores se indignaram por vários motivos contra as atividades do depósito de gás localizado na Rua Conselheiro Lafaiete. Eles reclamam do barulho, principalmente durante a madrugada, com intensa movimentação de motos que aceleram fortemente e buzinam durante muito tempo para acordar o vigia. Além deste incômodo os funcionários são vistos fumando próximo aos botijões e até fazendo churrasco no local, o que é contra qualquer norma de segurança para estabelecimentos que lidam com produtos inflamáveis.

Os vizinhos fizeram diversas denúncias à Prefeitura de Belo Horizonte, principalmente porque o depósito foi instalado em um quarteirão densamente ocupado por prédios residenciais. Na última quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros, a partir de telefonemas de denúncias dos vizinhos, esteve no local e os funcionários foram flagrados fazendo churrasco na área interna do depósito.

Aurélia Maria, moradora do bairro, disse ao Portal Metro que o problema é antigo. “Desde 2008, quando abriram o depósito, os moradores tentam interditá-lo, mas nada havia sido feito. Todas as vezes que ligávamos para a prefeitura eles pedem para aguardar dizendo que iam resolver. Todos sabem que o depósito nunca teve alvará e que aqui não é um local apropriado para essa atividade”.

Outro morador da região denuncia mais irregularidades do depósito, “Até dezembro eles mantinham um monte de madeira seca próxima a área onde ficavam os botijões, e tivemos que ligar várias vezes para a SLU para conseguir que eles removessem a madeira”, relata Milton Tavares. Outra moradora também acusa os funcionários do depósito por maus tratos aos animais, citando o caso de uma cadela de guarda que foi levada à morte por maus tratos. A cadela não tinha abrigo e era deixada amarrada tomando chuva.

Sexta-feira (19) agentes da fiscalização da prefeitura foram ao estabelecimento e comprovaram as denúncias. O depósito foi interditado, mas segundo os vizinhos no dia seguinte as atividades continuaram normalmente.

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

Irma de Moura, Assessora de Comunicação da Regional Leste da PBH confirmou que a fiscalização esteve no depósito na sexta-feira, dia 19/3 e, após receber outras denúncias, voltou ao estabelecimento na manhã desta segunda-feira, (22). Segundo Irma o local está interditado pela prefeitura e não pode exercer nenhuma atividade.

Moradores tentam interdição de Depósito de Gás

A reportagem do Portal Metro apurou que os botijões agora ficam dentro de camionetes na área de estacionamento externa ao depósito e que o número de telefone anunciado continua atendendo normalmente. As motos continuam fazendo as entregas, inclusive de madrugada, se abastecendo dos botijões armazenados nas camionetes. A partir de 22 horas a camionete com os botijões é guardada na área interditada, saindo logo no ínício da manhã, o que desrespeita a determinação da fiscalização municipal.

O cartaz de interdição colocado pela prefeitura foi arrancado pelos funcionários do depósito e em seu lugar foi colado outro com os dizeres: “Gás seguro aqui. Revenda Legal. Segurança e qualidade para você e sua família”. Segundo os moradores apenas a lacradura do portão com corrente e cadeado é que vai garantir a efetiva interdição do estabelecimento que consideram ilegal.

Hélio Pereira de Freitas, proprietário do depósito, disse que segue todas as normas de segurança regulamentadas pela ANVISA para comercialização de gás. Segundo ele, desde que o depósito foi interditado a venda foi suspensa e os botijões retirados do local, “Temos todos os documentos em dia e estamos providenciando o alvará de funcionamento junto à prefeitura”. Sobre as denúncias dos moradores de que os funcionários estariam fumando e fazendo churrasco próximo aos botijões, Hélio disse desconhecer o assunto.

Comentários
  • Carolina Silva Ramos 782 dias atrás

    Gente eu não aguento mas essa zuada de gás aqui em casa pois não podemos nem descança minha casa balança toda não tou mas suportando mas

  • Antonio Fernandes Dantas Britto 1074 dias atrás

    Estou com o mesmo problema, aos domingos a noite, o som é insuportável, ja tenho uma ação judicial, uma extrajudicial e uma criminal, só assim to tentando resolver, mas digo , reuna pelo menos 10 moradores e façam uma queixa na delegacia e vão a promotoria.
    So assim vai se resolver.

  • Andréia 1326 dias atrás

    Pode deposito de gás colado em residência ?

  • Joaquim Novaes 1346 dias atrás

    A SOLUÇÃO É CONSTRUIR UMA CHURRASQUEIRA PEGADA COM O DEPÓSITO.
    Para o vizinho que tem parede com parede com esse depósito, é fácil resolver a situação. CONSTRUA UMA CHURRASQUEIRA, pegada muro com muro com o depósito. Coloque uma chaminé e ACENDA A CHURRASQUEIRA, com bastange fogo e fumaça, e chame o corpo de bombeiros. Filme e bata fotos.
    Segundo Norma ABNT NBR-. 15.514/2007, que é quem normatiza isso, os botijões devem ficar longe de fonte de calor (Churrasqueira é FOGO) por 14 metros. Bata fotos e faça uma petição para o Promotor da Cidade pedindo para retirarem o depósito. Guarde a cópia da Petição, junto a foto e a Norma NBR 15.514/2007. Se eles não respeitam a tua morada, o teu lar, e nem o poder público fiscaliza e dá jeito, Então, não respeite eles também.

1 3 4 5

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!