Domingo é dia…

Publicado por Sebastião Verly 14 de outubro de 2009

image001

Domingo é dia de rever parentes, o pai, a mãe, o filho, o irmão, o afilhado, sobrinhos e sobrinhas que a gente ama bastante e não vê há um tempão. É dia de diversão sadia,  … em algum lugar ainda existe a pré-estréia; é dia de curtir preguiça e aproveitar a vida, visitar amigos, de comemorar aniversários atrasados ou do dia, do encontro de pessoas e idéias, de cantar desafios e contar piada, do churrasco com despesas divididas e a carne mal passada.

Domingo ainda é dia de batizado, primeira comunhão ou pelo menos de pedir em casamento. É dia de encontro depois da missa para falar dos melhores acontecimentos. Domingo é dia de falar bem do outro e elogiar as pessoas, trazendo à nossa mente a lembrança só de passagens boas.

Domingo é dia de colocar a lição em dia, de ler jornais, A Gazeta de outro dia e as revistas semanais, suplemento literário e os especiais Revista JB, do Estadão e todo o MAIS. Exercícios de Matemática, História e Geografia, literatura de A a X, Lima Barreto e Machado de Assis. Nosso domingo parece mais divino, tanta é a beleza em prosa e poesia: Calvino, o Ítalo, Clarice e Sabino, Drummond, Bandeira e Cecília; Ler também Mussil, Saramago e Guimarães Rosa para aumentar a qualidade e o prazer em nossa prosa;

Domingo é dia de lembrar de quem está longe e mandar uma carta ou um cartão com notícias da família, dos amigos, da cidade ou do país; de lembrar do meio ambiente, de preservar a água, cuidar da terra, das aves e animais, zelar da árvore, molhando as folhas e cobrindo-lhe de terra a raiz.

Domingo é dia de sonhos, de colocar a imaginação a solta e voltar a ser criança, transformar uma festinha em festança; domingo é dia de soltar o cabelo e transformá-lo em trança; domingo é dia de amor durante o dia, de ficar no bem-bom, dia de sair de casa, ver ópera, teatro e musical e voltar comentando a voz da filha que é fenomenal.

Domingo é dia de todo mundo humanizar-se ainda mais e de o homem que durante a semana foi um CPF, cartão, RG, CEP, chapa ou categoria voltar a ser gente e retirar a fantasia. É dia de passear com o cachorro e cumprimentar os vizinhos, ….  e as vizinhas! Que lindo cachorro você tem!

Domingo é dia de pescaria, de caniço e samburá. Do passeio ao interior ou mesmo à periferia. De sair com a turma pra nadar em água doce ou salgada. De praia limpa e bem cuidada, das elites e da gente simples e honrada.

Dia de futebol, não na várzea que não existe mais, pois virou Via Expressa, pavimentada, impermeável, mas sim no Estádio, e vibrar de alegria ou suportar a tristeza, mas não muita; sim, é dia de Atlético e Cruzeiro, Gre-Nal, Ba-Vi, Fla-Flu, Corinthians e Palmeiras, dia do Atle-Tiba, Náutico e Sport, e, em Belém, Trovão e Papão. Esse é um bom dia para desligar a TV, o Computador e deixar apenas o som do CD ou, se não houver outro jeito, a transmissão da partida pelo Rádio.

Domingo é dia de permanecer em harmonia. De se ver e de viver a própria vida e em toda casa o melhor que se faz é, entre os amigos e parentes, amavelmente conversar e, num gesto bastante inteligente, toda a parafernália barulhenta desligar.

Para Você, com todo o carinho, eu escrevi esta crônica nesta manhã de domingo.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!