V Encontro dos Povos do Cerrado em Pirapora – MG

Publicado por Nádia Campos 17 de junho de 2009

dscn16481

Entre os dias 10 e 13 de junho últimos, estive cantando e tocando com o grande mestre João Bá, a cantora Lígia Jacques e Tetê Pitanga no V Encontro dos Povos do Cerrado, realizado no Centro de Convenções de Pirapora, Minas Gerais, bem ao lado do Rio São Francisco. O evento foi organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, com o objetivo de expor e debater temas do segundo maior ecossistema do Brasil, sua população, suas condições de vida e suas tradições culturais.
Também o território, os problemas do agronegócio, os benefícios da agricultura familiar, a sustentabilidade das economias locais, os recursos hídricos, sua conservação, usos e manejos mereceram a atenção dos participantes.
Durante o evento aconteceram:
-uma feira de Economia Solidária com a exposição de produtos artesanais de cooperativas e associações produtivas;
-apresentações culturais, como Dança da Peneira, Lundu e Dança de São Gonçalo;
-debates, palestras e mini-cursos com presença de acadêmicos, estudiosos do Cerrado e representantes de movimentos sociais, comunidades ribeirinhas e quilombolas.
Destacamos a presença dos professores Carlos Rodrigues Brandão da Unicamp, Antônio Carlos Diegues da USP, Ricardo Ferreira Ribeiro da PUC-MG. Entre as lideranças comunitárias citamos Arlete Alves, da Cooperativa das Doceiras Graal do município de Buritizeiro, Senhor Francisco Cordeiro Barbosa, da Comunidade Quilombola Brejo dos Crioulos do município de São João da Ponte e Maria da Conceição Souza Silva, da Associação de Vazanteiros da Ilha do Retiro, município de Itacarambi, todos da região do cerrado de Minas Gerais.
Segundo a Professora da Unimontes, Ana Paula Thé, o principal objetivo do encontro é estabelecer um diálogo entre comunidades e universidades, estabelecendo redes de pesquisas e atividades. Ressaltou também a importância da academia não se limitar às salas de aula, passando a atuar junto à população, ajudando-a a melhorar sua autoestima e acreditar na transformação positiva do mundo.

Comentários
  • cleide maria da silva 4493 dias atrás

    eu cleide e cleia filha de adallia do reiz baiano gos taria de muitas gracas alcansada na milha familia eoutras que eu ja vir conlheco todas dancadeira dona maria nizor zildene dona flozinda flavia fatima guia o neto de tio arquileu afonso tocador seu antonio zu se quiser alcansar uma grasa e so ter fe osasco sp

  • Renata – Sete Lagoas – MG 5414 dias atrás

    Parabéns à professora Ana Paula Thé, da Unimontes por essa iniciativa. Também ao desbravador, professor e escritor Carlos Rodrigues Brandão da Unicamp, e aos professores Antônio Carlos Diegues da USP e Ricardo Ferreira Ribeiro da PUC-MG. Vocês estão seguindo as trilhas de Guimarães Rosa, que dizia: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”
    O cerrado agradece de coração.

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!