Fernando Sodré no Quintas da Viola

Publicado por Editor 24 de março de 2010

Fernando Sodré no Quintas da Viola

Fernando Sodré, dia 25/3, 5a. feira, 20 h

Local: Jequitibar: Av. Assis Chateaubriand, 577 – Floresta – BH

Fone: 31-3271-522

Contatos: Luiz Trópia 31-8893-7806 e Tadeu Martins 31-8474-2050

Aos 32 anos de idade, Fernando Sodré reconhecido como um dos mais importantes representantes da nova geração de violeiros, busca neste instrumento tradicional novos caminhos e experimentos sonoros que surpreendem seus ouvintes. Sodré inovou, em parceria com a Hootz Luthier, na criação da viola de 14 cordas, um instrumento único, com maior extensão harmônica e um timbre surpreendente.

A fórmula de sucesso deste trabalho é a mistura da sonoridade peculiar da viola caipira com a forma engenhosa que o artista toca o instrumento, alcançando uma roupagem fora do habitual.

O premiado Fernando Sodré está se destacando nacionalmente não só pela originalidade de seu trabalho, mas também pela sua exímia habilidade em tocar a viola.

Influenciado por grandes nomes brasileiros como Tom Jobim, Raphael Rabelo e Milton Nascimento, e por artistas internacionais como Pat Metheny e Paco de Lucia, em seu novo disco Fernando mostra a qualidade e a raridade de suas inovações instrumentais.

Em 2006 lançou seu primeiro CD independente, com composições próprias, parcerias e releituras. Em seu segundo trabalho, vencedor da seleção 2006 da Petrobrás, Sodré demonstra toda a sua paixão pela música instrumental brasileira.

O CD intitulado “Rio de Contrastes” (2007) traz um repertório de composições próprias, e conta com a participação de grandes instrumentistas da atualidade: violão (Daniel Santiago); baixo (Thiago do Espirito Santo); harmônica (Gabriel Grossi); bateria (Márcio Bahia), e ainda conta com a ilustre participação especial do bandolinista Hamilton de Holanda.

Embrenhando-se cada vez mais na composição instrumental, Fernando Sodré demonstra sua paixão pela música e pela viola. O Show Rio de Contrastes leva ao palco o resultado das informações musicais e de vida de um músico que busca o aprimoramento do instrumento e a valorização da composição, unindo a viola caipira a gêneros como choro, samba e jazz.

Recentemente Sodré participou de importantes festivais voltados para a musica instrumental como:

MIMO (Mostra Internacional de Musica em Olinda/PE),

JAM no MAM (Salvador),

Savassi Jazz Festival (Belo Horizonte),

Cordas na Mantiqueira (Photozofia/SP),

Vozes de Mestre (Joinville/SC),

Festa da Música (Belo Horizonte), entre outros.

Já dividiu o palco com grandes nomes da musica brasileira como Hamilton de Holanda, Almir Sater, Toninho Horta, Renato Andrade, Roberto Correa, Juarez Moreira, Paula Santoro, Renato Teixeira, Pena Branca e Chico Lobo. Também merece registro sua participação nos seguintes trabalhos:

CD “Asas de Gavião” do instrumentista português Vitor Sardinha,

DVD do grupo Corta Jaca,

CD do instrumentista Gabriel Guedes,

CD “Akipalô” do violeiro Pereira da Viola,

DVD do grupo Viola Urbana,

e produção/direção do CD “Que viola é essa?” de Renato Caetano.

Próximos shows de Fernando Sodré:

20 abr 2010 21:00
Fernando Sodré- Trio Salvador, Bahia
18 mai 2010 21:00
Fernando Sodré – Solo Boston, Massachusetts, EUA
19 mai 2010 21:00
Fernando Sodré – Solo Boston, Massachusetts, EUA
23 mai 2010 20:00
Fernando Sodré – Quinteto Santiago – Chile

Fernando Sodré – Luzeiro

Comentários
  • fernando carriço 5118 dias atrás

    Faltou uma “canja” do som da viola do Fernando Sodré, ainda mais com 14 cordas. Se um dia o Fernando vier ao Rio de Janeiro gostaria de ser informado.

    • Milton Tavares Campos 5118 dias atrás

      Prezado Fernando, a canja está no video ao final da matéria.
      Um abraço.

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!