Comentário dos leitores – 1ª quinzena Janeiro 2014

Publicado por Editor 16 de janeiro de 2014

vera maria de lima em “Na Era do Rádio”

eu também amo julio louzada rezei muito com ele a orção do menino jesus e rezo ate hoje sempre melembro dele. meu pai que ja esta no ceu. nos dois sempre as dezoito horas paravamos, para ouvir a linda voz do julio louzada rezando a ave maria. Bom tempo. obrigada você tambem esta com Deus

—————————–

geraldo ferreira em “O Circo da minha infância”

Oi, gostaria de saber se alguem tem um audio do Delmario declamando do toca bandinha toca, ou qualquer audio dele,ja procurei e nao encontrei nada na internet,
Obrigado!

—————————–

silvana mendes em “Tendências da geração per capita de resíduos sólidos no Brasil”

Gostaria de saber se após esses dados sobre geração de resíduos o IBGE tem outra divulgação mais recente e, se tiver como encontrá-la? Esses dados foram do censo 2010?
Grata

—————————–

Claúdia em “Homens Perigosos”

Pois é, eu vivo a base de remédios, frequento psicólogos, psiquiatras e frequentemente penso em me matar.Vivo sozinha em casa , cuidando de 3 filhos e não tenho vontade nenhuma de sair de casa.Não confio mais nele, já ouvi ele contando a respeito de traições , tentei me separar, ele fez da minha vida um inferno.Não posso trabalhar pois não tenho com quem deixar meus filhos , já que dois não tem mais idade pra frequentar a creche, porém são pequenos pra serem deixados sozinhos….não sei o que fazer, não posso estudar, trabalhar…vivo sozinha e deprimida…como eu queria morrer….não tenho mais forças…

—————————–

Jose Sousa em “A superação de um câncer – parte 16 – Inverter a polaridade de negativa para positiva”

Muito bom! Vou começar a apontar no papel e fazer a mudança, muito obrigado

—————————–

Danilo Vilela Prado, autor, em resposta a Jose Sousa

Prezado José Sousa,

A mudança para melhor é muito simples e se torna hábito.

Aos poucos, a sua vida irá se transformar para melhor. Dessa maneira, você terá maior qualidade, alegria, otimismo e leveza em tudo o que fizer.

Vale a pena adquirir a disciplina para tal objetivo.

Um forte abraço,

Danilo

—————————–

Rogério em “Comentário dos leitores – 2ª quinzena Dezembro 2013”

Compartilho com os demais leitores do metro dois artigos, um da revista Info e outro da Folha de São Paulo sobre a espionagem da agência NSA dos EUA

NSA instalou software em computadores do mundo todo, diz jornal
15/01/2014 09h10 – Reuters
http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2014/01/nsa-instalou-software-em-computadores-do-mundo-todo-diz-jornal.shtml?utm_source=redesabril_info&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_info&utm_content=plantao

A Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) colocou um software em quase 100.000 computadores ao redor do mundo que a possibilita realizar operações de vigilância nesses equipamentos e pode servir de caminho para ataques cibernéticos, revelou o jornal New York Times na terça-feira.
A NSA plantou o software na maioria dos casos por meio de acesso a redes de computadores, mas também usou uma tecnologia secreta que possibilita a invasão de computadores que não estão conectados à Internet, disse o jornal, citando autoridades dos EUA, especialistas em computação e documentos vazados pelo ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden.
O Times disse que a tecnologia está em uso desde pelo menos 2008 e utiliza um canal secreto de ondas de rádio transmitidas de minúsculas placas de circuito e cartões USB secretamente inseridos nos computadores.
“A tecnologia de frequência de rádio ajudou a resolver um dos maiores problemas enfrentados pelas agências de inteligência norte-americanas por anos: entrar em computadores que adversários, e alguns parceiros dos EUA, tentavam tornar impermeáveis à espionagem ou ataques cibernéticos”, disse o jornal.
“Na maioria dos casos, o hardware de frequência de rádio precisa ser fisicamente instalado por um espião, uma fabricante ou um usuário sem intenção”, acrescentou.
Alvos frequentes do programa, conhecido como Quantum, incluíam unidades militares da China, que é acusada por Washington de conduzir ataques digitais contra militares e empresas dos EUA, segundo o Times.
O jornal disse que o programa também conseguiu plantar o software em redes militares da Rússia, assim como em sistemas utilizados pela polícia e os cartéis de drogas do México, instituições de comércio da União Europeia e em aliados como Arábia Saudita, Índia e Paquistão.
—————————
ENTREVISTA DANIEL ELLSBERG
FOLHA DE SÃO PAULO – 14/01/2014
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/147513-snowden-fez-um-favor-ao-mundo-e-merece-asilo.shtml
Snowden fez um favor ao mundo e merece asilo
Ativista que vazou papéis do governo americano nos anos 1970 diz que, no contexto atual, também fugiria dos EUA
RAUL JUSTE LORESDE WASHINGTON
Diversos críticos americanos de Edward Snowden gostam de compará-lo desfavoravelmente a Daniel Ellsberg, 82, o mais famoso ativista que, antes dele, também vazou dados e constrangeu um presidente americano.
Ellsberg não fugiu do país e enfrentou a Justiça (e o assédio do governo), logo após vazar um estudo revelador sobre a Guerra do Vietnã, apelidado de “papéis do Pentágono”, a 18 jornais americanos em 1971.
A crise que encerraria a guerra e terminaria por derrubar o governo de Richard Nixon começou com ele.
Ellsberg detesta ser usado nos ataques a Snowden. “Se fosse hoje, eu teria feito o mesmo que ele, também teria fugido”, diz. “O país em que denunciei Nixon era bem diferente de hoje”.
Em entrevista exclusiva à Folha, Ellsberg, 82, diz que “democracia não é compatível com governos que conheçam cada comunicação, cada transação com cartão de crédito, cada mensagem celular de seus cidadãos” e defende que o Brasil conceda asilo a Snowden.
Folha – Snowden agiu errado ao ter fugido para a China e para a Rússia e não ter enfrentado as consequências, como o senhor fez em 1971?
Daniel Ellsberg – O país em que eu decidi ficar e enfrentar a Justiça era muito diferente. A Suprema Corte tinha vários juízes que garantiam as defesas da liberdade de expressão e de imprensa.
Obama já usou mais vezes a Lei de Espionagem para perseguir quem denuncia do que todos os outros presidentes anteriores.
Fui indiciado, mas duvido que eu fosse condenado por aquela Suprema Corte. O país mudou muito, rumo à direita, em minha opinião.
Fugir era a única alternativa?
Snowden pôde ver o que fizeram com Chelsea Manning [ex-Bradley Manning], colocada em uma solitária por nove meses. Manning jamais foi entrevistada por um único jornalista sequer. A imprensa não teve acesso a ela. No repertório da ONU, o que fazem com Manning é um tratamento cruel. Seria tortura, na minha opinião. Snowden aprendeu que precisava estar fora do país para fazer o que fez. No lugar dele, eu teria feito o mesmo.
O Brasil deveria conceder asilo a Snowden?
Seria admirável se o Brasil concedesse asilo ao Snowden. O mundo precisa agradecer a esse rapaz. O sonho dele seria poder voltar ao seu paraíso, o Havaí, mas acho que ele passará a sua vida no exílio. Não vejo chance de perdão presidencial aqui.
Ele fez um grande sacrifício. Snowden corre risco de morte em qualquer lugar, talvez menos na Rússia, mas acho que ele gostaria de estar em um lugar mais democrático e aberto.
Mas o Brasil não sofreria retaliações dos EUA?
Não é fácil antagonizar o país mais rico e poderoso do mundo. Muitos priorizam a relação com os EUA.
O Brasil poderia sofrer sanções. Mas nenhum país tem direito de fazer espionagem total sobre as comunicações privadas dos cidadãos no resto do mundo.
Snowden fez um favor ao mundo, muito além da espionagem.
Qual?
Democracia não é compatível com governos controlando e conhecendo cada comunicação pessoal, cada transação de cartão de crédito, cada e-mail, cada mensagem de celular. Essa informação pode ser usada para chantagens, com fins políticos e comerciais.
O Brasil, por exemplo, não é uma ameaça à segurança dos EUA, assim como não o é a comunicação pessoal de Angela Merkel. Esses usos nada têm a ver com terrorismo.
O presidente Obama deve anunciar na sexta-feira as mudanças na espionagem da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA). O que o senhor espera que mude?
Acho que Obama divulgará só mudanças cosméticas na espionagem. Não espero grande reforma de princípios. Presidentes não gostam de reduzir poderes. O Congresso e a Justiça deveriam contrabalançar, mas não estão cumprindo esse papel.
Após os ataques de 11 de Setembro, os EUA precisaram reforçar muito a segurança. Como conciliar essa necessidade com a privacidade?
O 11 de Setembro serviu para muitas coisas. Para invadir o Iraque, para um governo mentir ao Congresso, que é outra violação da Constituição. Não me surpreende que Obama não tenha mudado ou voltado atrás nos abusos de poder da era Bush-Cheney. Tivemos tortura, espionagem, e o Congresso e o público são culpados em aceitar esses abusos.
Um certo grau de vigilância é necessário. Há perigos obviamente maiores por conta do terrorismo, mas especialistas não acham necessária tanta coleta de dados. Essa escala absurda de monitoramento faz o trabalho deles ser até mais difícil.
Senadores e deputados democratas e republicanos dizem que os EUA estão mais inseguros graças a Snowden.
Não me surpreende que estejam contra Snowden, são cúmplices. Mas alguns deputados já disseram que não há evidência de um único atentado que tenha sido evitado por tamanha espionagem.
Boa parte da imprensa americana também tem uma posição contrária a Snowden.
Colunistas de jornais, editores e comentaristas na TV precisam ter acesso às fontes de Washington, trocam o que eles consideram “furos” de reportagem por acesso aos poderosos. Não são críticos como deveriam das ilegalidades em troca de acesso aos figurões de Washington.
Mas o grande público americano tem formado uma opinião diferente sobre Snowden. Muita gente, dizem as pesquisas, acha que ele fez o que tinha de ser feito.
Qual é a diferença entre a maneira como o governo Nixon tratou o senhor e Obama com Snowden?
A reação de Obama tem sido muito parecida com a de Nixon. O que mudou é que o que ele fez comigo era ilegal. O que Obama está fazendo com Snowden e Manning hoje é legal.
Nixon usou a CIA para me grampear, invadir o consultório do meu psiquiatra para tentar descobrir minhas fraquezas ou vulnerabilidades, tinham até um grupo para me dopar ou incapacitar, que felizmente não chegou a cumprir o plano. Tudo isso era crime, obstrução de Justiça, o que acabou encerrando o meu julgamento.
Fiquei como fugitivo por duas semanas com minha mulher, escondido, enquanto eu conseguia passar as informações para os outros jornais, já que a Justiça proibira o “New York Times” de divulgar os papéis temporariamente. Foi o meu equivalente à fuga do Snowden.
Hoje, usa-se a CIA domesticamente, seria fácil invadir para apreender documentos e o presidente tem até uma lista que autoriza execuções [por drones]. A Lei Patriótica depois de 11 de Setembro tornou tudo isso legal.
Snowden não quebrou um acordo de confidencialidade?
Snowden não quebrou nenhum juramento. Tal juramento de sigilo não existe. Snowden e eu quebramos um acordo, conhecido como padrão 312, que assinamos ao sermos contratados. Ele prevê certas penalidades civis e administrativas por revelar informações confidenciais.
É suficiente para deixar todo mundo calado. Qualquer autoridade do governo americano ou do Congresso jura (ou afirma) apoiar e defender a Constituição contra inimigos internos ou externos. Há várias emendas da Constituição sobre liberdades civis e privacidade que precisam ser defendidas.

—————————–

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!