Sol Bueno – Poeira Dançante

Publicado por Editor 29 de maio de 2017
sol bueno

sol bueno

Lançamento de álbum autoral
Cine Teatro Brasil Vallourec
Praça 7 – BH
em 30 de maio/2017- 3ª feira – 20h – R$30
Informações e ingressos:
(31) 3201-5211 ou (31) 3243-1964.

A cantora e compositora Sol Bueno (Pitangui/MG) trará a público o recém-gravado Poeira Dançante durante apresentação programada para o Cine Theatro Brasil Vallourec, situado em Belo Horizonte (MG). Sol Bueno ocupará o palco a partir das 21 horas para retratar de forma apurada em 13 músicas deste primeiro trabalho autoral sutilezas e memórias do universo da cultura popular, vivências, sentimentos e um olhar acurado dela para a terra; simultaneamente, a plateia experimentará um poético passeio ao Cerrado, à Bacia do São Francisco, a muitos cenários do Sertão Roseano e às sonoridades marcantes que ocorrem nestas paisagens. Vinda de uma família de músicos e cantadores populares, Sol Bueno resgata com voz suave a força dos ancestrais e ilustra os múltiplos retratos interiores dos Brasis que Minas Gerais carrega. O show de lançamento contará com Gladson Braga (percussão), Letícia Leal (violas), Ricardo Rodrigues (violões) e Rodrigo Salvador (rabecas), mais as participações especiais de Sérgio Pererê, Meninas de Sinhá, Tambores de Luta, Erick Castanho, Marcelo Taynara, Ana F. e Lud Benquerer.

A gravação de Poeira Dançante deriva de campanha de financiamento coletivo e Sol Bueno destacou que chegará às mãos dos muitos contribuintes com capa assinada pelo irmão, Ronaldo Bueno. “Ele conhece meu amor pelas ervas, assim utilizou café e chás na pintura da arte”, contou Sol Bueno. “O disco tem também esses cheiros: a gente pôs, um a um, amarrando-os com embira de bananeira e embrulhando-os na chita que minha mãe costurou.”
Sol Bueno assina a direção musical e a produção do álbum cujas faixas foram gravadas em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, tarefas que dividiu com o gaúcho de Terra de Areia Giancarlo Borba. Dentre os músicos que convidou para enriquecer as faixas, ela menciona Sérgio Pererê, Meninas de Sinhá, Erick Castanho, Letícia Leal, Rodrigo Salvador, Ana F., Gladson Braga, Marcelo Taynara e João Paulo Torres, mais a participação especial de Dona Bela, já falecida, que era minha rainha da guarda de moçambique da qual participava.

“O disco não é de cantos tradicionais, mas quando você o ouve, lá estão folias, congado e seu serra abaixo, modas de viola, batuques, o som da aldeia Krahô — que resiste no cerrado –, água, grilos, passarinhos, sinos da comunidade onde vivo”, observa Sol Bueno. “As músicas falam de um lugar de verdade, de um sentimento real, de uma memória viva. É meu primeiro trabalho autoral e espero que possa de alguma forma tecer pontes, histórias, sentimentos, caminhos e memórias”, prosseguiu. “Nele coloquei meu sentimento da delicadeza, como uma poesia necessária, mas também minha expressão de força, das raízes de meu povo, de uma ancestralidade viva.”

Sobre Sol Bueno – Além do timbre marcante, Sol é admirada por dominar a viola caipira, o violão, a caixa de folia e a kalimba, instrumentos sempre presentes em suas apresentações nas quais não faltam, ainda, percussão e rabeca. Por esta versatilidade, foi selecionada pelo Projeto Mulheres Criando, iniciativa que reconhece o trabalho de cantautoras/compositoras. Em 2016, participou do projeto Elas, que valoriza a criação autoral de compositoras mineiras. Já esteve em programas de tevê e em vários festivais, gravou videoclipes e protagonizou apresentações coletivas de vídeo e filmes; atualmente é coordenadora regional e cogestora nacional do premiado Dandô – Circuito de Música Dércio Marques que neste ano chega à quarta temporada nacional e terá espetáculos também no Chile, na Argentina e em Portugal. Produtora do documentário Mestres da Viola (ANVB/2011), para o qual viajou ao longo do Alto São Francisco realizando entrevistas e registros de mestres da cultura popular tocadores de viola, também integra o Coletivo MundicÁ, formado por empreendedores criativos atuantes na capital mineira.

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!