Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Quintas da Viola: Ramon & Rozado – Violeiro e Cantador

Publicado por Editor em Eventos, Música
data: 30/03/2010

 

Quintas da Viola: Ramon & Rozado – Violeiro e Cantador

Quintas da Viola

Jequitibar – Av. Assis Chateaubriand, 577 – Floresta – BH

Quinta-feira – 8 de Abril – 20 horas  -  Ingressos R$ 10,00.

Maiores informações – (31) 3271-6522, 8474-2050, 8893-7806.

Quando o turista chega no Rio de Janeiro, ele recebe uma oferta de shows de samba; em Buenos Aires, de tango; em Recife, de frevo; em Salvador, de capoeira, maculelê e axé; em Belém, de carimbó. Cada povo oferece o que tem de melhor na sua vida cultural.

E Belo Horizonte, além da riqueza gastronômica, dos bares e restaurantes, que tipo de atração cultural mostra aos turistas? Se não tinha o que mostrar, agora tem.
Um dos ícones da cultura mineira é a viola caipira. O movimento da viola caipira está invadindo o Brasil e vários países. Minas Gerais, que sempre foi um celeiro de grandes violeiros, tem grande importância neste processo de valorização da viola. Nomes como Tião Carreiro, Renato Andrade, Pena Branca & Xavantinho, Chico Lobo, Pereira da Viola e Fernando Sodré, grandes representantes deste movimento, e eventos como “Causos & Violas das Gerais”, do SESC-MG, e o “Carnaviola” ajudaram a construir a fama de Belo Horizonte como Capital Nacional da Viola.

Com o objetivo de alegrar as noites belo-horizontinas, de oferecer aos turistas a oportunidade de conhecer os maiores artistas da viola de Minas Gerais, o produtor cultural e ex-diretor da Belotur, Tadeu Martins, criou o projeto QUINTAS DA VIOLA. Para implementar esta proposta, ele conta com a parceria do sociólogo e produtor cultural Luiz Trópia.
Com este projeto Belo Horizonte ganha um espaço dedicado a este instrumento maravilhoso. Todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas, o Jequitibar abre as suas portas para receber grandes violeiros, com as suas histórias e com um repertório capaz de agradar aos mais exigentes espectadores. Do sertanejo ao rock, do chorinho ao erudito. Tem viola para todos os gostos.
Bilora, Fernando Sodré e Wilson Dias foram os artistas que se apresentaram nas três primeiras edições do projeto.

A próxima edição do QUINTAS DA VIOLA será no dia 08 de abril, com RAMON & ROZADO, pai e filho, ex-integrantes do grupo Cheiro de Relva, de Viçosa-MG.

A partir daí, todas as quintas, um grande violeiro ocupará o palco do Jequitibar, em um show de duas horas.

Venham confirmar o que diz Tadeu Martins: “violeiro que pega no pinho, com carinho faz sua escola. Em verdade, violeiro não toca, ele é tocado pela viola”.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Eventos Música

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
Deixe um comentário